terça-feira, 29 de dezembro de 2020

As 5 melhores atividades físicas segundo a Universidade de Harvard (e nenhuma é corrida)


O jornal "El País" publicou recentemente a lista dos 5 exercícios físicos que trazem mais benefícios à saúde em curto e longo prazo, de acordo com a professora de Medicina da Universidade de Harvard I-Min Lee.

Confira:

1.Tai Chi Chuan

A arte marcial com diversos movimentos corporais lentos e suaves requer concentração e foco na respiração. É uma atividade física para qualquer idade e condição física, pois cada praticante determina seu ritmo. “Especialmente para os idosos, exercita o equilíbrio, um componente importante para uma boa condição física nesta idade”, diz Lee. 

Segundo a personal trainer espanhola Marta Rosado, o tai chi também melhora a flexibilidade e a coordenação motora, além de prevenir dores lombares e problemas na coluna vertebral. “Aprendemos a respirar e canalizar nossa energia. Melhora o sono e relaxa tanto física quanto mentalmente. Como é um exercício de baixíssimo impacto, qualquer pessoa pode fazer. Eu o recomendo sobretudo para pessoas com mais de 50 anos”.

2.Caminhar

Diversos estudos sugerem que caminhar por pelo menos 30 minutos, mesmo que em ritmo lento, traz benefícios para o cérebro e para o corpo.

Estudos clínicos também demonstram uma redução significativa da depressão severa assim que os pacientes fazem da caminhada um hábito.

“É uma atividade que melhora o sistema cardiovascular, pode fortalecer os membros inferiores do corpo em idosos e em pessoas sedentárias”, diz o professor de educação física Ágel Merchán. “Diminui os níveis de colesterol, é fundamental para diabéticos, reforça o sistema imunológico, melhora a circulação e oxigena o corpo”, comenta Marta Rosado. Confira onde se pode caminhar em meio a natureza em parques e jardins resenhados pelo site Áreas Verdes das Cidades ao final desta postagem.

3.Exercícios de Kegel

Importantes para homens e mulheres, ajudam a fortalecer a região pélvica, principalmente o chamado assoalho pélvico, que são músculos que sustentam a bexiga, o útero e intestino (e no caso dos homens, a próstata). Os exercícios de Kegel evitam a flacidez natural que acontece com a idade que provocam incontinência urinária, por exemplo. De acordo com os estudos de Harvard, a forma correta é contrair os músculos (como se “segura” a urina ou os gases) por 2 ou 3 segundos e relaxar, repetidamente 10 vezes. É necessário refazer o exercício 4 ou 5 vezes por dia para garantir o fortalecimento desta parte do corpo.

4.Nadar

“O exercício perfeito”, segundo a publicação Healthbeat, da Universidade de Harvard. Trabalha quase todos os músculos do corpo e como eleva a frequência cardíaca, pode melhorar a saúde do coração e proteger o cérebro do desgaste relacionado ao envelhecimento.

Nadar regularmente entre 30 e 45 minutos pode ajudar a combater a depressão, reduzir o estresse, entre outros benefícios.

5. Musculação

A musculação é qualquer atividade que use peso, como os de academia, ou o peso de seu próprio corpo, ou que crie resistência com faixas elásticas etc. Para Ángel Merchán, “melhora a força muscular, previne lesões, ativa o metabolismo”. Todos podem fazer musculação, adaptada conforme sua condição física.

Entre os benefícios, estão a melhora de dor nas costas e nos joelhos, além da prevenção de osteoporose e da obesidade e de aumentar os níveis de energia e estado de ânimo. 



Clique nos links abaixo para localizar a resenha, informações, fotos, vídeos e serviços de  um parque na lista de áreas verdes urbanas (parques/jardins/praças/etc) publicadas pelo site Áreas Verdes das Cidades. Faça sua pesquisa dentre as seguintes opções:

Todas as publicações: Parques por Ordem Alfabética - São Paulo, Outras Cidades do Brasil e do Mundo
Parques de São Paulo - Lista completa (por região, zona e bairros da cidade)
Os 10 melhores parques de São Paulo

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Veja também:
Parques da Região Metropolitana de São Paulo
Parques do interior do Estado de São Paulo
Parques de outros Estados do Brasil
Parques em outros países

Você pode pesquisar também os parques de São Paulo de acordo com os temas abaixo:
Parques que permitem cachorros
Parques que permitem bicicletas
Parques com pistas de skate
Parques abertos no horário noturno

Matéria baseada na original em espanhol em El País
Fotos: Pixabay.com

7 comentários:

  1. Excelente matéria de importante utilidade para a saúde.Todos deveriam ler.Obrigada.

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    1. Agradecemos seu comentário, internauta! Salientamos que serve de incentivo para futuras postagens do site. Abs

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  2. Matéria de muita utilidade! Obrigado

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  3. Ótimo saber, comecei a caminhar hoje.

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    1. Que bom, Aline. Caminhar é excelente.Complemente com um pouco de exercícios de musculação, adaptados conforme sua condição física. Abs

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  4. Uma informação riquíssima e de interesse público.

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