Jardim Botânico de São Paulo |
O site Áreas Verdes
das Cidades - Guia de parques escolheu
os 5 melhores parques na zona sul de São Paulo. São belíssimas áreas
verdes na capital que oferecem espaços para caminhadas e corridas, fazer piquenique,
levar as crianças nos playgrounds ou aproveitar um dia em contato com a natureza
para fazer um passeio.
Os critérios usados para a
classificação baseiam-se, principalmente, em pontos atribuídos quanto a diversidade
de atrações/infraestruturas (playground, ciclovia e ciclofaixa, museu,
biblioteca, pista para caminhada e corrida, área de estar, etc); facilidades
de acesso (ônibus, metrô, carro, estacionamento, etc.); manutenção
do local, inclusive limpeza dos sanitários (avaliados no dia da
visita), segurança no local; opções de alimentação/bebida (bebedouros,
lanchonetes, restaurantes, etc.), diversidade da flora/fauna presente
e, também, a existência/promoção de atividades físicas e
culturais no local.
Veja também a lista dos parques da zona sul de SP visitados pelo site Áreas Verdes das Cidades e descubra
o mais próximo de você
O site Áreas Verdes das Cidades visitou, resenhou e
publicou até o momento 180 áreas verdes urbanas em seus mais
de 7 anos. Confira também a nossa lista dos 10 melhores parques da cidade de São Paulo.
Os 5 melhores parques na zona sul de SP e suas principais atrações
Veja as principais atrações, localização, mapa, horário de
funcionamento, telefone e mais informações de cada um dos parques (confirme antes de sair de casa). Clique no nome de cada parque para ver a resenha completa, o vídeo e as fotos do local feitos durante nossa visita.
1) Jardim Botânico de São Paulo
O local serviu para a captação de águas até 1928, que abasteciam o bairro do Ipiranga. Neste mesmo ano, o naturalista Frederico Carlos Hoehne foi convidado para implantar um Jardim Botânico na região.
O Jardim Botânico oferece, entre outras atrações, estufas, orquidário, Museu Botânico, lagos, Jardim de Lineu, Jardim dos Sentidos, Túnel de Bambu, "Castelinho" e a Trilha da Nascente do Riacho do Ipiranga. Na entrada do jardim na Alameda Fernando Costa, há o córrego Pirarungáua. Também há lanchonete e restaurante no Jardim Botânico de SP.
Não é permitido andar de bicicleta, skate ou patins. E os cachorros estão proibidos no parque.
Não é permitido andar de bicicleta, skate ou patins. E os cachorros estão proibidos no parque.
Atenção: o ingresso ao local é cobrado. O preço é R$ 10, estudantes pagam R$ 5 e é gratuito para crianças menores de 4 anos, idosos acima de 60 anos e portadores de necessidades especiais. (O valor é de setembro de 2017). Esse é o único parque dessa lista em que é necessário pagar ingresso para ter acesso.
|
2) Parque Independência
O Parque Independência é um marco histórico nacional. Na Colina do Ipiranga, junto ao Riacho do Ipiranga, D. Pedro I declarou o país independente de Portugal em 1822. Um jardim projetado em estilo francês une o museu e o monumento aos outros edifícios existentes no local, que abrigam um viveiro de plantas e um Museu de Zoologia.
Há uma praça para eventos, estacionamentos, pista de Cooper, aparelhos de ginástica, playground, área de estar, chafariz com fonte e cascata, Casa do Grito e Monumento à Independência e a Cripta Imperial.
Aos sábados são montadas pistas de skates numa parte da Praça do Monumento, que são utilizadas pelos praticantes e que tem a presença de muita gente.
Parque Independência
Horário de funcionamento:
5h às 20h
|
Telefone:
(11) 2273-7250
|
Localização:
Avenida Nazareth, s/n°, Ipiranga
|
3) Parque Ecológico do Guarapiranga
O Parque Ecológico do Guarapiranga é inteiramente planejado para causar o mínimo dano ao meio ambiente. A passarela que dá acesso aos seus principais edifícios, com 500 metros de extensão, é totalmente suspensa, para evitar impacto no solo, as janelas dos edifícios são grandes, para privilegiar o uso da luz solar, e mesmo as cortinas são feitas de papel reciclado.
Do Infocentro à Brinquedoteca, do Museu do Lixo ao Programa de Educação Ambiental e do anfiteatro ao Salão Oval, além de um viveiro, o Parque Ecológico do Guarapiranga proporciona aos visitantes atividades diversas em meio à vegetação nativa, replantada e remanescentes de Mata Atlântica.
Um dos atrativos é a Trilha da Vida que é utilizada como uma atividade sensorial e de sensibilização dos visitantes sobre sua relação com a natureza;
A Área de Lazer e Esporte proporciona ao visitante a possibilidade da prática de esportes, tais como vôlei, futsal, basquete, futebol de campo, mini-pista de cooper e academia de musculação popular. O Parque de Aventuras é indicado para crianças até 10 anos e possui playground com gangorra, cavalinhos de madeira, balanços e mini-ponte.
Parque Ecológico do Guarapiranga Horário de funcionamento: 8h às 17h de Terças aos Domingos |
Telefone: (11) 5517-6707 |
Localização: Estrada da Riviera, 3286, Jardim Riviera Ver no mapa |
4) Parque Alfredo Volpi
O Parque Alfredo Volpi é considerado pela Prefeitura de São Paulo como o parque que tem a maior biodiversidade em zona urbana da capital paulista e inclusive tem uma trilha de mata fechada e três lagos em plena cidade.
As trilhas existentes são de grau médio a difícil (têm subidas e descidas acentuadas em parte delas) para caminhar/correr, exigindo um mínimo de preparo físico. No entanto o primeiro anel externo pode ser feito sem muito esforço.
Há pistas de corrida e caminhada, além de alguns aparelhos de ginástica e playground. Os visitantes e frequentadores do local podem praticar exercícios, levar a família para passear ou até mesmo fazer um piquenique. Não são permitidas bicicletas.
As trilhas existentes são de grau médio a difícil (têm subidas e descidas acentuadas em parte delas) para caminhar/correr, exigindo um mínimo de preparo físico. No entanto o primeiro anel externo pode ser feito sem muito esforço.
Há pistas de corrida e caminhada, além de alguns aparelhos de ginástica e playground. Os visitantes e frequentadores do local podem praticar exercícios, levar a família para passear ou até mesmo fazer um piquenique. Não são permitidas bicicletas.
Parque Alfredo Volpi Horário de funcionamento: 6h às 17h30 |
Telefone: (11) 3031-7052 |
Localização: Av. Eng. Oscar Americano, 480, Morumbi Ver no mapa |
5) Parque Burle Marx
O Parque Burle Marx tem muitas atrações culturais - com aulas gratuitas durante a semana - e três tipos de trilhas para diferentes condicionamentos físicos com extensões entre 342 e 1.500 metros, no meio da mata.
Há lago, uma pequena nascente, um espelho d'água e um córrego, que fazem parte de um projeto paisagístico muito bonito. As crianças podem brincar no playground ou no gramado da praça principal do parque.
Não são permitidos cachorros. As bicicletas, skates e patins não podem circular no parque.
Parque Burle Marx Horário de funcionamento: 7h às 19h |
Telefone: 11 3746-7631 e 3776-7497 Localização: Avenida Dona Helena Pereira de Morais, 200, Vila Andrade Ver no mapa |
Espaços muito bonitos, que teria muito gosto em visitar, não fosse viver deste lado do oceano Atlântico. Já agora, aproveito para divulgar alguns dos jardins históricos de Portugal que vou visitando:
ResponderExcluirBucólico-Anónimo
Abraço