sexta-feira, 29 de julho de 2016

Parques de São Paulo têm planetários gratuitos para toda a família

Os planetários são opções divertidas para crianças e adultos e há dois localizados em São Paulo: no Parque do Ibirapuera, na região central, e no Parque do Carmo, em Itaquera, na zona leste da capital.

Os planetários são espaços para aprender um pouco sobre a Astronomia e despertar o interesse pelas ciências. Em grandes centros metropolitanos como São Paulo, em que a observação do céu é prejudicada pela poluição atmosférica, nuvens e pela iluminação noturna, os planetários podem ser uma ferramenta para o ensino básico de Astronomia para todos.

As salas de projeção têm uma cúpula e as cadeiras estão dispostas de forma circular para o espectador aproveitar ao máximo as viagens projetadas pelo céu: configuração dos astros, em qualquer instante e em qualquer lugar da Terra ou do Sistema Solar, constelações, fenômenos astronômicos como eclipses, rotação de planetas, meteoros, por meio de projeção luminosa.

Também é possível simular uma viagem espacial pelo Sistema Solar, eclipses, fases da Lua e outros fenômenos cósmicos.

Nos dois planetários, as sessões duram 30 minutos. Horários: 10h, 12h, 15h e 17h, todos os sábados, domingos e feriados. Os eventos são gratuitos.


Ambos os planetários são geridos pela UMAPAZ – Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz, a qual desenvolve ações de Educação Ambiental da SVMA – Secretaria do Verde e Meio Ambiente.

Parque do Ibirapuera


O Planetário do Parque do Ibirapuera (Prof. Aristóteles Orsini) é o primeiro do Brasil,
fundado em 1957, e tem uma cúpula de 9m de altura e 18m de diâmetro. As estrelas são representadas com alto nível de fidelidade com a natureza, tanto em brilho como em cor, projetadas através de 9.000 fibras ópticas e 42 conjuntos de lentes.

O prédio é importante patrimônio histórico, científico e cultural, tombado pelo Conselho Municipal de Tombamento e Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat). 
A entrada é pela Av. Pedro Álvares Cabral, Portão 10 (pedestres) ou Portão 3 (Estacionamento- zona azul).
Divisão de Astronomia e Astrofísica - Escola Municipal de Astrofísica
Tel.: 11 5575-5206 

Você também pode visitar o planetário para observações noturnas (veja abaixo) ou para participar de palestras para aprender conceitos básicos de astronomia.


Parque do Carmo - Olavo Egydio Setúbal
A cúpula do Planetário do Carmo tem 10m de altura e 20m de diâmetro e em seu centro está o planetário modelo Universarium VIII/IX. No equipamento da zona leste, as estrelas são representadas com alto nível de fidelidade por meio de 9.000 fibras ópticas e 109 conjuntos de lentes.

No Planetário do Carmo, antes e depois de cada sessão aos fins de semana e feriados, os visitantes poderão levar, cada um, um livro para casa doado pela Ação Cultural "Adote um livro e transforme-se".

Planetário do Parque do Carmo
Endereço: Av. Afonso Sampaio Souza, 951 - Itaquera
Telefone: 11 2522-4669


Observações para ambos os planetários:
Por questões relacionadas à segurança e ao ambiente interno da sala durante as sessões, é permitida a entrada de crianças a partir de 5 (cinco) anos, desde que os pais ou responsáveis apresentem o documento de identidade.

É importante destacar que, em fins de semana de 4 (quatro) dias, prolongados por feriados, não haverá sessão na emenda da data comemorativa.

Senhas em sessões para o público: As senhas para as exibições ao público serão distribuídas sempre a partir de uma hora antes do horário das sessões, ou seja, a partir de 9h, 11h, 14h e 16h dos sábados, domingos e feriados.

Atenção! Não será feito agendamento nem reserva de lugares por telefone, internet, e-mail ou qualquer outro método que não seja a distribuição de senhas dentro dos horários estabelecidos.

Por Letícia Jardim Guedes - Redação Áreas Verdes das Cidades

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site