sexta-feira, 19 de outubro de 2018

O que fazer em São Paulo no fim de semana - Veja dicas de 5 passeios na capital

A cidade de São Paulo oferece diversos passeios para fazer no fim de semana e os parques da capital têm muitas opções de diversão, lazer, cultura ou apenas tirar um tempo para relaxar e curtir a natureza. Selecionamos algumas dicas de passeio em São Paulo no final de semana, confira!

O que fazer em São Paulo no fim de semana?
Clique nos links para informações sobre o endereço, horário de funcionamento e mapa dos locais.

O Parque Jardim da Luz é o mais antigo de São Paulo e em seu entorno há várias atrações que contam o início da história da cidade e principalmente sua transformação em metrópole – a Estação da Luz, a Pinacoteca do Estado, o Memorial da Resistência de São Paulo (Estação Pinacoteca) e o Museu de Arte Sacra.

Além de ser um oásis de área verde bem no coração de São Paulo, o Parque Jardim da Luz tem surpresas como um aquário subterrâneo, uma gruta com cascata, um mirante e um ponto de bonde. O parque também tem um sítio arqueológico.

Durante o dia, e principalmente aos fins de semana, a área é fortemente policiada no entorno das atrações que apontamos no site, portanto mesmo em uma região com fama de perigosa você pode caminhar com tranquilidade.

2) Museus do Parque do Ibirapuera têm entrada gratuita aos sábados

Parque do Ibirapuera tem três museus de arte abertos ao público para visitação gratuita todos os sábados: MAM (Museu de Arte Moderna), o Museu Afro Brasil e o MAC (Museu de Arte Contemporânea)que se localiza em frente ao parque e é ligado a ele por uma passarela. Confira a programação dos museus e as principais atrações nos links.


3) Visitar e assistir sessões e eventos em um Planetário 
Os planetários são opções divertidas para crianças e adultos e há dois localizados em São Paulo: no Parque do Ibirapuera, na região central, e no Parque do Carmo, em Itaquera, na zona leste da capital.

Os planetários são espaços para aprender um pouco sobre a Astronomia e despertar o interesse pelas ciências. As salas de projeção têm uma cúpula e as cadeiras estão dispostas de forma circular para o espectador aproveitar ao máximo as viagens projetadas pelo céu: configuração dos astros, em qualquer instante e em qualquer lugar da Terra ou do Sistema Solar, constelações, fenômenos astronômicos como eclipses, rotação de planetas, meteoros, por meio de projeção luminosa.

Para informações sobre sessões, eventos e eventuais custos no Planetário do Parque Ibirapuera, consulte o link https://urbiaparques.com.br/planetarioibirapuera/
No tocante as mesmas informações relativas ao Planetário do Parque do Carmo acesse ao link https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/umapaz/planetario_do_carmo/

4) Passeio na Avenida Paulista (aberta para os pedestres) no domingo

A Avenida Paulista se transformou em um dos endereços mais procurados para o lazer aos domingos na cidade de São Paulo. Seus 3 quilômetros ficam fechados para o trânsito dos carros e ônibus (da Praça Oswaldo Cruz à Rua da Consolação) e os pedestres, ciclistas skatistas podem circular livremente das 10h às 16h.

Além da pista aberta para passear a pé, várias opções de atividades culturais em museus (MASP, Instituto Itaú Cultural, Instituto Moreira Salles), cinemas, feiras, restaurantes e bares, a avenida também tem dois parques abertos para os visitantes: o Parque Trianon e o Parque Prefeito Mário Covas.

5) Passear de bicicleta por 3 parques no domingo utilizando a ciclofaixa de lazer

Você pode aproveitar os domingos para visitar pedalando 3 parques da região central de São Paulo - Parque do IbirapueraParque do Povo (Itaim Bibi)Parque das Bicicletas (Moema) - utilizando uma das Ciclofaixas de Lazer, iniciativa da Prefeitura que separa uma faixa das ruas para o uso exclusivo de bicicletas - as Ciclofaixas de Lazer.

A sugestão do site Áreas Verdes das Cidades é que você saia do Parque do Povo e siga até o Parque do Ibirapuera e, se estiver no pique, vá até o Parque das BicicletasAs vias são na grande maioria planas e o trajeto pode durar cerca de 40 minutos para chegar. Mas o tempo da viagem você decide! 

As Ciclofaixas de Lazer funcionam das 7h às 16h e têm sinalização própria, pintura no asfalto, além de cones entre a faixa para bicicletas e as demais para carros que garantem mais segurança. A velocidade máxima para automóveis também é reduzida durante o funcionamento.

Pela ciclofaixa, o trajeto tem 4,5 km (Parque do Povo ao Parque do Ibirapuera – Portão 7 -Avenida República do Líbano com rua Professor Filadelfo de Azevedo), e leva em média 30 minutos. Do Parque do Povo diretamente para o Parque das Bicicletas, cerca de 4,3 km. Entre os parques do Ibirapuera e das Bicicletas o percurso é de 1,5 km (15 minutos).
Os parques permitem o uso de bicicletas, então aproveite para conhecê-los pedalando.

Veja também:
25 parques para piquenique em São Paulo
Parques que permitem cachorros
Parques que permitem bicicletas
Parques com pistas de skate
Parques abertos no horário noturno

Por Letícia J. Guedes da redação do site Áreas Verdes das Cidades

4 comentários:

  1. Você é realmente um divulgador das áreas Verdes e de Lazer. PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns meu ilustre amigo. Seu site me inspira muito. Vou conhecer o planetário do Ibirapuera.

    ResponderExcluir
  3. Visito sempre Sampa mas não conhecia esses lugares.as próximas idas vou tentar reconhecer. Obrigado AMIGOS

    ResponderExcluir
  4. Com relação aos parques de SP, o meu preferido é o Parque do Povo! Nos finais de semana aproveitar a ciclovia da Marginal ou a ciclofaixa é um passeio bem legal (e já aproveita e faz exercício! rs )

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site