Numa quarta feira, visitamos o Parque Estadual Albert Löfgren, mais conhecido como Horto Florestal, que é localizado na zona norte da cidade. Recebe cerca de 720.000 visitantes por ano, tendo sido criado em 1896 pelo naturalista e botânico sueco Alfredo Löfgren. Sua atual superfície é de 1.870.000 metros quadrados, sendo 350.000 de área pública. Conheça os 10 melhores parques de São Paulo
Parque Estadual Albert Löfgren Horto Florestal Horário de funcionamento:
5h30 às 18h
Telefone:
(11) 2232-3117
Localização:
Rua do Horto, 931, Tremembé Ver no map
Como ir ao Horto de São Paulo ou Parque Estadual Albert Löfgren
Ônibus - linhas que passam pelo local, entre as quais as de números 2740/41 Metro Parada Inglesa • Horto Florestal (ponto final),1018/10 Metro Santana • Vila Rosa e 1775/10 Metro Santana • Vila Albertina, entre outras.
Carro - consulte o link mapa para traçar seu roteiro.
Estacionamento
O Horto Florestal tem estacionamento gratuito para veículos no parque com entrada pela Av. Santa Inês.
Infraestrutura do Horto SP ou Parque Estadual Albert Löfgren
O parque conta com palco para eventos, área de piquenique, playground, fraldário, quadra poliesportiva, pista de cooper, trilhas (como a trilha interpretativa, em que monitores ensinam sobre as espécies vegetais e sua importância para o Meio Ambiente), campos de futebol, equipamentos de ginástica, bicas de água potável, lagos, sanitários (limpos e bem cuidados), bebedouros e o Museu Florestal.
Trilha no Horto Florestal SP
Você também pode conhecer o Palácio de Verão do Governo do Estado, Núcleo de Educação Ambiental, Estação Vida, além das sedes da Policia Militar e Polícia Florestal do Estado.
Mapa do Horto de SP com suas atrações
Não há lanchonetes no interior do parque, porém muito próximo na entrada principal pela Rua do Horto há bares, restaurantes e lanchonetes privados.
Flora
Fazem parte da paisagem do parque, espécies exóticas (como eucalipto, pinheiro-do-brejo e criptomeria) e nativas (como pau-brasil, carvalho-nacional, pau-ferro e jatobá).
Conforme o site do Instituto Florestal, "os pinheiros plantados em 1896 pelo fundador do parque ainda podem ser vistos no chamado “Arboreto Albert Löefgren”, composto por pinheiros-do-brejo. São árvores altas e de folhagem escura, que plantadas em charcos, desenvolvem raízes acima do solo, conforme é possível observar nas ilhas existentes nos lagos".
Fauna
Há várias espécies animais, como o macaco-prego, gambá, esquilo, capivara, bugios, entre outros. Encontram-se aves como tucanos, socós, maritacas, garças, tico-ticoss, jacus, serelepes, martim pescadores e mergulhões.
OMuseu Florestal “Octávio Vecchi”,(Museu da Madeira) inaugurado em 1931, é conhecido internacionalmente por possuir o maior acervo de madeiras da América Latina. As suas amostras de madeira têm entalhes que reproduzem as folhas e frutos das espécies das quais foram extraídas. Peças de charão e móveis artisticamente entalhados completam a coleção do museu, cujo assoalho e forro também se constituem em amostra de madeira. Ao lado do museu está o marco do Trópico de Capricórnio, que passa pelo parque. Ainda nas proximidades, encontra-se a imagem de São João Gualberto, protetor das florestas do Estado de São Paulo, entronizada no Horto Florestal, em 1957, pelos monges beneditinos de Valombrosa, Itália". O horário de funcionamento do Museu da Madeira é de segunda à sexta-feira, das 9h da às 12h e das 14h às 16h. Para mais informações, o telefone é 11 2231-8555.
Quando estivemos no parque observamos vários vigias e policiais da guarda florestal, conferindo segurança ao local.
Atenção: Por ser uma área de proteção ambiental há algumas orientações que os visitantes devem seguir, não sendo permitido:
Qualquer atividade com fogo;
Retirar ou danificar a vegetação;
Alimentar ou maltratar os animais e as aves;
Escrever nas árvores, rochas ou edificações;
Andar fora das trilhas ou abrir caminhos alternativos;
Adentrar e/ou abandonar animais domésticos;
Introduzir qualquer espécie vegetal ou animal;
Utilizar-se de instrumentos musicais e aparelhos sonoros;
Deixar lixo nas trilhas ou nas áreas de piquenique;
Skates, bicicletas e veículos motorizados;
Empinar pipas;
Ambulantes, camelôs e vendedores em geral;
Amarrar redes nas árvores;
Portar armas, facões ou outros objetos incompatíveis com Unidades de Conservação:
Nadar, lançar galhos, detritos ou objetos nos lagos e córregos;
Distribuição de materiais publicitário.
História do Horto Florestal de São Paulo ou Parque Estadual Albert Löfgren A importância história do parque, que teve sua origem no século XIX, quando foi desapropriado o Engenho da Pedra Branca, em 1896, para instalação do Horto Botânico. O naturalista sueco Albert Löefgren foi o seu primeiro diretor, de 1907 a 1909. O Horto Botânico tornou-se a base para a criação do Serviço Florestal, hoje Instituto Florestal, órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente do Governo de São Paulo.
Informações gerais do parque, inclusive a programação do Núcleo de Educação Ambiental e da Estação Vida,podem ser obtidas pelo telefone da administração 2232-3117 ou 2231-8555 ramais 2056 e 2028. Por e-mail: peal@if.sp.gov.br
Vale a pena no Horto Florestal de São Paulo ou Parque Estadual Albert Löfgren
Caminhar pelas trilhas do Horto Florestal, curtindo a flora e fauna existentes;
Frequentar eventos do Núcleo de Educação Ambiental (trilhas interpretativas, teatro de fantoches, oficinas, etc.);
Participar (idosos) da "Estação Vida", que tem atividades voltadas para a terceira idade, como dança, yoga e práticas esportivas e
Visitar o Palácio de Verão do Governo do Estado de São Paulo com seu acervo (de quarta à domingo das 10 às 15h).
Vídeo do Horto Florestal de São Paulo ou Parque Estadual Albert Löfgren (Clique no ícone do YouTube para uma melhor visualização):
Fotos do Horto Florestal de São Paulo ou Parque Estadual Albert Löfgren tiradas no dia da visita
Avisos logo após a entrada principal do parque
Pistas para caminhadas e/ou corridas
"Despertar da Fera" de Mello W. Pinto em mármore
Pista que contorna os lagos
Palácio de Verão do Governo do Estado de São Paulo
Palácio de Verão do Governo do Estado de São Paulo
Pistas que contornam os lagos
Pinheiros-do-brejo
Um dos exemplares da avifauna do parque
Bambuzal
Museu Florestal
Escadaria que dá acesso ao Museu Florestal
Playground ao fundo
Estacionamento
Quadra poliesportiva
Campo de futebol e o Núcleo de Educação Ambiental à esquerda
Bica d'água
Núcleo de Educação Ambiental/Estação Vida
Núcleo de Educação Ambiental/Estação Vida
Quiosque com informações gerais sobre o parque e um playground à direita
Eu amo o Horto Florestal!!! Lá, me permito ler, caminhar e meditar. Quando estou um pouco pilhada, restauro minha energia nesse lugar. Tem alguns pormenores, mas para mim não o faz menos Mágico.
Eu amo o Horto Florestal!!! Lá, me permito ler, caminhar e meditar. Quando estou um pouco pilhada, restauro minha energia nesse lugar. Tem alguns pormenores, mas para mim não o faz menos Mágico.
mi infacia nos año de 1965 Horto Florestal comeso de mi vida gracias Vanildo Cruz y Joao Cruz mi familia y Funcionarios aposentado del Intituto Florestal...muchas gracias
estive com meus cachorros e fui proibido de entrar, pois o segurancao disse que meus cachorros deveriam estar de focinheira, me mostrou algumas fotos na placa e disse que aquelas racas não podia, mas meus cachorros sao vira latas misturados e com porte menor do que aqueles mostrados, em um outro dia questionei o seguranca pois haviam 2 pastores (legitimos) sem corrente e sem focinheira andando livremente pelo parque com seus donos e o segurança disse que podia pois aqueles animais não estavam na placa de proibidos, esta faltando orientação e coerência nas instruções a seus funcionários, ou pode todos os cães sem focinheira ou todos os de porte médio e grande devem andar de focinheira esta muito subjetivo os criterios
Amigos, vocês têm as referências que utilizaram para escrever essa postagem? Também estou escrevendo um trabalho sobre o Horto e gostei do modo como descreveram o parque, mas queria saber das referências. Abraços
O texto e imagens são do site Áreas Verdes das Cidades. Algumas informações foram obtidas junto ao site da Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado de SP, como no item o que não é permitido no parque.
Adoro o Parque. Como moro próximo, frequento sempre. Acho bem cuidado, gosto muito da fauna e flora de lá. O ar é muito agradável. Utilizo o Parque principalmente para correr. Tem vários pontos de bebedouros espalhados no percurso. Muito bom e muito bonito.
Já passei bons momentos neste lugar,fiz caminhadas,já peguei água da mina natural, água saindo da pedra,aonde lembrei me dá passagem no livro de Moisés,é muito lindo,.
Antes de sair para visitar um parque, tome algumas precauções e leve:
Boné e filtro solar nos dias ensolarados, especialmente para as crianças;
Óculos para Sol;
Garrafas d'água, pois nem todos têm lanchonetes e em alguns nem ambulantes nas proximidades;
Máquina fotográfica ou filmadora para registrar o passeio;
Binóculos, especialmente para os aficionados por pássaros e que curtem "passarinhar";
Um cadeado para quem vai de bicicleta, deixando-a em algum "paraciclo" e
Repelente para insetos em parques com trilhas mais "fechadas" pela vegetação.
É recomendável:
Utilizar o campo "Pesquisar neste Site" para assuntos/locais de seu interesse (por exemplo, em que parques há ciclovias, orquidários, piscinas, etc.);
Ver no "box"que consta das publicações do site a "localização" da área verde a ser visitada, acessando o link "Ver no mapa" para traçar seu roteiro;
Conferir o horário de funcionamento do parque;
Verificar no site se há estacionamento para veículos no parque escolhido (são poucos os parques que os possuem) e caso vá de transporte coletivo, veja as linhas que atendem o local;
Ver se há algum tipo de restrição no local para passear com animais, usar bicicletas, skates, etc;
Conferir a programação cultural e esportiva no parque, pois pode haver algo que lhe interesse e "curta";
Observar no site o item "Vale a pena", que assinala as atrações recomendadas pelo site e
Contatar a administração do parque (há sempre um telefone), caso tenha alguma dúvida.
Gosto muito desse lugar! Inclusive amanhã estarei aí...
ResponderExcluirEu amo o Horto Florestal!!! Lá, me permito ler, caminhar e meditar. Quando estou um pouco pilhada, restauro minha energia nesse lugar. Tem alguns pormenores, mas para mim não o faz menos Mágico.
ResponderExcluirEu amo o Horto Florestal!!! Lá, me permito ler, caminhar e meditar. Quando estou um pouco pilhada, restauro minha energia nesse lugar. Tem alguns pormenores, mas para mim não o faz menos Mágico.
ResponderExcluirmi infacia nos año de 1965 Horto Florestal comeso de mi vida gracias Vanildo Cruz y Joao Cruz mi familia y Funcionarios aposentado del Intituto Florestal...muchas gracias
ResponderExcluirMuchas Gracias mi padre Joao Cruz Funsionario aposentado del Instituto Florestal...aui fui mi infasia dese 1965
ResponderExcluirSiempre mis oportunidades de conoser este parque del Horto floresta
ResponderExcluirestive com meus cachorros e fui proibido de entrar, pois o segurancao disse que meus cachorros deveriam estar de focinheira, me mostrou algumas fotos na placa e disse que aquelas racas não podia, mas meus cachorros sao vira latas misturados e com porte menor do que aqueles mostrados, em um outro dia questionei o seguranca pois haviam 2 pastores (legitimos) sem corrente e sem focinheira andando livremente pelo parque com seus donos e o segurança disse que podia pois aqueles animais não estavam na placa de proibidos, esta faltando orientação e coerência nas instruções a seus funcionários, ou pode todos os cães sem focinheira ou todos os de porte médio e grande devem andar de focinheira esta muito subjetivo os criterios
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirAmigos, vocês têm as referências que utilizaram para escrever essa postagem? Também estou escrevendo um trabalho sobre o Horto e gostei do modo como descreveram o parque, mas queria saber das referências.
ResponderExcluirAbraços
O texto e imagens são do site Áreas Verdes das Cidades. Algumas informações foram obtidas junto ao site da Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado de SP, como no item o que não é permitido no parque.
ExcluirPodemos empinar pipa e andar de bicicleta ???
ResponderExcluirSim !
ExcluirComo ASSIM? Está nas normas do parque que não pode andar de bicicleta nem empinar pipa
ExcluirAlguém sabe me.falar ...se no horto tem churrasqueira ?
ResponderExcluirNão tem e não pode entrar com churrasqueira portátil.
ExcluirNão tem
ResponderExcluirgostaria de ir la com meus netos.
ResponderExcluirÉ muito legal, tem duas áreas com brinquedos infantis! Recomendo
ResponderExcluirAdoro o Parque. Como moro próximo, frequento sempre. Acho bem cuidado, gosto muito da fauna e flora de lá. O ar é muito agradável. Utilizo o Parque principalmente para correr. Tem vários pontos de bebedouros espalhados no percurso. Muito bom e muito bonito.
ResponderExcluirAlguém pode me dizer se pode fazer churrasco lá
ResponderExcluirNão pode, nem pode levar churrasqueira portátil
ExcluirAlguém sabe me dizer o valor da entrada do horto ?
ResponderExcluirJá passei bons momentos neste lugar,fiz caminhadas,já peguei água da mina natural, água saindo da pedra,aonde lembrei me dá passagem no livro de Moisés,é muito lindo,.
ResponderExcluir