terça-feira, 6 de outubro de 2020

Parque da Luz em Florianópolis (SC)


O Parque da Luz é uma área verde de lazer da cidade de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. Com área de 37.435 m², está localizado integralmente na zona urbana central da cidade, nos altos da rua Felipe Schmidt. Por se situar na cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz, possui um mirante de onde se pode avistar esse monumento histórico, bem como a orla urbana marítima de Florianópolis.
Colaboração com fotos e impressões de Cássia Aresta. 
Parque da Luz

Horário de funcionamento:
Ininterrupto

Telefone:
(48) 3234-6049
Localização
Altos da Rua Felipe Schmidt entre Rua Jornalista Assis Chateaubriand e Alameda Adolfo Konder, Centro, Florianópolis, SC
Ver no mapa

Como ir ao Parque da Luz

  1. Carro - clique em "Ver no mapa", traçando seu roteiro. Há vagas para estacionamento em alguns trechos da Rua Felipe Schmidt, atentando para a sinalização de trânsito no local, e nos bolsões na Avenida Beira Mar.
  2. Ônibus - linhas 230 - Canasvieiras via Gama D'Eça, V-630 - Corredor Continente via Hercílio Luz, V-844 -Bairro de Fátima via Hercílio Luz, V-671 - Promorar vai Hercílio Luz, entre outras. Para saber outras linhas de ônibus, fornecendo origem e destino, consulte este link.
  3. Bicicletas - Por meio de ciclovias existentes na cidade e que passam no local.

Infraestrutura do Parque da Luz 

O espaço conta com área de lazer, campo de futebol, esculturas, parque infantil, relógio de sol, quiosque, ciclovia, passeio para pedestres, academia de ginástica ao ar livre, viveiro para árvores frutíferas, bancos, mesas,  mesas para jogos de dominó e cartas, entre outras atrações.

Flora
É constituída por árvores remanescentes de Mata Atlântica e várias flores, como Estrelícias, Helicônias, Flor do Maracujá, Hibiscos, entre outras, além de áreas gramadas.

Fauna
Vários pássaros ficam nas árvores do local, especialmente os originários das espécies da Mata Atlântica.

Atenção! Não há sanitários disponíveis no Parque da Luz. Caso queiram alimentar-se há um quiosque que serve bebidas e alimentos.

História do Parque da Luz
A Colina da Vista Alegre ou o Morro do Barro Vermelho como era chamado o atual Parque da Luz, compunha-se de elevações estruturais sobre um maciço rochoso. Em 1840 o terreno foi destinado as Irmandades e Ordens religiosas e ali instalou-se os Cemitérios no caminho do Estreito, como se chamava então esta região da cidade. Em 1887 já se cogitava remover a necrópole, mas a transferência do Campo Santo para o Bairro ltacorubi prolongou-se até o ano de 1925. E logo após, no ano de 1926 foi inaugurada a Ponte Hercílio Luz. Próximo a área do atual Parque da Luz, tínhamos o Forte Santana (1761) uma das bases do projeto português no extremo sul, e o Forno do Lixo (1910-1914).

Ao sul desta área localizava-se o Porto no bairro Rita Maria, os estaleiros, as fábricas de pregos e pontas, de rendas e bordados de Carl Hoepck e a vila operária. Ao longo das últimas décadas o campo santo abrigou passantes, parque de diversões, associações, albergues da juventude, clubes afros, punks e sem tetos. Inaugurada a ponte Hercílio Luz, símbolo arquitetônico da cidade, consolida-se a capital e reabre esta área à vida urbana, paradoxalmente oriente e ocidente se encontram, pois apesar de todo crescimento da cidade desde então permanece uma elevação rochosa, livre, aberta e pública, de onde se descortina um horizonte aberto das duas baias, do sol e da lua e da majestosa travessia, compondo um elo escultural paisagístico, ecológico, artístico e cultural.

O Parque da Luz é uma área verde criada a partir da conscientização comunitária e ambiental e da necessidade de se preservar e manter a beleza cênica e histórica da cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz.

A Associação dos Amigos do Parque da Luz, que gestiona o local juntamente com a Fundação Municipal do Meio Ambiente (FLORAM), é uma organização não governamental, criada em 1997, com o objetivo de salvaguardar e preservar esta área de grande valor histórico e paisagístico, que hoje se chama Parque da Luz. Foram realizados inúmeros encontros artísticos musicais, moções científicas e políticas, até que o parque fosse compreendido e assimilado pela cultura urbana como espaço vital, hoje indispensável às atuais e futuras gerações.
Com o intuito de dar uma destinação definitiva para a área e acabar de vez com as ameaças de ocupação a que ela sempre esteve submetida (órgãos públicos, hotéis, shopping, centro de convenções, entre outros) a comunidade através da Associação dos Amigos do Parque da Luz coletou 10 mil assinaturas, que serviram de suporte e respaldo para a Lei Complementar 051/99, que transformou definitivamente o local em Área Verde de Lazer. Posteriormente, através da Lei Ordinária 8017/09, a área passou a ser denominada oficialmente Parque da Luz.

Vale a pena no Parque da Luz
  • Levar as crianças para brincar no parquinho infantil existente;
  • Levar seus cães para passear/brincar no local, desde que em guias ou coleiras;
  • Caminhar pelas pistas/trilhas do parque apreciando seu entorno e
  • Fazer piqueniques ou simplesmente relaxar à sombra das árvores existentes (várias aroeiras), contemplando o belo visual que se tem no local da baía sul e da Serra do Tabuleiro.
__________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações.
Fontes do texto: Websites "Associação dos Amigos do Parque da Luz" (https://parquedaluz.wordpress.com/), Wikipédia (https://pt.wikipedia.org/) e  Portal "Minha Floripa" (https://www.vivendofloripa.com.br).
Fotos de Cássia Aresta
____________________________________________________________________________________________________________________________


Veja vídeo da Parque da Luz feito na visita (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).


Fotos da Parque da Luz tirada no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do local).

3 comentários:

  1. Parque muito bem cuidado,ideal para famílias é seu Pet.
    A FLORAM e a AAPLUZ- Associação dos Amigos do Parque da Luz estão presentes nos cuidados do Parque.

    ResponderExcluir
  2. Aqui na descrição do Parque fiz que: Os PETs podem compartilhar do parque uma vez que esteja com guia.
    O que vemos no dia a dia não é deste modo para alguns fomos de pets, que inclusive utilizam o parque infantil para que seu pet fique brincando, sendo que no portão está escrito (porém letras miúdas e apagado)que é PROIBIDO A PERMANÊNCIA de ANIMAIS.
    Sugestão:
    Cercar um local especial para os pets.

    ResponderExcluir
  3. Corrigindo:
    Fiz = diz
    Fomos = donos

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site