sexta-feira, 7 de maio de 2021

8 de maio – Dia Nacional do Turismo foi criado para homenagear parque

Desde 2012, o governo brasileiro considera oficialmente o dia 8 de maio como Dia Nacional do Turismo. A data, que substitui a anterior de 2 de março, foi escolhida por ser o dia em que o Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, começou a ser instituído pelo Estado do Paraná em 1916. 

O Parque Nacional do Iguaçu recebe anualmente cerca de 1,5 milhão de visitantes e constitui um ícone do turismo nacional e mundial.

Atualmente, o parque está fechado por causa do isolamento social indicado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para conter o coronavírus.


As atividades econômicas ligadas ao turismo devem se recuperar entre julho e agosto no Brasil, segundo Mariana Aldrigui, professora do curso de Lazer e Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP. A projeção é baseada em relatórios de países que estão em estágios mais avançados da pandemia.“Mas, claro, isso irá depender da adesão do consumidor, que inicialmente deve fazer viagens curtas, turismo doméstico”, diz a professora ao Jornal da USP.

Turismo no mundo

O turismo representa uma parte crescente da economia global, chegando a representar 9% do Produto Interno Bruto (PIB) e empregando 1/11 pessoas em âmbito internacional. Dos mais de 1,2 bilhão de turistas que viajam pelo mundo, apenas meio por cento (6,5 milhões) chegam ao Brasil. 

Com informações do Jornal da USP
Leticia Jardim Guedes - Redação do Áreas Verdes das Cidades

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site