Visitamos o Parque da Aclimação, que se situa na zona Centro-Oeste de São Paulo, no bairro do mesmo nome, na Rua Muniz de Souza, 1119 (ver no mapa), em dias distintos e é um dos mais frequentados da cidade.
Parque da Aclimação Horário de funcionamento: 5h às 20h |
Telefone: (11) 3208-4042 |
Localização: Rua Muniz de Souza, 1119, Aclimação Ver no mapa |
Como ir para o Parque da Aclimação
- Ônibus - há linhas de ônibus que servem o local, entre as quais 274P/10 – Metrô Vila Mariana / Penha
408A-10 - Machado de Assis / Cardoso de Almeida (Trólebus)
508L-10 - Aclimação / Terminal Princesa Isabel (Circular)
574A/10 – Largo Cambuci / Americanópolis
857R-10 - Aclimação / Terminal Campo Limpo. Para saber as linhas de ônibus que servem o local, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156 da PMSP ou pelo site da Sptrans - Metrô - A estação mais próxima é a Paraíso, mas é distante 1,3 km do parque. De lá é necessário pegar um ônibus.
- Carro - consulte o mapa para traçar seu roteiro.
Estacionamento
Não há estacionamento para veículos no interior do parque, havendo algumas poucas vagas em suas ruas laterais.O que fazer no Parque da Aclimação
O destaque do parque é a pista de caminhada e corrida com 1.500 metros que circunda um belo lago. A vantagem é que o percurso é plano e tem bastante sombra por ser circundado de árvores. As bicicletas estão proibidas em todo o parque e, portanto, não há disputa de espaço na pista com os pedestres.
Uma trilha de 136 metros percorre um aclive do parque. O parque é muito bonito com grande variedade de árvores e arbustos e compondo a paisagem há 3 esculturas do artista plástico Arcângelo Ianelli.
As crianças podem aproveitar os 4 playgrounds: tem com mais sombra em dias de muito sol, com brinquedos de madeira e casinhas e os mais tradicionais com balanços e escorregadores. Em 3 deles há pisos emborrachados sob os brinquedos, que diminuem um pouco o impacto de queda e evitam acúmulo de água no local.
Aparelhos de ginástica ao ar livre estão disponíveis para todos, assim como uma quadra de terra.
Aparelhos de ginástica ao ar livre estão disponíveis para todos, assim como uma quadra de terra.
Um Centro Esportivo Municipal com campo oficial e arquibancada, várias atividades em quadras de areia e poliesportivas somente podem ser usadas para quem tem carteirinha.
Não há lanchonetes no parque, mas há bebedouros espalhados por todo o lugar.
Os cachorros são permitidos com guias e os mais bravos, com focinheira. O Espaço Pet é um local cercado onde os cães podem ficar sem coleiras.
A Biblioteca Raul Bopp, com temática em Meio Ambiente, também está no parque. Para mais informações sobre os eventos e funcionamento do local, consulte o instagram oficial
Os banheiros estavam limpos quando visitamos o parque.
Vários guardas estavam espalhados pela área, dando uma boa impressão quanto a segurança- o parque não é perigoso.
Vários guardas estavam espalhados pela área, dando uma boa impressão quanto a segurança- o parque não é perigoso.
O Parque da Aclimação tem 6 entradas para o público.
Flora
O destaque é o extenso eucaliptal, tombado pelo COMPRESP, que ocupa boa parte da área do parque. Há ainda algumas espécies exóticas introduzidas, como chorão, figueira-benjamim e falsa-seringueira, e outras nativas, como araribá-rosa, copaíba, embiruçu e jequitibá-rosa.
Fauna
Predominam no parque as aves aquáticas, como socó-dorminhoco, biguá e martim-pescador. É possível ainda avistar aves migratórias como o marreco ananaí e o irerê. As figueiras-benjamim, próximas à Administração, são os locais preferido pelos bandos de periquitos verdes que habitam o parque. Há, ainda, no lago peixes como tilápias, carpa coloridas e carpa-de-espelho. Com sorte pode-se avistar um gambá-de-orelha-preta, única espécie de mamífero a viver no parque.
História do Parque da Aclimação
O Parque da Aclimação é o segundo parque de São Paulo (o primeiro foi o Parque da Luz, no Bom Retiro), fundado em 1892 pelo proprietário do terreno Carlos Botelho, inspirado no "Jardin d'Acclimation" de Paris.O parque abrangia granja leiteria, bosque, parque de diversões e zoológico e se tornou muito frequentado pelos paulistanos. Após passar por várias modificações, incluindo a redução do terreno, o parque foi comprado pela prefeitura em 1939.
O parque é tombado pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico) e pelo CONPRESP (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico Central e Ambiental da Cidade de São Paulo).
Vale a pena no Parque da Aclimação
- Caminhar e/ou correr pelas boas trilhas existentes, observando a vegetação existente;
- Sentar-se num de seus bancos atentando para o lago e a avifauna presente;
- Visitar a Biblioteca Raul Bopp que fica no parque
Guedes
ResponderExcluirFiquei muito feliz com a sua iniciativa. Isto é um presente para S Paulo e para nós, seus filhos diretos ou de coração.
Eu vou visitar alguns deles e farei comentários sobre as datas e horários que visitei.....
POr favor, visite o V Lobos.... Forte abraço....
OK!!!
ExcluirPow bem legal a sua iniciativa!
ResponderExcluirEu moro no Tucuruvi e acabei de descobrir que tem um parque do lado de casa. Na verdade estava procurando inicialmente informações sobre o parque da aclimação.
Vou visitar os dois!
PARABENS !!!
Obrigado, internauta. Use o botão "Mapa", quando procurar um parque numa determinada região que lhe interessar e acesse os parques existentes clicando no ícone em verde que aparece. Abs
ExcluirO parque é legal,possui banheiros limpos,uma pista de cooper apesar de não muito larga e que muitas pessoas utilizam para corrida e passeios com animais pode ser considerada boa.
ResponderExcluirparque legal, tem tantas coisas! agora eu quero ir lá
ResponderExcluirEstive ontem (06/09/21) no pque. Da aclimaçao.Muitas flores...tá lindo.
ResponderExcluirTenho 3 gatinho moro em um apartamento muito pequeno gostaria de levar minhas gatinha para deixar no parque em meio as arvore tem como?ouvi falar que tem vi falar que tem veterinaroio
ResponderExcluirVai lá e conversa com eles funcionários.. Boa sorte se ainda não conseguiu.🙏🏻
Excluir