quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Parque das Bicicletas e Arredores em São Paulo

Parque das Bicicletas

A visita ao Parque das Bicicletas, que fica localizado no bairro de Moema, Zona Sul de São Paulo capital e tem cerca de 45.000 m² de área no total, foi feita num sábado. O parque foi inaugurado em agosto de 2000 e está numa área verde de uma região muito movimentada (cruzamento das avenidas Indianópolis e Ibirapuera).

O Parque das Bicicletas faz parte de um complexo que reúne também a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (SEME), o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) e o Clube Escola Ibirapuera.
Horário de funcionamento:
6h às 22h
Telefone:
(11) 3396-6400
Localização:
Rua Iraé, 35, Moema
Ver no mapa

Avaliação geral (0 a 5) é 2,1.

Como ir ao Parque das Bicicletas

  1. Ônibus - pegue qualquer linha que passe no cruzamento das avenidas Ibirapuera com IndianópolisPara saber as linhas de ônibus, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156  da PMSP ou pelo site da Sptrans (clique aqui). 
  2. Carro - clique no link mapa para traçar seu roteiro.

Estacionamento

Há um pequeno estacionamento para veículos no parque e em sua entrada. No entanto, sugerimos usar o do Centro Esportivo Mané Garrincha. Continue pela Av. Ibirapuera sentido Centro, entre à direita na Rua Borges Lagoa, novamente à direita na Av. Prof. Ascendino Reis, e mais uma vez à direita na Rua Pedro de Toledo. A entrada é no número 1665, em frente ao Hospital do Servidor Público Estadual Francisco Morato de Oliveira. Siga até o final, e tente as vagas atrás das arquibancadas da pista de atletismo.

Infraestrutura do Parque das Bicicletas

A infraestrutura do parque é constituída de ciclovia, área para patins, skate, patinete, pista de caminhada, local de lazer, academia ao ar livre, quiosques e sanitários (limpos no dia da visita). 

Há também o Bosque da Fama cuja meta é manter viva a memória esportiva com homenagens - póstumas ou não - a pessoas que tenham atingido grandes feitos no esporte. 

Desde 2008, uma área reservada no Parque das Bicicletas, serve de espaço para a formação deste verdadeiro bosque no qual cada árvore nativa germinada carrega o nome do atleta e suas conquistas. No primeiro ano foram homenageados 13 atletas e nas edições seguintes foram mais 25 ex-campeões.

Fauna
Sua avifauna se faz presente, pois há inúmeros pássaros no local, que povoam as árvores do parque e atraem os visitantes pelo seu cantar.

Flora
Destacam-se ipês e palmeiras, além de várias árvores frutíferas como ameixeiras, pitangueiras, etc.

Não há lanchonetes no interior do parque. Caso queira, leve bebidas e alimentos de casa.

Há restrições para animais domésticos e andar de bicicletas a mais de 10Km/h.

Quanto à segurança geral do parque, observamos vários vigias no dia da visita. 

Informações gerais do parque podem ser obtidas pelo telefone da administração (11) 3396-6543.

Vale a pena
  • Andar de bicicleta pelas pistas existentes no local;
  • Visitar o Bosque da Fama no qual cada árvore nativa germinada carrega o nome de um atleta relevante e suas conquistas;
  • Participar de uma das modalidades esportivas disponíveis no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa - COTP (v. aqui) e no Clube Escola Ibirapuera (clique aqui) e
  • Caminhar e/ou correr pelas pistas próprias, observando a vegetação ao redor e o canto de inúmeros pássaros existentes no local.
Veja vídeo do Parque das Bicicletas feito na visita (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).




Fotos do Parque das Bicicletas


Tiradas no local no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do parque).

1 comentários:

  1. Gostaria de saber qual é a distancia do roteiro ou percurso para quem correr no parque das bicicletas.

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site