O site Áreas Verdes das Cidades se propõe a oferecer um panorama do patrimônio natural e cultural presente nos parques, jardins e praças das cidades, bem como incentivar a visitação desses locais, resenhando-os com informações, fotos e vídeos. As áreas verdes oferecem opções diversas e integradas de lazer: cultura, arte, entretenimento, esporte e contemplação da natureza.
Aqui você vai encontrar um pouco da história de cada parque, seus equipamentos, sua infraestrutura e as atrações para quem os visita, além de fotos, vídeos, mapas de localização e o que vale a pena visitar no local, segundo nossa opinião. Amiúde há uma nova matéria sobre vida saudável, meio ambiente ou programação dos parques.
Este projeto pessoal, iniciado em 2012, hoje está mais amadurecido e vem, a cada dia, ganhando corpo e leitores. Algumas mãos amigas o têm ajudado a crescer, tornando-o uma boa fonte de informações com seguidores assíduos. Você também pode contribuir nos dando sua opinião sobre o trabalho. Será muito bem-vinda.
É importante salientar que se trata de uma iniciativa privada, sem qualquer conotação política ou linha ideológica, não tendo qualquer vinculação com a administração pública federal, estadual ou municipal, que em geral é responsável por esses locais.
Atenção! Caso tenha alguma questão a fazer sobre os parques publicados que envolvam sua gestão (eventos, cursos, programações culturais e esportivas, etc.), sugerimos contatar por telefone a administração do local envolvido que consta no box da publicação que o resenha neste site.
Amante da natureza a equipe do site Áreas Verdes das Cidades infere sobre os versos de um dos maiores poetas da língua portuguesa:
"Como um vento na floresta,
Minha emoção não tem fim.
Nada sou, nada me resta.
Não sei quem sou para mim.
E como entre os arvoredos
Há grandes sons de folhagem,
Também agito segredos
No fundo da minha imagem.
Minha emoção não tem fim.
Nada sou, nada me resta.
Não sei quem sou para mim.
E como entre os arvoredos
Há grandes sons de folhagem,
Também agito segredos
No fundo da minha imagem.
E o grande ruído do vento
Que as folhas cobrem de som
Despe-me do pensamento: sou ninguém, temo ser bom”
Que as folhas cobrem de som
Despe-me do pensamento: sou ninguém, temo ser bom”
(Fernando Pessoa)
olá! parabéns pela iniciativa! vcs conhecem a praça das corujas? fica a sugestão. é muito gostoso lá e tem uma horta coletiva :)
ResponderExcluirObrigado, Ana Carolina, pelos cumprimentos e a sugestão, que vamos analisá-la. Abs
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAmei conhecer o site. Parabéns. Pretendo visitar os parques a partir das dicas deste site.
ResponderExcluirObrigado, internauta! O contato com a natureza, segundo estudos científicos sérios, trás benefícios à saúde física e mental para os seres humanos. Abs
ExcluirOlá!
ResponderExcluirFica a sugestão da Orla da Represa do Guarapiranga, com muito verde e esportes náuticos.
Olá Kika. Informamos que já publicamos parques que ficam na orla da represa do Guarapiranga. Veja no botão "Mapas" do site (link http://www.areasverdesdascidades.com.br/p/mapa.html)
ExcluirDe que local, Juliane? Abs
ResponderExcluirJuliane a orla da represa tem vários parques que são abertos a população, tem também restaurantes e passeios de barco, mas eu não tenho o contato, você teria que procurar na internet.
ResponderExcluirSua iniciativa é maravilhosa, no entanto, é triste estarmos confinados a pequenos parques, pois, a natureza aos poucos está sendo exterminada.Moro em Itapecerica da Serra( que possui a maior área de Mata Atlântica do Estado de São Paulo), mas a Empresa Votorantim quer ampliar a extração de brita em no mínimo 19 campos de futebol, soterrando nascentes que são afluentes da Represa do Guarapiranga e desabrigando e matando mais de 20 tipos de mamíferos de grande porte como a onça-parda;É uma pena que a compensação ambiental venha através de ilhas de verde.
ResponderExcluirfalta o parque do planalto e dos paturis em carapicuíba
ResponderExcluirParabéns pelo site! De enorme importância documental, quando temos tão pouco a respeito no Brasil. Tenho fotos de alguns parques e praças espalhados pelo País e posso cedê-las para ajudar nesta linda empreitada. Se interessar, por favor, indique como devo fazer para enviar as imagens. Parabéns pelo trabalho! Um abraço, José
ResponderExcluirTeremos esse domingo(8),a Feira de Natal do Coletivo do EFB,vemm começa às 10 hs.
ResponderExcluirGostaria de saber se e liberado a pesca esportiva no local ??
ResponderExcluirAcabo de me referir ao Parque Trote, Av Nadir de Figueiredo 1329
ResponderExcluirO parque Trote av Nadir de Fiqueiredo 1329, vila Maria baixa está uma vergonha , o calçamento externo dele só tem sujeira, e o parque parece abandonado no sentido de manutenção mesmo.Falta de respeito com quem frequenta e mora na região.
ResponderExcluirOlá, foi vergonhoso e deplorável o buquê presenciei no Parque Horto Florestal. Funcionários relapsos, indiferentes e sem respeito nenhum a ordens, regras e principalmente com a vida das pessoas, além de muitos deles ficarem sem máscara não faziam qualquer alerta ou cobrança para que grande parte dos usuários do parque utilizassem a máscara. Ficam todos a maior parte do tempo nos celulares ao invés de fazerem o seu trabalho. Esse descaso, coloca em risco a vida de milhares de pessoas, isso é uma afronta às leis, pois até onde eu sei, a utilização de máscaras continua sendo obrigatória. Espero que providências urgentes sejam tomadas, pois essa mensagem também está sendo enviada para os principais veículos de imprensa. Conto com a responsabilidade social de vocês.
ResponderExcluirInicialmente, embora não tenha se identificado, obrigado por visitar nosso site e ter nos enviado a mensagem acima. Ressaltamos que o site Áreas Verdes das Cidades se trata de uma iniciativa privada, sem vínculos com o poder público, que administra os parques, jardins e praças em sua grande maioria. Nosso propósito é oferecer um panorama do patrimônio cultural e natural presente nos parques/praças/jardins urbanos das cidades, bem como incentivar sua visitação, conforme texto da postagem acima. Abs
ExcluirOlá! Há alguma caminhada guiada oara fazer no circuito das árvores ou até mesmo por áreas do parque?
ResponderExcluirHá doação de mudas?
ResponderExcluir