domingo, 7 de maio de 2023

Parque das Aves em Foz do Iguaçu (PR)


O Parque das Aves fica no município de Foz do Iguaçu, que está localizado na Região Oeste do estado do Paraná. O parque de 160.000 m² fica inserido na floresta do Iguaçu, que é um dos mais importantes remanescentes de Mata Atlântica em existência, sendo acessível as pessoas com deficiências. Lá você pode ter uma experiência completa de conexão e conhecimento sobre as aves e as suas florestas, um patrimônio natural de importância global ao alcance do visitante. O ingresso ao parque é pago e o valor pode ser visualizados neste link.

Parque das Aves

Horário de funcionamento:
Todos os dias, inclusive nos feriados das 8h30 às 16h30
Telefones/WhatsApp:
(45) 3529-8282 
Localização:
Av. das Cataratas, 12450 – Km 17,1 – Parque Nacional, Foz do Iguaçu (PR) 

INGRESSO PAGO

Ver no mapa

Como ir ao Parque das Aves


Ônibus - Saindo do Terminal de Transporte Urbano - Pedro Antonio de Nadai no centro da cidade há a linha 120 (Parque Nacional).
Carros -  Trace seu roteiro, quando estiver com seu veículo, no link "Ver no mapa". Há estacionamento, que é pago (v. valores aqui), funciona das 8 às 18h.


Veja previsão do tempo para Foz do Iguaçu (PR) neste link.


Infraestrutura Parque das Aves 
Com quatro viveiros de imersão, você vai poder conhecer aves de Mata Atlântica bem de perto. Vai conhecer a jacutinga e o mutum-de-alagoas, observar o incrível tucano e seu enorme bico, e vivenciar um bando de quase 100 araras voando por sobre sua cabeça.

Há muito para sentir e apreciar, a beleza está em todos os lados e isso é destaque para trabalhar pela conservação da Mata Atlântica e suas espécies. O parque acolhe aves resgatadas que sofreram com o tráfico e maus tratos, e que não possuem mais condições de retornar ao seu habitat natural, e aqui no Parque das Aves trabalha-se para oferecer a elas a melhor qualidade de vida possível.

Flora no Parque das Aves
Dentro do bioma da Mata Atlântica, o parque conserva um dos maiores trechos da vegetação original da ecorregião da Floresta Atlântica do Alto Paraná, hoje reduzida a menos 5 % de sua cobertura original, no Brasil. O que restou encontra-se, atualmente, em pequenas áreas isoladas, dentre elas as chamadas Unidades de Conservação. 

Fauna no Parque das Aves
Quanto a biodiversidade de fauna, presentemente foram registradas cerca de 1300 aves, de cerca de 130 espécies, sendo mais de 50% proveniente de apreensões. Há também répteis e mamíferos e o parque participa de diversos programas de conservação. É uma instituição privada que trabalha como um centro de conservação integrada de espécies da Mata Atlântica, pesquisando a reprodução em cativeiro e preservando animais ameaçados de extinção.

No Parque das Aves o passeio é autoguiado em uma trilha em formato de U com aproximadamente 1.600 m de extensão. Você irá passar por 4 viveiros de imersão onde poderá chegar pertinho das aves, só não é permitido tocá-las. Durante todo o passeio você encontrará educadores ambientais prontos para te ajudar e tirar suas dúvidas.

No interior do Parque das Aves há um complexo gastronômico com três espaços: o Restaurante Sabores da Floresta, logo no início da trilha, com uma variedade de pratos compostos por ingredientes frescos da Mata Atlântica para agradar a todos os paladares; o Bistrô da Mata, no meio da trilha, oferecendo um espaço para uma pausa no passeio, conta com cardápio repleto de pratos e quitutes para todos os gostos; e o Café da Praça, com cafés, lanches e sobremesas para comer ou levar. Lembrando que todas as compras em nossos restaurantes ajudam nosso trabalho de conservação de aves da Mata Atlântica.

O Parque das Aves conta com uma loja de lembrancinhas onde você poderá encontrar diversos tipos de recordações, como imãs, chaveiros, roupas com estampas criadas para o Parque das Aves, pedrarias, entre outros. Lembrando que todas as compras na loja ajudam no trabalho de conservação de aves da Mata Atlântica.

História do Parque das Aves
Foi inaugurado em 7 de outubro de 1994 pelos biólogos britânicos Dennis e Anna Croukamp. Eles compraram a área ao lado do Parque Nacional do Iguaçu e iniciaram a construção do parque em novembro de 1993. As primeiras aves chegaram a partir de doações ou empréstimos de outros zoológicos, além de animais confiscados pelo Ibama.

Vale a pena no Parque das Aves
  • Caminhar pela trilha de 1.600 m em forma de U curtindo os viveiros e seus abrigados ao redor;
  • Observar ao longo dessa trilha as harpias, corujas, papagaios e até répteis, como jacarés, sucuris e jiboias;
  • Assistir a alimentação das aves no Viveiro das Araras às 10h30, 14h e 15h30 e
  • Utilizar para uma refeição ou uma simples bebida o Restaurante Sabores da Floresta, o Bistrô da Mata e o Café da Praça.
____________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações.
Fonte dos textos Portal Oficial do Parque das Aves (https://www.parquedasaves.com.br/) e Wikipédia (https://pt.wikipedia.org/), os quais desde já agradecemos.
___________________________________________________________________________________________________

Veja vídeo do Parque das Aves



Fotos do Parque das Aves

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site