quarta-feira, 7 de junho de 2023

Parque Oschin em Monte Verde, Camanducaia (MG)


O Parque Oschin fica em Monte Alegre, que é um distrito do município de Camanducaia no sul do Estado de Minas Gerais. Sua população fixa gira em torno 4.500 habitantes, mas durante as férias de inverno aumenta significativamente, pois fica a 1.555 metros de altitude, constituindo uma atração pelo seu clima, que é tropical de altitude com características de clima subtropical devido a seu relevo montanhoso. Mesmo em baixa latitude sua temperatura atinge valores negativos no inverno (Julho). Seus verões são amenos e chuvosos e seus invernos são frios e pouco secos. O Parque Oschin possui uma área de 45.000 m² de natureza exuberante, e através de uma leve caminhada pode-se observar pássaros, nascentes, araucárias e xaxins centenários, conectando-se com a natureza.

Parque Oschin

Horário de funcionamento:
Todos os dias das 10 às 18h, exceto às terças-feiras (fechado)
Telefones:
(35) 99753-4333 
Localização:
Rua da Mantiqueira, 1460, Monte Verde, Camanducaia (MG)
Ingresso pago

Ver no mapa

Como chegar ao Parque Oschin

Carros -  Trace seu roteiro, quando estiver com seu veículo, no link "Ver no mapa". Há estacionamento na rua do parque, que não é asfaltada.

Veja previsão do tempo para Monte Verde (MG) neste link.

A entrada do parque é R$ 50 (preços em junho/2023) para Crianças até 2 anos cortesia; de 3 a 11 anos, R$ 25As entradas podem ser compradas neste link.

Infraestrutura Parque Oschin
Há o Caminho das Hortênsias, um Mega Playground, o Lago da Nalu, a Pedra do Bento, a Cascata da Olívia, a Gruta do Ian, a Cascata da Siriema, área para piqueniques, redário, bosque de araucárias, estufa de morangos, restaurante (especializado em comidas alemãs) e há lhamas espalhadas pelo parque. Através de uma leve caminhada pode-se observar pássaros, nascentes, araucárias e xaxins centenários, conectando-se com a natureza.

Flora no Parque Oschin
Dentro do bioma da Mata Atlântica, o parque conserva um dos maiores trechos da vegetação original da ecorregião com árvores como o ipê e o carvalho, mas também possui vegetação de áreas subtropicais, como o pinheiro-do-paraná (araucária), xaxins, cedros e outros.

Fauna no Parque Oschin
Quanto a biodiversidade de fauna, presentemente foram registradas espécies de borboletas, anfíbios, serpentes, lagartos, peixes e inúmeras de aves. Há algumas lhamas, que são uma das atrações do parque.

Pets são admitidos no Parque Oschin, mas cuide dos seus resíduos. A administração do local disponibiliza sacolas plásticas. O parque não é recomendável para andar de bicicletas de adultos em seu interior.

Para visitar o Parque Oschin (abre às 10h) o ideal é chegar logo após a abertura, fazer as trilhas, visitando as atrações já citadas e, caso queira, almoçar no restaurante do local, que possui um cardápio variado, que inclui comida alemã.

O acesso ao parque, desde que com as pulseiras-ingresso é livre a qualquer hora do dia, o que flexibiliza muito o passeio pela cidade, podendo voltar ao local, sendo o mesmo dia, sem pagar novos ingressos.

Recomendações gerais no Parque Oschin
  • Jogue o lixo nos locais adequados ou encontre uma forma de acondicioná-lo para trazê-lo de volta;
  • Não alimente os animais;
  • Animais, plantas, rochas, frutos e sementes encontrados no local fazem parte do ambiente e nele devem permanecer;
  • Tire apenas fotografias; deixe somente leves pegadas; e leve para casa imagens na sua memória;
  • Beba água frequentemente;
  • Use sempre protetor solar;
  • Para evitar os insetos, passe repelente com frequência e
  • Use roupas e calçados apropriados para caminhada.
História do Parque Oschin
O parque leva o sobrenome (Oschin) da família de origem na Letônia, país situado no Mar Báltico entre a Lituânia e a Estônia, cuja paisagem é marcada por praias largas e florestas vastas e densas. A família está em Monte Verde desde da década de 1960 e o parque foi idealizado pelo Sr. Oschin para seus netos, sendo agora aberto para todas as famílias. O parque foi aberto para visitação pública em fevereiro de 2020, sendo fechado em seguida devido à pandemia. Sua reabertura foi em julho desse mesmo ano.

Vale a pena no Parque Oschin
  • Usar o Mega Playground, especialmente para as crianças, que devem estar acompanhadas pelos pais;
  • Caminhar pelas trilhas que levam às diversas atrações do local, apreciando o belo entorno com muitas flores e ouvindo o cantar dos pássaros;
  • Procurar as lhamas que estão presentes no parque para conhecer esses animais não muito comuns no país;
  • Utilizar para uma refeição ou uma simples bebida, o restaurante do parque e
  • Apreciar a cascata da Siriema, que é acessada por uma trilha que exige atenção devido ao piso bastante irregular para chegar lá.
___________________________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações.
Fonte dos textos Portal Oficial do Parque Oschin (http://parqueoschin.com.br/#atracoes) e Wikipédia (https://pt.wikipedia.org/).
___________________________________________________________________________________________________

Veja vídeo do Parque Oschin



Fotos do Parque Oschin

1 comentários:

  1. Haverá nesse ano (2022) as festividades juninas e quando serão as datas? Obrigado

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site