quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Parque das Bicicletas e Arredores em São Paulo

A visita ao Parque das Bicicletas, que fica localizado no bairro de Moema, Zona Sul da Capital e tem cerca de 45.000 m² de área no total, foi feita num sábado. O parque foi inaugurado em agosto de 2000 e está numa área verde de uma região muito movimentada (cruzamento das avenidas Indianópolis e Ibirapuera).
O Parque das Bicicletas faz parte de um complexo que reúne também a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (SEME), o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) e o Clube Escola Ibirapuera.
Horário de funcionamento:
6h às 22h
Recursos:
  Quadra poliesportiva  Campo de futebol Playground  Trilha  Estacionamento   Ciclovia
Telefone:
(11) 3396-6543
Localização:
Rua Iraé, 35, Moema
Ver no mapa

Avaliação geral (0 a 5) é 2,1.

Para acesso ao parque de ônibus pegue qualquer linha que passe no cruzamento das avenidas Ibirapuera com Indianópolis.
Para saber as linhas de ônibus, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156  da PMSP ou pelo site da Sptrans (clique aqui). 
Utilizando carro, vá ao box ao lado e clique no link "Ver no mapa" e trace seu roteiro.

Há um pequeno estacionamento para veículos no parque e em sua entrada. No entanto, sugerimos usar o do Centro Esportivo Mané Garrincha. Continue pela Av. Ibirapuera sentido Centro, entre à direita na Rua Borges Lagoa, novamente à direita na Av. Prof. Ascendino Reis, e mais uma vez à direita na Rua Pedro de Toledo. A entrada é no número 1665, em frente ao Hospital do Servidor Público Estadual Francisco Morato de Oliviera. Siga até o final, e tente as vagas atrás das arquibancadas da pista de atletismo.

A infraestrutura do parque é constituída de ciclovia, área para patins, skate, patinete, pista de caminhada, local de lazer, academia ao ar livre, quiosques e sanitários (limpos no dia da visita). 
O local já foi palco de grandes eventos como a Virada Esportiva, o programa Vida e Saúde nos Parques, além de uma série de eventos do núcleo de lazer da Coordenadoria de Gestão de Políticas Públicas e Programas de Esporte e Lazer (CGPE) da SEME.
Há também o Bosque da Fama cuja meta é manter viva a memória esportiva com homenagens - póstumas ou não - a pessoas que tenham atingido grandes feitos no esporte. 
Desde 2008, uma área reservada no Parque das Bicicletas, serve de espaço para a formação deste verdadeiro bosque no qual cada árvore nativa germinada carrega o nome do atleta e suas conquistas. No primeiro ano foram homenageados 13 atletas e nas edições seguintes foram mais 25 ex-campeões.

Sua avifauna se faz presente, pois há inúmeros pássaros no local, que povoam as árvores do parque e atraem os visitantes pelo seu cantar.

Quanto à flora, destacam-se ipês e palmeiras, além de várias árvores frutíferas como ameixeiras, pitangueiras, etc.

Não há lanchonetes no interior do parque. Caso queira, leve bebidas e alimentos de casa.

Há restrições para animais domésticos e andar de bicicletas a mais de 10Km/h.

Quanto à segurança geral do parque, observamos vários vigias no dia da visita. 

Aspectos relevantes do local
  • Uma parcela de 15.500  do terreno do parque foi interditada para a construção da estação AACD - Servidor, da Linha 5 - Lilás do Metrô. A previsão do término das obras dessa linha é para 2015, quando todo o trecho ocupado será devolvido ao município com projetos de urbanização e paisagismo específicos para a região do parque e adjacências.
  • Algumas das futuras estações da Linha 5-Lilás do Metrô podem ser vistas em 3D através da tecnologia da realidade aumentada. O Metrô de São Paulo possibilita de forma interativa o traçado, informações e imagens das estações, em sua nova Central de Relacionamento - no Parque das Bicicletas e pela internet (www.realidademetro.com.br). A central funciona de segunda a segunda, das 8h às 20h e conta com telas de 50 polegadas, onde o visitante pode conhecer cada detalhe, em maquetes eletrônicas, das futuras estações dessa linha: AACD/Servidor, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Hospital São Paulo e Moema, todas com obras já iniciadas. No local, os visitantes também vão poder tirar dúvidas, dar sugestões a agendar visitas às obras.
Informações gerais do parque podem ser obtidas pelo telefone da administração (11) 3396-6543.

Vale a pena
  • Andar de bicicleta pelas pistas existentes no local;
  • Visitar o Bosque da Fama no qual cada árvore nativa germinada carrega o nome de um atleta relevante e suas conquistas;
  • Participar de uma das modalidades esportivas disponíveis no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa - COTP (v. aqui) e no Clube Escola Ibirapuera (clique aqui) e
  • Caminhar e/ou correr pelas pistas próprias, observando a vegetação ao redor e o canto de inúmeros pássaros existentes no local.
Veja vídeo feito no local, quando da visita (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).



A seguir, veja fotos tiradas no local no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do parque).

1 comentários:

  1. Gostaria de saber qual é a distancia do roteiro ou percurso para quem correr no parque das bicicletas.

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site