terça-feira, 12 de agosto de 2025

Jardim da Horticultura em Florença - Itália


O Jardim da Horticultura (Giardino dell’Orticoltura) fica na cidade de Florença, Toscana, na Itália. Menos conhecido e muito charmoso, fica perto da área de San Gallo. Tem uma linda estufa de ferro e vidro do século XIX e muitas plantas mediterrâneas e tropicais. É muito frequentado pelos moradores, especialmente durante feiras de flores.

Contribuição de Ivaldo Silva que forneceu imagens e informações.

Jardim da Horticultura

Horário de funcionamento:
7h às 20h (verão)
8h30 às 18h30 (inverno)

Localização:
Via Vittorio Emanuele II, 4, 50139 Firenze FI, Itália

Ver no mapa


Como chegar ao Jardim da Horticultura 
Ônibus - Use as linhas 12 ou 25 ou 302A ou 307A.
Carros - Trace seu roteiro, quando estiver com seu veículo, no link "Ver no mapa". Há estacionamento pago nas ruas próximas.

Veja previsão do tempo para Florença na Itáia neste link.


Infraestrutura do Jardim da Horticultura
Banheiros: Localizados perto da entrada principal. Esculturas. Café/Bar no Terraço: Aberto sazonalmente; serve café, refeições leves e especialidades locais. Áreas de estar e sombra: Bancos por todo o jardim. Playground: Comodidades para famílias. Acesso para cadeiras de rodas/carrinhos: A maior parte do jardim é acessível; terraço superior somente por escadas. Dicas para uma bela visita na primavera para aproveitar o pico da floração e o mercado de flores. Faça um piquenique para aproveitar o gramado. Use calçados confortáveis para explorar caminhos irregulares. Chegue cedo ou tarde para uma experiência mais tranquila e a melhor luz para fotografar. 

Curiosidades.
Em 1911, o jardim foi palco de uma grande exposição internacional de floricultura, como parte das comemorações promovidas pela municipalidade de Florença pelo quinquagésimo aniversário da unificação da Itália. Naquela ocasião, foram feitas modificações consideráveis, algumas das quais permanecem intactas até hoje: o viaduto sobre a ferrovia, o alargamento da avenida de acesso, a decoração do portão com faixas e a construção da Loggetta Bondi pela Manifattura di Signa. Novos pavilhões construídos contra o muro acomodavam exibições de livros, cerâmicas, ferramentas de jardim e fotografias de época. Alguns pavilhões eram dedicados a árvores altas e um exclusivamente as rosas . Além dos numerosos convidados estrangeiros, a maior parte das exposições, chegando a Florença pela primeira vez, eram espécimes das coleções dos florentinos Carlo Ridolfi e Carlo Torrigiani.

Com a Primeira Guerra Mundial, a atividade da Sociedade Hortícola Toscana iniciou um lento, mas inexorável declínio. Assim, em 1930, o jardim foi adquirido pela Prefeitura, que o designou como jardim público. O grande tepidário (estufa aramada) de Roster encontrava-se em grave estado de abandono, a tal ponto que a Prefeitura destinou fundos especiais para sua restauração entre 1933 e 1936. O tepidário sofreu novamente danos, especialmente durante a Segunda Guerra Mundial; recentemente, em 2000, foi restaurado ao seu antigo esplendor.

Uma passarela de pedestres além da ferrovia leva ao chamado "Jardim dos Jardins do Parnaso", uma pequena área verde situada em uma encosta pitoresca, dominada por uma fonte em forma de serpente ou dragão, que serpenteia caprichosamente pelos degraus. Este jardim, particularmente a área próxima à entrada da Via Trento, é um dos melhores pontos da cidade para ver os "Fochi di San Giovanni", o espetáculo de fogos de artifício realizado anualmente em 24 de junho para a festa de São João, padroeiro de Florença. Este jardim também abriga o "Jardim dos Justos", inspirado no de Jerusalém .

A estufa agora é usada para eventos, aperitivos, festas e atividades culturais, como a iniciativa Chá com as Borboletas.

Seus animais são bem-vindos, mas para os cães, desde que com guias ou focinheiros.

Visitas guiadas estão disponíveis ocasionalmente, especialmente durante grandes exposições ou mediante acordo com a Società Toscana di Orticultura (Società Toscana di Orticultura). A Mostra Mercato di Piante e Fiori anual (25 de abril a 1º de maio) apresenta plantas raras, oficinas e performances.

História do Jardim da Horticultura
Em 1852, observando a difusão da arte da jardinagem, a Accademia dei Georgofili nomeou uma comissão para formar uma sociedade hortícola na Toscana. Foi por sua iniciativa que a Società Toscana di Horticoltura (Sociedade Toscana de Horticultura ) foi fundada em 1854. Daí a necessidade de criar uma horta experimental, que se materializou em 1859, ano em que a Sociedade obteve o arrendamento permanente de um terreno localizado fora da Porta San Gallo, no início da Via Bolognese, de propriedade do Marquês Ludovico Ginori Lisci e da Marquesa Marianna Venturi.
Uma reorganização radical do jardim começou em 1876, com o objetivo principal de sediar futuras exposições nacionais e shows de prestígio. Em 1880, a Federação Italiana de Horticultura organizou a primeira exposição nacional em Florença e, para honrar a tarefa, a Sociedade Toscana decidiu completar seu jardim com a construção de uma grande estufa de ferro e vidro. O interior, que era aquecido por fogões, é embelezado por duas bacias com nichos decorados com pedras esponjosas, uma homenagem à arquitetura maneirista, obra do entalhador florentino Francesco Marini. No total, foram montadas 9.700 peças, com oito toneladas de ferro cilíndrico sustentando a estrutura. Após a inauguração, em 19 de maio de 1880, o cronista de La Nazione o definiu como um "palácio de cristal".

Vale a pena no Jardim da Horticultura
  • Caminhar pelas suas alamedasobservando a vegetação ao redor, incluindo várias espécies de flores, especialmente na primavera;
  • Realizar piqueniques nas áreas destinadas para tal;
  • Fazer uma refeição ou simplesmente tomar um café no estabelecimento próprio, aberto sazonalmente e
  • Utilizar os playgrounds para as crianças brincarem.

OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações.
Fonte dos textos: Obtidos por IA. Portais da Wikipedia (https://it.wikipedia.org/wiki) e Audiala (https://audiala.com/)
___________________________________________________________________________

Veja vídeo do Jardim da Horticultura



Fotos do Jardim da Horticultura

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site