sexta-feira, 14 de junho de 2024

Inverno 2024: Previsão é de frio no centro e sul do Brasil; Conheça as flores da estação


O inverno de 2024 começa no dia 20 de junho (quinta-feira), às 17h51, no hemisfério sul. A previsão é que a estação mantenha as médias históricas com suas características típicas: temperaturas baixas no centro-sul do Brasil e chuvosa no Norte e Nordeste.

  • Siga o Áreas Verdes das Cidades no Instagram e no Facebook - todo dia tem novidades sobre parques do Brasil e do mundo, vida saudável, sustentabilidade e bem-estar!

A NOAA (Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos) confirmou o término do fenômeno El Niño que poderia influenciar a estação. Segundo a agência, a temperatura do Oceano Pacífico na faixa equatorial está normal.

Massas de ar seco no interior do país vão dificultar o avanço do ar polar, que tende a ficar mais restrito à região Sul.

A temperatura vai ficar acima da média nos três meses do inverno nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Mas ondas de frio deverão ocorrer. Massas de ar frio, algumas bem amplas, devem ser mais frequentes entre agosto e setembro.

As quedas mais bruscas de temperatura no Sudeste devem ocorrer no fim do inverno, em agosto e em setembro, quando a frequência de passagem de massas de ar frio será maior.

Há maior potencial de geada nos estados da região Sul, principalmente entre a segunda quinzena de julho e início de setembro. Além disso, há possibilidade de geada no sul do Mato Grosso do Sul e em áreas de São Paulo.

Ondas de calor são esperadas no fim da estação, em agosto e setembro, meses que tendem a ter temperaturas acima a muito acima da média.

Flores de inverno

Helicônia - O florescimento da Heliconia angusta, que é nativa da Mata Atlântica, se dá no inverno

Helicônia - Chácara das Flores

Chácara das Flores - zona leste de São Paulo

Eritrina Árvore ornamental já bastante difundida no paisagismo, é nativa das florestas semidecíduas da Mata Atlântica
Eritrina-candelabro - Parque das Bicicletas

Parque das Bicicletas - zona sul de São Paulo


Cipó de São João - planta nativa do Brasil, floresce no inverno e portanto leva o nome do santo das festas juninas
Cipó de São João
Pixabay.com
Azaleia - a planta não é nativa do Brasil, veio do Japão, mas se adaptou muito bem, principalmente em São Paulo. Ela pode florescer praticamente o ano todo, mas no inverno, o clima mais seco favorece sua florada
Azaleia - Parque Ten. Brig. Roberto Faria
Parque Ten. Brig. Roberto Faria - zona norte de São Paulo
Cravo - as temperaturas mais amenas são ideias para a planta, cuja semeadura pode ser feita até julho, com 30 a 40 dias para floração
Cravo - Solo Sagrado de Guarapiranga
Solo Sagrado de Guarapiranga - zona sul de São Paulo

Boca de Leão - prefere temperaturas mais amenas, e floresce o inverno inteiro, tornando-a perfeita para a estação mais fria
Boca de Leão
Pixabay.com
Orquídeas - de diferente tipos, geralmente florescem com temperaturas mais baixas

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site