Atualizado!
Os parques da cidade de São Paulo devem permanecer abertos durante a quarentena. Apenas o Parque Ceret, o Parque das Bicicletas e o Centro de Esportes Radicais tiveram seus horários de funcionamento reduzidos (confira abaixo). Em entrevista coletiva na última segunda feira, Patrícia Ellen, secretária do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, afirmou que o governo do Estado de São Paulo não vai fechar os parques, nem mesmo nos municípios que estiverem na fase laranja do Plano SP.
“Parques permanecem abertos na fase laranja. O funcionamento de atividades ao ar livre é importante para que a população possa ter o seu descanso. O tema do desafio emocional tem sido muito grande durante a pandemia", disse a secretária do governo paulista.
"Por outro lado é muito importante evitar as atividades que aumentam a transmissão e que aceleram a curva pandêmica”, disse Ellen.
Atualmente a capital paulista está na fase amarela, mas o aumento significativo da taxa de ocupação de UTI pode provocar, a qualquer momento, o retorno de fases que restringem o funcionamento de comércio e espaços públicos.
Os parques
da capital estão abertos - a maioria em horário normal - com a entrada controlada, para manter a ocupação em até 40% da capacidade e o uso obrigatório de máscara. Em alguns parques será medida a temperatura na entrada
(limite de 37,5°C).
Por enquanto, somente caminhada, corrida e
ciclismo são permitidos, ou qualquer atividade física que não promova
aglomeração e respeite o distanciamento social. Os playgrounds estão
proibidos, assim como alguns prédios localizados dentro dos parques, como
museus, estufas/orquidários, restaurantes e áreas de lazer.
- Veja a lista completa dos parques abertos separados por zonas
e bairros da capital com informações sobre
horários de funcionamento, como chegar, mapas e etc.
Entre os
parque abertos em São Paulo estão: Parque Ibirapuera, Parque Villa-Lobos, Jardim Botânico de São Paulo, Parque do Carmo, Horto Florestal, Parque Independência e Parque Aclimação.
Os parques de São Paulo com restrição no horário de funcionamento são:
- Parque Ceret - Tatuapé (zona leste) - das 6h às 16h
- Parque das Bicicletas - Moema (zona sul) - das 6h às 16h
- Centro de Esportes Radicais - Bom Retiro (região central) - das 7h às 17h
Os bebedouros continuam lacrados como medida para evitar o contágio pelo vírus. A limpeza dos sanitários e de aparelhos de uso comum será intensificada.
Os
vendedores de alimentos têm permissão para trabalharem nos parques.
Os parques de São Paulo fechados para visitação são
- Centro Esportivo Tietê - Luz (região central)
- Fundação Maria Luiza e Oscar Americano - Morumbi (zona sul)
- Parque Sabesp Butantã - Vila Gomes (zona oeste)
- Solo Sagrado de Guarapiranga - Parelheiros (zona sul)
O médico João Gabbardo, coordenador do Centro de Contingência da Covid-19, afirma que atividades físicas são muito importantes no controle doenças crônicas, principalmente em idosos, como a osteoporose. "Qualquer atividade física por 30 minutos todos os dias, como caminhar, já ajudam a fortalecer o sistema imunológico", diz Gabbardo.
0 comentários:
Postar um comentário
Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site