Visitamos o Parque Sabesp Butantã, localizado na zona oeste de São Paulo em um domingo. O parque foi inaugurado em 25 de julho de 2015 com 10.000 m² de área no total. É administrado pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo S/A).
Horário de funcionamento: 8 às 17h de 3a. feiras aos domingos (2a. feira fica fechado) |
Telefones: Não há disponível |
Localização: Avenida Coronel Ferreira Leal, 305, Vila Gomes, São Paulo, SP Ver no mapa |
Para chegar ao parque utilize, entre outras, as linhas de ônibus de números 715M-10 (Jardim Maria Luiza/Largo da Pólvora), 775A-10 (Jardim Adalgiza/Pinheiros), 778J-10 (Jardim Arpoador/Metrô Barra Funda) e 8021-10 (Jardim Maria Luiza/Butantã), descendo no ponto da Av. Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, 209. Caminhe 350m (3min) até o local.
Para saber outras linhas de ônibus, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156 da PMSP ou pelo site da Sptrans (clique aqui).
De carro, vá ao box acima e clique em "Ver no mapa", traçando seu roteiro.
De carro, vá ao box acima e clique em "Ver no mapa", traçando seu roteiro.
Não há um estacionamento no parque, mas encontram-se vagas nas ruas que o circundam, devendo atentar para a sinalização de trânsito no local.
Sua infraestrutura é composta por playground, mirantes, aparelhos para ginástica, ponto para entrega de materiais recicláveis, sanitário (limpo no dia da visita) e bicicletário. O parque também abriga uma exposição permanente com painéis ilustrativos sobre distribuição, tratamento, consumo consciente, reúso de água e novas tecnologias do saneamento. A ideia é mostrar aos visitantes um pouco mais do trabalho desenvolvido pela Sabesp e conscientizar sobre a importância da preservação dos recursos hídricos. O parque tem rampas para garantir a acessibilidade a portadores de deficiência e suas luminárias são de LEDs.
Quanto a avifauna, observamos pássaros presentes no parque, principalmente nas árvores remanescentes do local, preservadas pelas obras de sua criação.
Não há lanchonetes no interior do parque. Caso queira, leve alimentos e bebidas de casa.
Não há restrições para animais domésticos, desde que os cães estejam em guias e focinheiras, estas para os mais bravos. Bicicletas acima de aro 14 são proibidas, como também os skates.
Quanto à segurança geral do parque, observamos um vigia em ronda no dia da visita, transmitindo tranquilidade para os usuários.
Antes da inauguração, o lugar era destinado apenas ao Reservatório Butantã da Sabesp, que tem capacidade para 15 milhões de litros de água e atende a 18 bairros da região. As instalações foram adaptadas para criar um novo ambiente aberto ao público, com atividades para a terceira idade, entre outras atrações já mencionadas.
Cerca de 450 mil moradores do Butantã, Jd. Bonfiglioli, Rio Pequeno e outros bairros da zona oeste serão beneficiados pela implantação do parque.
As obras, que iniciaram em março de 2014, contaram com investimentos de R$ 6 milhões e geraram 260 empregos diretos e indiretos, segundo a Sabesp.
As obras do parque utilizam materiais ecologicamente sustentáveis (sistemas pré-fabricados e o conceito de obra seca), com pisos drenantes, que propiciam a absorção da água das chuvas pelo subsolo, alimentando o lençol freático.
Cerca de 450 mil moradores do Butantã, Jd. Bonfiglioli, Rio Pequeno e outros bairros da zona oeste serão beneficiados pela implantação do parque.
As obras, que iniciaram em março de 2014, contaram com investimentos de R$ 6 milhões e geraram 260 empregos diretos e indiretos, segundo a Sabesp.
As obras do parque utilizam materiais ecologicamente sustentáveis (sistemas pré-fabricados e o conceito de obra seca), com pisos drenantes, que propiciam a absorção da água das chuvas pelo subsolo, alimentando o lençol freático.
Vale a pena
- Utilizar os mirantes para observar o entorno do parque e o horizonte da cidade que se descortina;
- Atentar para os paineis que existem sobre o "Ciclo do Saneamento", que mostra as interessante etapas de como tratar a água e o esgoto, bem como utilizar a água racionalmente, preservando esse recurso precioso e
- Caminhar pela rota acessível e pista do parque.
__________________________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações.
Fonte: Website da Sabesp (http://www.sabesp.com.br) e informações obtidas junto a administração no local.
__________________________________________________________________________________________________
Veja vídeo feito no Parque Sabesp Butantã, quando da visita.
A seguir, veja fotos tiradas no parque no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do parque).
Muito bacana pessoal não deixem de visitar
ResponderExcluirMuito bacana pessoal não deixem de visitar
ResponderExcluirMoro muito próximo ao este parque, ele é pequeno mas muito relaxante, principalmente pela vista panorâmica dos mirantes. Recentemente vi um pica-pau de cabeça amarela bicando uma das árvores, achei curioso pois fora a primeira vez que visualizei está ave por aqui.
ResponderExcluirLugar lindo e muito agradável!!!
ResponderExcluirAmei!
ResponderExcluirSou usuário frequente do Parque Sabesp Butantã e estou assistindo total descaso com a vigilância e limpeza dessa área tão importante para a cidade e seus habitantes. Estamos a um passo de ali se tornar um antro de criminosos, que irão se aproveitar desse descaso. Já há sinais que indicam essa possibilidade e são vários: muros pichados, gramados cheios de lixo industrial (garrafas pet, embalagens diversas), todos os bebedouros danificados e até pessoas querendo usar instalações para fumar maconha. Urge reverter essa situação e de modo rápido e eficaz. Inclusive promover campanhas educativas para que os usuários cuidem bem do local. O que pode diminuir muito as demandas por limpeza e transmitir com clareza que o local é seguro e bem cuidado. Estou fazendo reclamaÇão junto a Sabesp nesse sentido, mas como não sou o único que já tomou essa atitude, penso que será necessário que outros façam o mesmo para nao ter que lamentar depois.
ResponderExcluirainda não visitei, mas concordo que deva ter uma boa segurança e limpeza, senão vira bagunça mesmo. Não devemos deixar isso acontecer com todos os parques da cidade.
ResponderExcluirsem segurança o parque virou ponto de droga para usuarios. está tendo muityo assalto.fomos assaltados e os moleques vieram de la pois não tem nenhum segurança no parque e nem para os moradores proximos
ResponderExcluiresta muito sujo :(
ResponderExcluirpor favor limpar
ResponderExcluirDe mal a pior, além dos bebedouros sem manutenção, dos muros pixados, da falta de limpeza, agora fecharam os banheiros de uso comum. Até os vigilantes reclamam que não estão autorizados a oferecer o próprio banheiro como opção, o que pode criar conflito entre os usuários e eles.
ResponderExcluirA falta de iluminação a noite, de câmeras de segurança ou mesmo um guarda facilitou o vandalismo e destruição dos painéis e do Parque. Além de colocar em risco os moradores ao redor do Parque. A noite meus filhos chegam da Faculdade e para colocar os carros na garagem é muito perigoso ficamos vulneráveis e expostos aos bandidos que podem se esconder facilmente na escuridão do Parque. Iluminação é o mínimo não pode faltar.
ResponderExcluirMais uma vez o Parque está sem luz colocando em risco a vida dos moradores da Av. Embaixador Cavalcanti de Lacerda, a iluminação precária da Rua e a escuridão do Parque favorecem a criminalidade. Por favor alguem tome providencias!!!!!
ResponderExcluirBoa tarde. Prezados, embora estejamos ainda vivendo um momento difícil por causa da Pandemia do Covid-19, gostaria de informá-los que a calçada, lado rua Cel. Ferreira Leal, 309-347, quando vai chegando no final desse quarteirão do parque, ela é muito íngreme e, torna-se um grande risco para qualquer pessoa, independente se esteja chovendo ou não. Com isso, gostaria de sugerir se poderiam fazer dessa calçada... "aquelas escadas", compondo apenas esse trecho. É muito importante esta observação. Obrigado. Valfredo Ramos - morador e frequentador do parque.
ResponderExcluirBoa tarde, Valfredo. Informamos que o site Áreas Verdes das Cidades se trata de uma iniciativa privada, sem vínculos com o poder público, que administra os parques, jardins e praças em sua grande maioria. Nosso propósito é oferecer um panorama do patrimônio cultural e natural presente nos parques/praças/jardins urbanos das cidades, bem como incentivar sua visitação. Por isso, sugerimos contatar diretamente a Sabesp ou a Subprefeitura da região para tratar do assunto levantado por vc. Abs
ExcluirBoa tarde! O parque está funcionando normalmente? Obrigada
ResponderExcluirAinda não, Yslla! Abs
ExcluirObg!
ExcluirMoro em frente ao Parque que nao tem iluminação nao é cuidado aa noite é frenquentado por pessoas que fazem a maior anarquia. Ja tivemos que chamar a policia pra tirar os homens que faziam anarquia. Nao existe nenhuma exposicao a ceu aberto pois eram paineis que ficaram no entorno das caixas e com o tempo rasgou e saiu e nao foi colocado outros.esta toda pichada nao co seguimos falar com ninguem da administracao nao existe. Temos um elefante branco sujo e mal cuidado.
ResponderExcluirA data de inauguração do parque é 25/07/2020? ou foi de 2021?
ResponderExcluirHouve uma atualização da página em 2020, devido à pandemia. O correto é 25/07/2015, tendo a postagem, agora, sido atualizada com a data exata de sua inauguração. Abs
ExcluirQual o prazo para reabertura? Um parque tão bom esta abandonado.
ResponderExcluirAgora que o governador quer privatizar a Sabesp, penso que dificilmente o parque será reaberto e restaurado tão cedo. Tomara que eu me engane!
ResponderExcluir