A Avenida Paulista permanece aberta ao trânsito de veículos motores aos domingos e feriados durante a quarentena causada pela pandemia de coronavírus (covid). Segundo a prefeitura de São Paulo, a suspensão do programa evita a formação de aglomerações e facilita o isolamento social.
No dia 10 de outubro, a região metropolitana de São Paulo entrou na fase verde do Plano SP, que permite uma flexibilização maior da quarentena do corona vírus para atividades culturais (cinemas, teatros e museus). O Parque Trianon abre a partir do sábado, dia 31 de outubro, e o Parque Prefeito Mário Covas volta ao horário normal de funcionamento.
As restrições nas atividade culturais para evitar o contágio da covid são: uso obrigatório de máscara, a temperatura tirada à entrada dos locais, distanciamento de 1,5m entre visitantes e capacidade máxima de 60% de lotação. A maioria dos locais exige o agendamento antecipado da visita pelo site.
Confira os horários e endereços das atrações culturais da Avenida Paulista na matéria:
- Siga o Áreas Verdes das Cidades no Facebook e no Instagram - todo dia tem novidades sobre parques do Brasil e do mundo, vida saudável, sustentabilidade e bem-estar!
- Veja a lista completa dos parques e praças visitados, fotografados e resenhados pelo site Áreas Verdes das Cidades no Brasil e no exterior
Parque Trianon
O Parque
Trianon ou Parque Tenente Siqueira Campos está entre as alamedas
Peixoto Gomide e Casa Branca e está na altura do número 1540 da Avenida
Paulista, bem em frente ao Masp (Museu de Arte de São Paulo).
É um dos parques mais tradicionais de São Paulo – fundado em 1892, com a
abertura da avenida.
O parque contrasta com a selva de pedra de seu entorno: preserva diversos tipos de vegetação e fauna (principalmente pássaros), tem pistas de caminhada e cooper em praticamente toda sua área (a maioria com belas pedras portuguesas), playground para crianças e aparelhos de ginástica (Espaço Academia ao Ar Livre).
As esculturas são outra atração do parque - "Fauno", de Victor Brecheret, e "Aretusa" de Francisco Leopoldo Silva.
Importante: não é permitida a utilização de skates, patins, patinetes, bicicletas e equipamentos similares no interior do parque, mas há bicicletários nas entradas para guardá-las.
Parque Prefeito Mário Covas
Na
esquina com a Alameda Ministro Rocha de
Azevedo (número 1853 da Avenida Paulista) fica o Parque Prefeito
Mário Covas, um dos menores da capital.
O parque é uma área de descanso com pérgula, bancos, mesas, bicicletário e banheiros. Em uma pequena trilha há árvores que restaram da Mata Atlântica original, que faziam parte da casa onde o paisagista Burle Marx nasceu em 1909.
A Av Paulista fechada é bom para quem? Para nós que moramos na região causa transtorno, barulho, vandalismo e furtos.
ResponderExcluirFazer caminhada por lá é perigoso, meu marido já foi atropelado por um indivíduo que não respeitou o sinal e invadiu a faixa de pedestre. Uma outra vez uma criança pequena que brincava fora da ciclofaixa foi derrubada por um ciclista que achou que a rua era só dele. Não há a menor fiscalização, ordem, nada, terra de ningúem.
reclama muito
ExcluirMuda aqui pro interior. De domingo não tem nem fantasma na rua. Você vai gostar
ExcluirÉ boa para 99,99% dos paulistanos, que não moram perto dela porque não podem. Lembrando que obrigado a morar nela, ninguém é.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirMude de endereço Zé Mané
ExcluirRecarma de mais se ruela vai fazer um no mundo
ExcluirFORA LECO
ExcluirSe tem grana pra morar ai pode muito bem se mudar pro meio do nada
ExcluirPesquisa do Datafolha indica que 79% dos jovens moradores da região da Avenida Paulista aprovam o fechamento aos domingos (79% entre os que têm 16 a 24 anos, e 84%, entre os que têm 25 a 34 anos).
ResponderExcluirNo geral, em todas as idades, 61% dos moradores da região aprovam a abertura para os pedestres e ciclistas aos domingos.
Também moro no entorno da Avenida Paulista e nunca vi vandalismo, transtorno e barulho excessivo. Já vi diversos policiais e GCMs percorrendo o local. É um lugar de diversão e lazer para a população de todas as idades com música e um espaço para praticar esportes. E é de graça.
Boa !!!!
ExcluirBem isso!!
ExcluirMoro na região da Av Paulista e adoro o fato dela se transforma em um local de interação e muita diversidade...um presente para nosso bairro e para a cidade de São Paulo. Vamos sempre eu, meu filho pequeno e meu maridão. Amamos.
ResponderExcluirboa !!!
ExcluirExcelente
ExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirNo sábado de Carnaval dia 02 a Paulista vai fechar ou ficara com trânsito normal? Alguém saberia?
Moro na Paulista, acho legal fechar para carros, é um verdadeiro parque de diversões, precisa sim ter policiamento ostensivo e diminuir a altura do som. Tem famílias que moram na Paulista, trabalham durante a semana e têm o domingo para descansar. No mais a nossa Av. Paulista é maravilhosa.🎪
ResponderExcluirA paulista fechada aos domingos e feriados foi a melhor ideia que podiam ter , eu sempre que posso vou até lá ... Ao contrario desse povo que só sabe reclamar ... É uma ótima opção pra quem quer passar um dia sem stress 👌👏👏👏
ResponderExcluirOi
ResponderExcluirTirando o excesso de roubos e furtos e a inoperância da guarda e polícia, é um lugar excelente para curtir!
ResponderExcluirGostaria de saber amanhã é aberta ao público
ResponderExcluirNão.
ExcluirA Paulista amanhã estará aberta ao público?
ResponderExcluirNão
ResponderExcluir