quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Parque das Bicicletas em São Paulo


A visita ao Parque das Bicicletas, localizado no bairro de Moema (zona sul de São Paulo), foi feita em uma terça-feira. O pequeno parque tem cerca de 45.000 m² de área no total e e está em uma região muito movimentada (cruzamento das avenidas Indianópolis e Ibirapuera). O local foi inaugurado em agosto de 2000.

O Parque das Bicicletas faz parte de um complexo que reúne a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (SEME), o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) e o Centro Esportivo Ibirapuera (CEE Mané Garrincha).

Parque das Bicicletas

Horário de funcionamento:

6h às 22h
Telefone:
(11) 3396-6400
Localização:
Rua Iraé, 35, Moema
Ver no mapa

Como ir ao Parque das Bicicletas

  1. Metrô - Linha Lilás - Estação AACD-Servidor
  2. Ônibus - pegue qualquer linha que passe no cruzamento das avenidas Ibirapuera com IndianópolisPara saber as linhas de ônibus, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156  da PMSP ou pelo site da Sptrans (clique aqui). 
  3. Carro - clique no link mapa para traçar seu roteiro.

Estacionamento

Há um pequeno estacionamento para veículos no parque e em sua entrada, que só pode ser utilizado a partir das 17h nos dias de semana. Aos fins de semana é liberado, mas há pouca disponibilidade de vagas.

Também sugerimos usar o do Centro Esportivo Mané Garrincha (somente liberado a partir das 17h e aos fins de semana): continue pela Av. Ibirapuera sentido Centro, entre à direita na Rua Borges Lagoa, novamente à direita na Av. Prof. Ascendino Reis, e mais uma vez à direita na Rua Pedro de Toledo. A entrada é no número 1665, em frente ao Hospital do Servidor Público Estadual Francisco Morato de Oliveira. Siga até o final, e tente as vagas atrás das arquibancadas da pista de atletismo.

Infraestrutura do Parque das Bicicletas

O destaque é a pista especialmente desenhada para bicicletas e skates: a "pump track". Com uma série de lombadas, desníveis e curvas inclinadas, o circuito garante emoção e testa as habilidades dos ciclistas.

O parque também tem pistas planas para ciclismo e corrida por toda a área verde. Na academia ao ar livre, há aulas gratuitas de yoga, musculação, entre outros. Para saber horários e marcar sua presença, baixe o aplicativo Mude e veja a disponibilidade no Parque das Bicicletas.  

Para as crianças, o playground é uma opção para brincar em uma área arborizada com sombra.

Alguns quiosques e mesas estão disponíveis para curtir a natureza e descansar.   

Em 2008, foi criado o Bosque da Fama para homenagear atletas com grandes feitos no esporte. Atualmente, o projeto parece ter sido abandonado.

Não há lanchonetes no interior do parque. Caso queira, leve bebidas e alimentos de casa.

Não é permitida a entrada de animais domésticos.

Quanto à segurança geral do parque, observamos vigias no dia da visita. 

Em relação a outras visitas do Áreas Verdes das Cidades, há uma deterioração no aspecto geral de conservação do parque, como o asfalto da pista de corrida, os quiosques e os sinais de localização. As exceções são a pista pump track e a academia ao ar livre, ambas muito bem conservadas. Para os frequentadores, atualmente estão disponíveis apenas banheiros químicos.

Ao lado do parque está o Centro Esportivo Ibirapuera (CEE Mané Garrincha) com várias modalidades esportivas (necessário fazer inscrição) e o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) voltado para atletas profissionais.

Fauna
Sua avifauna se faz presente, pois há inúmeros pássaros no local, que povoam as árvores do parque e atraem os visitantes pelo seu cantar.

Flora
Destacam-se ipês e palmeiras, além de várias árvores frutíferas como ameixeiras, pitangueiras, etc.


Vale a pena
  • Andar de bicicleta pelas pistas existentes no local;
  • Participar de uma das modalidades esportivas disponíveis no Centro Esportivo Ibirapuera (CEE Mané Garrincha); 
  • Caminhar e/ou correr pelas pistas próprias, observando a vegetação ao redor e o canto de inúmeros pássaros existentes no local.

Fotos do Parque das Bicicletas


























29 comentários:

  1. Olá,
    ótima matéria!
    Lá também tem bicicletas para alugar ?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim! Há uma loja que aluga diversos tipos de bikes, inclusive de 3 rodas para 2 pessoas e uma criança! Acho que custam R$15 por hora. Gian

      Excluir
    2. ok, mas a loja que aluga fica dentro do parque como no Parque Villa Lobos ou fica próximo?

      Excluir
    3. Alameda Iraé, 35 - Indianópolis, São Paulo - SP, 04075-000
      fecha às 17:30 telefone: (11) 96614-6016 - tem Bycke que leva cachorro sim - mas entrar com o pet - so dentro da bolsa - kkkkkkkk

      Excluir
  2. Esta informação de aluguel de bikes julgo que seria fundamental na matéria
    ...

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber quanto custa
    Para entra? Sei alimentos, água temos q levar há a entrada não fala quanto custa.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde!! Nas bicicletas para alugar tem alguma com cadeirinha para cachorro ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Proibida a entrada de qualquer animal de estimação, infelizmente.

      Excluir
  5. Não é permitido animais de estimação, não insistam...

    ResponderExcluir
  6. Entrada gratuita, com poucas vagas de estacionamento, obrigatório o uso de capacete, o pq é bem vigiado, não joguem lixo fora do lugar !!!

    ResponderExcluir
  7. A pista de Pump é bem cheia de gente se divertindo, cuidado com as crianças...

    ResponderExcluir
  8. No dia 17/03/2022 fui passear no parque das bicicletas, mas fui de patinete elétrico e não me foi permitida a entrada.
    Por quê dessa proibição se existe uma área destinada a esportes radicais?

    ResponderExcluir
  9. Parque das Bicicletas, está permitindo CARRO atravessar no meio do parque, atravessando entre a entrada da rua IRAÉ e o estacionamento da arquibancada do COTP, tiraram as correntes, virando uma TRAVESSIA de carro,colocando em perigo os usuários! Informo que já foi notificado a Ouvidoria da Secretaria de Esportes- SEME, sem sucesso até o presente! Inclusive tenho fotos, para que registram em datas diferentes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa vida !!! ENTÃO foi voce conseguiu colocar a falta de acesso aos pais que levam seus filhos e somente usam para deixar as crianças - Não sei se você observou que do lado de fora não dá para estacionar e tem não tem local para geralmente os carros chegam cedo e param só saem apos as 17:hrs ... É de se admirar seu bom senso com os que andam corretamente sem correr pois estamos com filhos que treinam na COTP - e enfrentamos os guardinhos que nada entendem a não dormem na guarita !!! Absurda sua atitude em nos ressarcir o direito de somente virar o carro - Não é travessia é Respeito com os pais e alunos.

      Excluir
    2. Escola pública de luxo para filhos de funcionários públicos sobretudo do tribunal homologador de contas do município.

      Excluir
  10. Gostaria De saber se pode levar Cachorro de pequeno porte

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente alguns são mais animais que os próprios animais e não deveriam entrar. Engraçado tem até a sala do gabinete. Nós que costumo ir do povão. Nem banheiro tem quem dirá gabinete. Exorbitante as diferenças entre pobre e rico

    ResponderExcluir
  12. Oi! Podemos usar a pista de atletismo para treinos? Obrigada

    ResponderExcluir
  13. A pista de atletismo/corrida é aberta ao público para treinos?

    ResponderExcluir
  14. Por favor, tem professor no local que ensina a andar de bicicleta?

    ResponderExcluir
  15. Prefeitura publicou consulta pública para construção de arena multiuso para 12 mil pessoas no local do parque das Bicicletas. População tem até dia 21/11/23 para se manifestar.

    ResponderExcluir
  16. https://www.sinesp.org.br/179-saiu-no-doc/17972-comunicado-seme-consulta-publica-construcao-e-implantacao-da-are-11-11-2023-na-rei-pele

    ResponderExcluir
  17. Absurdo construir em local de árvores e parque específico para bicicletas. Quando menino, meu filho aprendeu a andar de bicicleta nesse local. Já ficou fechado, durante a construção do metrô, linha lilás, agora querem destruí-lo!

    ResponderExcluir
  18. Li a matéria. Me esclareceu. Fui olhar comentários e é triste como nós brasileiros não conseguimos nos respeitar e viver em paz. Difícil ser um pais melhor assim.

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site