quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Dicas para cuidar da saúde mental durante a quarentena na pandemia (não se isole!)

 


A quarentena se arrasta desde o fim de março de 2020 e o isolamento social ainda é uma das medidas mais importantes para evitar o contágio por coronavírus. Entretanto, por mais que o isolamento físico seja necessário, a interação frequente com familiares e amigos, mesmo que de forma virtual, é fundamental para manter nossa saúde mental, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde).

Portanto, não se isole! Além do velho e bom telefone, as tecnologias disponíveis hoje como os aplicativos Zoom, chamadas de vídeo pelo Whatsapp, Facetime, Skype permitem as reuniões em grupos. A atitude positiva e empática em relação aos outros pode beneficiar a todos neste período difícil. Segundo o Instituto D’Or (IDOR), da rede de hospitais São Luiz, é importante no convívio com as pessoas:

  • Ouçam uns aos outros. Você tem tempo agora, converse com as pessoas ao seu redor. Descubra o que a outra pessoa está pensando e sentindo. Reconecte-se. Escute.
  • Pratique empatia. Tente se colocar no lugar dos seus companheiros de quarentena que compartilham seu espaço. Procure ver as perspectivas deles. Entenda o que eles estão pensando e o que os preocupa. Cada pessoa reage de forma diferente aos problemas.

A preocupação com a saúde mental vem ganhando relevância na discussão sobre a quarentena pois a condição de isolamento e medo, ansiedade, problemas financeiros na pandemia causaram um aumento nos atendimentos relacionados a problemas psicológicos e mentais. Uma pesquisa realizada pela Coordenação Estadual de Saúde Mental da Secretaria da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul mostra que este tipo de consulta aumentou 78% nos serviços da Atenção Básica (como nas Unidades Básicas e Estratégia Saúde da Família). 

Entre os principais sintomas de saúde mental que estão fazendo as pessoas procurarem mais os serviços de saúde estão ansiedade, nervosismo ou tensão, perturbação de sono e uso abusivo de álcool ou medicamentos e outras drogas.

Além de manter contato frequente com amigos e familiares, a OMS indica outras maneiras para manter a mente saudável:

- Manter uma rotina – acordar relativamente no mesmo horário, trocar de roupa mesmo ficando o dia todo em casa, estabelecer metas possíveis para o dia

- Manter horários para dormir


- Cuidar da alimentação, que seja a mais saudável possível, de preferência com alimentos frescos


- Fazer exercícios físicos regularmente. Confira quais são as 5 melhores atividades físicas para uma vida saudável

- Selecionar o que ler sobre a covid-19 - procurar fontes de informação confiáveis e evitar repassar notícias não confirmadas. É importante se manter informado, mas o excesso pode causar ansiedade ou estresse.

Se estiver com dificuldades, procure ajuda profissional. Você pode ligar ou enviar mensagem para amigos ou familiares e pedir uma indicação de profissional de saúde mental e entrar em contato com ele.

Fotos: Áreas Verdes das Cidades e Pixabay.com

Fontes: Instituto D´Or - Pesquisa e Ensino

Secretaria de Saúde do RS

Organização Mundial da Saúde (OMS)

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site