sábado, 17 de fevereiro de 2024

Centro Esportivo Tietê em São Paulo

Centro Esportivo Tiete SP

Visitamos num dia de semana o Centro Esportivo Tietê, que fica localizado na Avenida Santos Dumont, 843, no bairro da Luz, um parque em pleno centro da cidade de São Paulo. O local tem uma área de 50.000 m² e anteriormente era sede do Clube Regatas Tietê, fundado em 1907, que era uma agremiação de elite e treinava atletas de alto rendimento. Devido a altas dívidas contraídas, houve reintegração de posse da Prefeitura de São Paulo em 2012, transformando-o num centro esportivo a partir de outubro de 2014 sob a administração da Secretaria de Esportes do município (SEME).
Horário de funcionamento:
De segunda a sexta das 6h às 23h. Sábados, domingos e feriados, das 6h às 18h
Telefones:
 (11) 3227-8652
Localização:
Av. Santos Dumont, 843, Luz
Ver no mapa

Como chegar ao Centro Esportivo Tietê

  1. Ônibus - linhas que passam próximas do local, como a 106A-10 - Metrô Santana x Itaim Bibi, 175T-10 - Metrô Santana x Metrô Jabaquara, 178A-10 - Metrô Santana x Lapa, 971X-51 - Terminal Cachoeirinha x Terminal Amaral Gurgel e 1743-51 - Jardim Peri Alto - Terminal Amaral Gurgel, entre outras. Para saber outras linhas de ônibus, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156  da PMSP ou pelo site da Sptrans (clique aqui). 
  2. Metrô - Estação Armênia, que é próxima ao centro esportivo.
  3. Carro -  clique em "Ver no mapa" e trace seu roteiro. 

Estacionamento


Há estacionamento dentro do centro esportivo - entrada pela Avenida Santos Dumont na altura do número 843. O estacionamento é gratuito.

Atenção! Em dias de shows no parque, o estacionamento é fechado

Infraestrutura do Centro Esportivo Tietê

O Centro Esportivo Tietê conta com um gramado sintético de 20.000 m² instalados para receber grandes shows e espetáculos. 
  • 1 Ginásio esportivo
  • 2 Paredões
  • 1 Pista de Atletismo
  • 1 Pista de Caminhada
  • 2 Quadras de Futsal
  • 2 Quadras poliesportivas descobertas
  • 4 Quadras de Basquete 3x3
  • 4 Quadras de Tênis
  • 1 Sala de Ginástica Geral
  • 1 Academia ao ar livre
  • 2 Vestiários
O espaço também oferece playground para as crianças, uma brinquedoteca e uma sala de leitura

Atenção! Aqueles que quiserem participar dos programas esportivos deverão fazer uma carteirinha para a utilização do centro em locais e horários pré-determinados. Para obtê-la, basta o munícipe levar ao local o RG, uma foto 3x4, comprovante de residência, além de um atestado médico que comprove que não há restrição à prática esportiva (Fonte: SEME). Consulte o telefone no "box" acima.

A circulação de bicicletas no interior do parque é proibidaHá bicicletários para guardar as bikes.

É permitida a entrada de cachorros somente com coleiras e focinheiras

Não há lanchonete no local. Caso queira, leve alimentos e bebidas de casa.

Observamos uma limpeza sofrível nos sanitários existentes no parque, carecendo quanto a manutenção dos equipamentos.

Quanto à segurança geral do parque, observamos alguns vigias no dia da visita, transmitindo-nos tranquilidade.

Quanto à flora, há poucas áreas com vegetação e as poucas existentes são remanescente da Mata Atlântica. 

Muitos pássaros compõem a fauna local, sendo sua maioria de espécies oriundas da Mata Atlântica. 

História do Centro Esportivo Tietê

O Clube de Regatas Tietê foi fundado em 1907. As imagens são até chocantes para o paulistano atualmente. Um atracadouro com remos e nadadores que mergulham de cabeça nas águas do principal rio de São Paulo. Ações impossíveis hoje em dia, mas comuns na década de 30. Mesmo assim, com a chegada das marginais e urbanização da área, o clube resistiu e continuou formando atletas. Funcionou até o fim de 2012, quando a concessão da área de sua sede, publicada em 1949, não foi renovada pela Prefeitura e o prazo liminar de três anos para que ele funcionasse no local foi encerrado. No clube, que acumulava dívidas de quase R$ 35 milhões e teve seu quadro de associados reduzido de 30 mil para pouco mais de um mil, passaram atletas como a nadadora Maria Lenk e a tenista Maria Esther Bueno. O humorista Ronald Golias também treinava no clube e fez parte do grupo "Acqua Loucos".

Vale a pena no Centro Esportivo Tietê
  • Frequentar campos e quadras para praticar seu esporte preferido;
  • Levar as crianças para brincar nos playgrounds existentes;
  • Utilizar as pistas para andar e/ou correr e
  • Participar de eventos sociais e esportivos promovidos pela administração do parque.
_______________________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações. Para mais informações, ligue para os telefones no box acima.
Fonte: Website "Prefeitura de São Paulo" (http://www.capital.sp.gov.br/portal/).
_________________________________________________________________________________________________________________

Veja vídeo do Centro Esportivo Tietê feito na nossa visita (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).


Fotos do Centro Esportivo Tietê 

Tiradas no local no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do local).

Centro Esportivo Tietê em São PauloCentro Esportivo Tietê em São PauloCentro Esportivo Tietê em São PauloCentro Esportivo Tietê em São PauloCentro Esportivo Tietê em São PauloCentro Esportivo Tietê em São PauloPista de corrida no Centro Esportivo Tietê em São PauloGinásio do Centro Esportivo Tietê em São PauloCentro Esportivo Tietê em São PauloCentro Esportivo Tietê em São PauloQuadra no Centro Esportivo Tietê em São PauloPlayground no Centro Esportivo Tietê em São PauloPlayground no Centro Esportivo Tietê em São PauloQuadra no Centro Esportivo Tietê em São PauloCentro Esportivo Tietê em São PauloCentro Esportivo Tietê em São PauloCentro Esportivo Tietê em São PauloQuadro no Centro Esportivo Tietê em São PauloQuadra no Centro Esportivo Tietê em São PauloQuadra no Centro Esportivo Tietê em São PauloCentro Esportivo Tietê em São PauloGinásio do Centro Esportivo Tietê em São PauloCentro Esportivo Tietê em São PauloPista de corrida no Centro Esportivo Tietê em São PauloCentro Esportivo Tietê em São PauloCentro Esportivo Tietê em São PauloQuadras de tênis de saibro no Centro Esportivo Tietê em São PauloQuadras de tênis de saibro no Centro Esportivo Tietê em São PauloQuadras de tênis de saibro no Centro Esportivo Tietê em São PauloQuadras de tênis de saibro no Centro Esportivo Tietê em São PauloMesas de ping pong no Centro Esportivo Tietê em São PauloEstátua de Maria Esther Bueno, tricampeã do torneio de Wimbledon, é uma das atletas que pertenceu ao Centro Esportivo TietêEstátua de Maria Esther Bueno, tricampeã do torneio de Wimbledon, é uma das atletas que pertenceu ao Centro Esportivo TietêAparelhos para ginástica no Centro Esportivo TietêAparelhos para ginástica no Centro Esportivo TietêCentro Esportivo TietêCentro Esportivo TietêCentro Esportivo TietêEstacionamento no Centro Esportivo TietêQuadras de tênis (saibro) no Centro Esportivo TietêPista de corrida e caminhada no Centro Esportivo TietêPista de corrida e caminhada no Centro Esportivo TietêCentro Esportivo TietêCentro Esportivo TietêCentro Esportivo TietêCentro Esportivo TietêCentro Esportivo TietêEstacionamento do Centro Esportivo TietêCentro Esportivo TietêCentro Esportivo TietêCentro Esportivo TietêCentro Esportivo TietêCentro Esportivo TietêCentro Esportivo TietêCentro Esportivo TietêCentro Esportivo TietêCentro Esportivo Tietê

33 comentários:

  1. Esse centro esportivo tem vestiários? E a pista, tem marcação de metragem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há marcação de metragem. inclusive estou tentando encontrart tal informação em algum canto do gugol, rsss

      Excluir
  2. Maravilhoso o acesso a localidade a forma q é conduzido o local maravilhoso a sociedade merece coisas boas. Q se conserve assim

    ResponderExcluir
  3. FUI SÓCIO REMIDO, TENDO MEUS FILHOS FEITO O PRIMÁRIO NA ESCOLINHA DO CLUBE.É UMA PENA.VIVEMOS BOA PARTE DE NOSSA VIDA, NO CLUBE, EM TODOS OS FINS DE SEMANA.MUITAS SAUDADES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comecei a jogar voleibol no clube, que saudade!!! Ótimos tempos!!!

      Excluir
  4. Fomos surpreendidos no dia de ontem(21/03/2016) que a partir do dia 22/03/2016 o ESTACIONAMENTO do Centro Esportivo Tiete seria fechado para a Construção de uma Pista de Skate no local, e que somente após o termino das Obras é que saberiam informar se ainda existiria algum espaço para estacionar veiculos.
    Essa informação da noite para o dia nos deixou muito desorientados; pois nas redondezas não existem estacionamentos para atender a demanda, além do que, no próprio parque existem outras áreas OCIOSAS disponíveis para a construção de PISTAS DE SKATE.

    ResponderExcluir
  5. Marcelo, ontem (24/04/2016) estive no parque pela 3ª ou 4ª vez e para minha surpresa, meu filho esta jogando bola na quadra quando percebeu 4 meninos de 12 a 14 anos, pegarem sua bicicleta e sairam correndo ainda tentou falar "essa bicicleta é minha!!" mas não adiantou! estava proximo, corri ate a segurança, que disseram não poder fazer nada!!! "somos vigias do patrimonio do parque!" "cada um cuida das suas coisas". Isso foi triste para um dia tão lindo e divertido com as crianças. Não basta ter vigias no parque! acho que tenho que amarrar a bicicleta no meu pé para poder jogar bola! com as crianças! que frustração! decepção!

    ResponderExcluir
  6. A segurança privada nos termos da lei 7.102/83, atribui à segurança a proteção de vidas e patrimônio, cuja a responsabilidade ainda cabe à empresa responsável pela segurança, uma vez que possui responsabilidade objetiva quanto a ação ou omissão de seus profissionais.
    Entendo que devemos cobrar ações de segurança, pois a cada dia estão se omitindo diante das situações ilícitas, mas possuem característica de força de auxílio à polícia, pelo órgão fiscalizador, que é a Polícia Federal.

    ResponderExcluir
  7. Tem vestiários ? É possível jogar uma agua no corpo após os treinos ? (Antes de voltar de buzão ou metrô pra casa)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o visitamos haviam vestiários e chuveiros para tal. Atualmente consulte o telefone da administração (11) 3227-8652.

      Excluir
  8. O estacionamento é pago ou gratuito ?

    ResponderExcluir
  9. QUE SAUDADE FOI ATLETA EM 1988 FAZIA MARATONA...... QUE SAUDADE

    ResponderExcluir
  10. Boa madrugada
    Sou surda...
    So Pergunta tem lá churrasqueira sim ou não? Me responde

    ResponderExcluir
  11. O estacionamento ė gratuito conforme informaram. Mas tem que ter a carteirinha para estacionar ? Ou é livre ?

    ResponderExcluir
  12. Ainda possuem churrasqueira???

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde!
    Me falaram que praticam rugby no local.
    Quais são os horários dos treinos?
    Alguém sabe dizer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vi por diversas vezes, rugby e flag também. Acredito que aos sábados de manhã.

      Excluir
  14. Bom dia ! Meu filho faz futebol americano aos sábados. Podemos levar o nosso cachorro ao clube ?

    ResponderExcluir
  15. Muito bom o espaço , mas acho que deveria ter espaco gourmet para confraternização de familia o que está faltando em nossos parques da região, como o pq da Luz por exemplo mal aproveitado neste aspecto

    ResponderExcluir
  16. Uma volta na pista de corrida tem quantos metros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dizem 500 metros, ou 500 e mais alguma coisa... Também queria saber com exatidão. Já perguntei para um vigia, e disse que era por volta disso.

      Excluir
  17. Amigos. Hoje fui ao Centro esportivo do Tietê pra fazer a carteirinha, porém pra minha surpresa eliminaram a piscina e transformaram em um gramado. Mas quem quiser fazer uso da piscina pública pode se dirigir ao Centro esportivo de Santana. Consegui fazer minha carteirinha lá e a piscina fica liberada aos sábados e domingos para lazer. Durante a semana tem aulas de hidroginástica.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite quando tem show como funciona ??? A segurança e depois pra se deslocar com Uber tem ????🙏😘

    ResponderExcluir
  19. Alcir Cardoso26/02/2023, 18:02

    Tem um ranking de tennis no clube? Como eu participo?

    ResponderExcluir
  20. Se eu for dar uma corridinha na pista tenho que fazer a carterinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa carteirinha. Fiquei sabendo essa semana, prá minha surpresa.

      Excluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site