quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Parque Prefeito Mário Covas em São Paulo

Dando seguimento ao tema "Áreas Verdes de São Paulo", ressaltamos que, inaugurado em 25 de janeiro de 2010, o Parque Municipal Mário Covas é mais uma opção antiestresse em São Paulo. Visitamos em 25/12/2011 o local, que tem área de quase 5.400 m² e fica na esquina da Avenida Paulista com a Alameda Ministro Rocha de Azevedo.
Horário de funcionamento:
6h às 18h
Telefone:
           (11) 3289-2160         
Localização:
Avenida Paulista, 1853, Bela Vista
Ver no mapa

Avaliação geral do parque (0 a 5) é 2,0

Conforme pesquisamos, "a área do parque equivale ao lote de uma antiga mansão (Vila Fortunata), que havia pertencido a René Thiollier. Quando ele morreu, a família vendeu o imóvel. Pertenceu ao ex-Banerj e a mansão foi derrubada, virando um estacionamento por um bom tempo". Segundo o jornalista Gilberto Dimenstein, "antes de se transformar num estacionamento, o terreno abrigava a mansão Vila Fortunata, depois demolida, onde, em agosto de 1909, nasceu Burle Marx. Sua mãe, Cecília Burle, levava-o diariamente ao jardim e transmitiu-lhe a paixão pelas plantas. O menino ajudava a preservar rosas, tinhorões, begônias, antúrios, gladíolos. Com a babá, aprendeu a cultivar canteiros e a observar a germinação de sementes. Em suas memórias, ele afirmava que aquele contato com a natureza serviu de estufa para sua paixão pelo paisagismo. A metamorfose das plantas parecia magia".

Embora não existam no parque playgrounds ou aparelhos de ginástica, possui pérgula, bancos, mesas, bicicletário e banheiros. O parque é um dos menores da Capital, mas tem uma pequena trilha onde se pode caminhar e admirar as árvores que restaram da Mata Atlântica no local. Sua vegetação composta por bosque heterogêneo com sub-bosque ornamentado por aráceas, bromeliáceas e commelináceas. Dentre as espécies arbóreas, destacam-se abacateiro, cafeeiro, cedro, figueira-da-índia, figueira-mata-pau, grumixama, mangueira, paineira, passuaré, pinheiro-do-paraná e tapiá-guaçu.

Também existe um Centro de Informações sobre a cidade e acesso à internet. Há vigias que dão sensação de segurançaOs banheiros estavam limpos e cuidados no dia da visita.

Para chegar ao local há várias linhas de ônibus, entre as quais a 805L-10 (Terminal Princesa Isabel - Aclimação),  857P-10 (Terminal Campo Limpo - Paraiso),  857P-21 (Campo Limpo - Paraiso Estação Hebraica) 857R-41 (Rebouças - Ana Rosa), 874C-10 (Pq. Continental - Metro Vila Mariana ) e 875A-10 (Aeroporto - Perdizes, Via Aratãs). De Metrô, utilize a Linha 2 Verde – Estação Trianon - Masp.

A Ciclofaixa de lazer (Centro-Paulista), que funciona aos domingos e feriados das 7h às 16h, passa em frente do parque na Avenida Paulista.

Para ir de carro, consulte no box acima "Ver no mapa" e trace seu roteiro. Não há estacionamento para veículos no local e nem lanchonetes, mas nas proximidades há estacionamentos pagos e estabelecimentos comerciais que vendem bebidas e alimentos. 

Para maiores informações sobre o local, ligue para o telefone (11) 3289-2160.

Veja fotos tirados no local no dia da visita.
Pergolado

Panorâmica do pergolado

Vegetação existente e bancos e mesa para os visitantes

Alameda Ministro Rocha Azevedo vista do parque

Sanitários no fundo à direita

Pistas para caminhadas



Bancos e mesas disponíveis para os visitantes

Espécies presentes no parque






Entrada pela Avenida Paulista

Entrada/Saída do parque pela Paulista

Entrada/Saída do parque pela Paulista

1 comentários:

  1. A estação de Metrô mais próxima é a Consolação (290 m contra 480 m da Trianon MASP)

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site