quarta-feira, 18 de março de 2015

Praça Vaz Guaçu - Mirante de Santana em São Paulo

A Praça Vaz Guaçu, onde fica o Mirante de Santana, foi visitada num sábado e fica localizada no Jardim São Paulo, Zona Norte da cidade de São Paulo. O Mirante de Santana é a principal estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) no município de São Paulo. Está a 792 metros do nível do mar, sendo possível ter um adequado monitoramento da previsão do tempo e também uma vista de 360 graus da cidade. Nesta estação é medida a quantidade de chuva, umidade relativa do ar, radiação, pressão atmosférica, a direção e velocidade do vento.
Horário de funcionamento:
Ininterrupto
Localização:
Praça Vaz Guaçu, Jardim São Paulo
Ver no mapa

Como chegar 
Use as linhas de ônibus de números 107T-10 - Metrô Tucuruvi-Terminal Pinheiros,107T-31 - Metrô Tucuruvi-Terminal Pinheiros, 174M-10 - Jardim Brasil-Museu Ipiranga,1778-10 - Jaçanã-Metrô-Santana e 1788-51- Jardim Campo Limpo-Metrô Santana. Desça no ponto da Av. Leôncio de Magalhães na altura do número 556. Percorra cerca de 750 m a pé e estará na praça.
Para saber outras linhas de ônibus, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156  da PMSP ou pelo site da Sptrans (clique aqui). 
De carro vá ao box acima e clique em "Ver no mapa", traçando seu roteiro.

Há vagas para o estacionar veículos em torno da praça ou nas ruas próximas, mas verifique sempre a sinalização de trânsito no local.

Infraestrutura 
Pistas para caminhadas, equipamentos de ginástica e playgrounds para as crianças. Da praça é possivel ter uma vista parcial do bairro de Santana e do centro da cidade. Somente na parte mais alta, onde está o mirante do INMET, que é restrita aos seus técnicos, há uma visão completa da cidade.

Flora
É composta por remanescente de Mata Atlântica, além de áreas gramadas. Há a presença de algumas árvores frutíferas (goiabeiras, tangerineiras, etc.).

Fauna
Há pássaros frequentadores das árvores da praça, especialmente os originários das espécies da Mata Atlântica.

Observamos animais domésticos com seus donos percorrendo a praça, sendo recomendado que os cães estejam em guias. 

No tocante à segurança geral da praça, não observamos quaisquer policiais no dia da visita. À noite devem-se tomar todos os cuidados possíveis devido as características do local (ermo).

Quanto a manutenção atual da praça pode ser melhor, merecendo um maior cuidado da Prefeitura de São Paulo, que a administra.

Atenção! Visitas ao mirante são restritas a estudantes e profissionais da área de meteorologia/climatologia (maiores informações no telefone 5051-5700).

Sinopse histórica do mirante
(Fonte: Wikipédia)
O prédio do observatório é de 1929 e passou a registrar dados meteorológicos em 1945. No mirante foram registradas oficialmente a menor e maior temperatura no município. A mínima de -2,1 °C, em 2 de agosto de 1955 e a máxima de  37,8 °C em 17 de outubro de 2014, ultrapassando o recorde anterior de 37,0 ºC registrado em 20 de janeiro de 1999.  Os maiores acumulados de chuva registrado em 24 horas foram de 151,8 milímetros em 21 de dezembro de 1988, 140,4 milímetros em 25 de maio de 2005 e 114,3 milímetros em 15 de dezembro de 2012.

A Climatempo Meteorologia fez um interessante vídeo, postado no YouTube, sobre o Mirante de Santana, mostrando profissional do INMET descrevendo as atividades desenvolvidas no local (v. aqui)

Vale a pena
  • Levar as crianças para brincar no playground existente;
  • Utilizar os bons equipamentos de ginástica instalados no local;
  • Caminhar pelas pistas da praça, atentando para a vegetação ao redor e o cantar dos pássaros e
  • Observar uma panorâmica parcial do bairro de Santana e do centro da cidade.
_________________________________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações.
Fonte: Website "Wikipédia" (http://pt.wikipedia.org)
________________________________________________________________________________________________________

Veja vídeo feito no local, quando da visita (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).

A seguir, veja fotos tiradas no parque no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do local).


2 comentários:

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site