sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Feriado do Dia das Crianças (12 de outubro): Confira os parques abertos em São Paulo na quarentena

Neste feriado de segunda-feira, dia 12 de outubro (Dia das Crianças e Dia  da Padroeira do Brasil - Nossa Senhora da Aparecida) as opções de lazer estão limitadas por causa da quarentena imposta pela pandemia de coronavírus. A maioria dos parques de São Paulo fecha aos fins de semana e feriados, mas você aproveitar para se divertir em 3 áreas verdes da cidade: no Jardim Botânico de São Paulo (zona sul), no Parque Ceret (zona leste) e no Centro de Esportes Radicais (centro).

O Ceret e o Centro de Esportes Radicais têm horário especial de funcionamento (das 6h às 14h). Há várias medidas de restrição à visitação: o uso da máscara é obrigatório e será medida a temperatura na entrada do parque (limite de 37,5°C). Os esportes coletivos estão proibidos – permitidos apenas corrida, caminhada e andar de bicicleta –, assim como os playgrounds. Há controle de acesso, que não deve superar 50% da capacidade de visitantes. 

A Avenida Paulista também pode ser uma opção de passeio ao ar livre, apesar de não estar interditada para os veículos motores no feriado e os dois parques do local também estarem fechados. A ciclovia, localizada no meio da via, é uma boa maneira de percorrer um dos mais famosos pontos de São Paulo.

O Zoológico e o ZooSafári (antigo Simba Safári) também estão abertos diariamente, com horário e capacidade reduzidos:
Segunda a sexta-feira: 10h às 16h
Sábados domingos e feriados: 9h às 16h
Para mais informações sobre a visitação no Zoológico e Zoo Safári clique aqui.

Mais 2 semanas para decidir se parques abrem aos fins de semana 

Neste sábado (10 de outubro), a região metropolitana de São Paulo entra na fase verde do Plano SP, que permite uma flexibilização maior da quarentena do corona vírus para atividades culturais (cinemas, teatros e museus). Entretanto, a maioria dos parques de São Paulo continua fechada aos fins de semana e feriados por pelo menos mais 2 semanas. Em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (9), o prefeito Bruno Covas disse que após 15 dias será feita uma avaliação da evolução da pandemia, "para verificar se é o caso para a abertura dos parques aos finais de semana".

 A Avenida Paulista, um dos pontos de lazer preferidos dos paulistanos aos fins de semana, permanece aberta para veículos motores aos domingos por pelo menos mais 15 dias. "A Avenida Paulista é mais complicada para conter a quantidade de pessoas. Nos parques conseguimos contar a quantidade de pessoas para manter o índice de ocupação de 60%, mas na Paulista, há inúmeros pontos de entrada e saída e, portanto, é muito mais complicado de fazer a contagem e segurar a aglomeração", disse Covas.

 Jardim Botânico de São Paulo

Jardim Botânico de São Paulo funciona de terça a domingo, das 9h às 17h (fecha às segundas para manutenção). O restaurante e a loja de souvenirs estão abertos e também limitam o número de pessoas em seu interior. As exposições, estufas, castelinho e museus permanecem fechados

Há totens para distribuição de álcool gel no local e o distanciamento de 1,5 metro por pessoa e a não aglomeração devem ser observados.

Os bebedouros estão lacrados e os sanitários abertos para a população e serão frequentemente sanitizados, assim como os aparelhos de uso comum e as mesas de piquenique. 

ingresso ao local é cobrado. preço é R$ 10, estudantes pagam R$ 5 e é gratuito para crianças menores de 4 anos, idosos acima de 60 anos e portadores de necessidades especiais (valores de setembro de 2020).

Para mais informações sobre o Jardim Botânico de São Paulo (como chegar, mapas, etc) clique aqui

Parque Ceret

Parque Ceret está aberto aos fins de semana, mas com horário reduzido, das 6h às 14h. Todas as atividades esportivas coletivas estão suspensas. O parque está aberto apenas para caminhadas e corridas ao ar livre e com uso obrigatório de máscaras. Na entrada do parque, haverá medição de temperatura e se o frequentador tiver mais de 37,5°C, será barrado.

Os outros aparelhos do parque (quadras, ginásio, playgrounds, etc) continuam fechados (desde de 21 de março), como medida de prevenção do coronavírus. 

Para mais informações sobre o Parque Ceret (como chegar, mapas, etc) clique aqui

Centro de Esportes Radicais

Centro de Esportes Radicais também está aberto aos fins de semana, mas com horário reduzido, das 6h às 14h. Todas as atividades esportivas coletivas estão suspensas. O parque está aberto apenas para caminhadas e corridas ao ar livre e com uso obrigatório de máscaras. Na entrada do parque, haverá medição de temperatura e se o frequentador tiver mais de 37,5°C, será barrado.

Os outros aparelhos do parque (quadras, ginásio, playgrounds, etc) continuam fechados (desde de 21 de março), como medida de prevenção do coronavírus. 

Para mais informações sobre o Centro de Esportes Radicais (como chegar, mapas, etc) clique aqui


Há também várias praças na cidade que vc pode aproveitar, tais como:

Veja também:

8 comentários:

  1. Cinema, teatro, bares e restaurantes sim...parques nao, incongruente!

    ResponderExcluir
  2. Alguem sabe me diser se o parque do carmo em Itaquera vai abri no dia da criança

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conforme a publicação acima, somente o Parque Ceret, o Jardim Botânico de SP e o Centro de Esportes Radicais abrirão no Dia das Crianças (12/10). Abs

      Excluir
  3. O parque Ibirapuera irá abrir amanhã?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conforme a publicação acima, somente o Parque Ceret, o Jardim Botânico de SP e o Centro de Esportes Radicais abrirão amanhã (12/10). Abs

      Excluir
  4. Ibirapuera está aberto amanhã??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, somente o Parque Ceret, o Jardim Botânico de SP e o Centro de Esportes Radicais abrirão em 12/10. Abs

      Excluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site