quinta-feira, 13 de maio de 2021

Prática de exercícios físicos pela população diminui pela metade na pandemia, diz USP


A prática de exercícios físicos pela população diminuiu 50% durante a pandemia de covid-19, segundo o Grupo de Pesquisa em Fisiologia Aplicada & Nutrição, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Em maio do ano passado, um estudo deste grupo da USP já previa o aumento da inatividade física por causa da pandemia e alertava para o risco que a diminuição da prática representa à saúde da população. Uma das pesquisas, que foi base para a análise do estudo da USP, mostra que a falta de atividade física é responsável por cerca de 9% da mortalidade anual, resultando em cerca de 5 milhões de mortes por ano no mundo. Outros dados encontrados mostram que mesmo a inatividade de curto prazo (até um mês) pode aumentar o fator de risco para as doenças do coraçãoO estudo recebeu o prêmio 2020 Impact Award do American Journal of Physiology - Heart and Circulatory Physiology. 

No entanto, a previsão se confirmou. “Nós temos dados que de fato confirmam que a inatividade física cresceu, especialmente nos grupos clínicos mais expostos à condição de isolamento social”, diz Bruno Gualano, professor da Faculdade de Medicina da USP.

O medo do contágio por coronavírus, o fechamento dos parques e academias e a alteração brutal nas rotinas de todos acarretou na mudança de comportamento. O professor afirma que é preciso manter os cuidados diante dos riscos da covid-19, mas é essencial continuar a praticar atividades físicas, pois reforçam a imunidade do organismo e previnem as condições que são fatores de risco para a covid grave - como obesidade, diabete tipo 2 e hipertensão.

“A atividade física é essencial, mas a academia de ginástica não é. O que eu quis dizer com isso? Que a academia não é importante? Não, é importante, mas não é vital. Significa que eu consigo manter meus níveis de atividade física sem me entranhar numa academia que não traga as condições ideais de proteção”, diz Gualano.

A caminhada, corrida e andar de bicicleta pelas ruas e parques (que foram reabertos em diversas cidades, como São Paulo) são indicados, contanto que se use máscaras e se evite aglomerações, respeitando o distanciamento. Confira os parques abertos em São Paulo! A maioria tem alteração no horário de funcionamento por causa do toque de recolher do Plano SP

Exercícios físicos em casa também são recomendados para todas as idades. Há várias vídeo-aulas disponíveis gratuitamente para montar uma rotina de exercícios facilmente. Veja as dicas neste link

A orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é a prática de 150 a 300 minutos por semana de atividade física moderada a vigorosa


1 comentários:

  1. Precisamos urgente de.mais parques,com muitas árvores, e que sejam muito bem cuidadas. Acho quw deveria fazer parte das obrigações das prefeituras exigirem esses cuidados. Nao custa nada termos respeito com nossa flora.

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site