sábado, 5 de junho de 2021

Conheça os 10 parques de SP com pistas exclusivas e áreas para skate


Onde andar de skate em São Paulo? O site “Áreas Verdes das Cidades” relacionou 10 parques da região metropolitana de São Paulo com pistas especiais para a prática de skate - e outras áreas que se tornaram sinônimas do esporte, como a marquise do Parque do Ibirapuera.

Parques para andar de skate em SP

Parque Municipal Chácara do Jockey, no Butantã, zona oeste, tem o maior skate park de São Paulo e é capacitada inclusive para receber competições internacionais. Todo o traçado das pistas foi projetado em parceria com a Federação Paulista de Skate. A área de street, pista com obstáculos como corrimões, paredes inclinadas e escadarias, possui 965m². Já a Bowl, pista em formato de piscina no modelo quadribanks, conta com uma área de 400m². No projeto original há uma escola de skate a ser aberta para a população.

Um dos parques mais frequentados pelos skatistas é o Parque Zilda Natel, ao lado da estação do metrô Sumaré (zona oeste da capital). Há uma grande variedade de pistas: com obstáculos de street, bowl e half pipe.

No Ibirapuera (região central), há um skatepark 
com 600 m² de área construída. A construção tem formato de pista com simulações de espaços urbanos e conceitos de pistas próprias para o esporte, contemplando rampas e obstáculos sob medidas técnicas para o skate e luzes de LED nos obstáculos.

O Parque Jacuí, no bairro União Vila Nova (zona leste), oferece uma super pista com bowl e half pipe, fique atento ao horário de fechamento do parque: às 17h.

No Parque Estadual Cândido Portinari, na zona oeste, dá para praticar downhill na pista de skate asfaltada. Mais recentemente foi instalada a Vans Skatepark São Paulo que foi construído em uma área de 800m2 contando com um deep end de 2,9 m, muitos transfers, extensões, um vulcão central, bordas, corrimão, coping de metal e coping block. 

Outro lugar procurado pelos skatistas é o Parque Independência (zona sul), mas cuidado: só há permissão na parte inferior (Praça do Monumento), entrando pela Rua dos Patriotas em direção ao Monumento à Independência.

Também na zona sul está Parque do Cordeiro ou Martin Luther King com pistas half pipe.

Na zona norte da capital, o Parque da Juventude atrai muitos skatistas pois tem uma das melhores pistas da cidade.

Região Metropolitana de São Paulo

Na cidade de Carapicuíba, o Parque Gabriel Chucre tem uma ampla área para o skate (foto) e em Guarulhos está o Bosque Maia com half pipe, obstáculos de street e bowl.

Por Letícia Jardim Guedes - Redação Áreas Verdes das Cidades

Parque Cândido Portinari

Parque Ibirapuera

Parque Ibirapuera

Parque Ibirapuera


2 comentários:

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site