sábado, 24 de setembro de 2016

Parque Alfredo Volpi em São Paulo (Revisitado e informações atualizadas)

Parque Alfredo Volpi foi revisitado num domingo e fica no bairro do Morumbi, subprefeitura do Butantã, em São Paulo. Foi inaugurado em 27/04/1971, tendo uma superfície de 142.432 m², destacando-se por suas trilhas, inclusive em mata fechada.  É o parque considerado pela Prefeitura de São Paulo como tendo a maior biodiversidade em zona urbana da capital paulista.

Horário de funcionamento:
6h às 17h30h
Recursos:
      Acessibilidade   Playground Internet WiFi  Trilha  Estacionamento  Programação cultural
Telefone:
(11) 3031-7052   
Localização:
Av. Eng. Oscar Americano, 480, Morumbi
Ver no mapa
Avaliação geral do parque (0 a 5) é 3,3.

Como chegar ao parque
Várias linhas  de ônibus servem o parque, entre as quais a 5118-10 - Term. João Dias - Lgo. São Francisco, 5119-10 - Term. Capelinha - Lgo. São Francisco, 5119-21 - Term. Capelinha - Itaim Bibi, 6291-10 - Inocoop Campo Limpo - Term. Bandeira e 647A-10 - Valo Velho - Pinheiros e 775F-10 - Jd. das Palmas - Hosp. das Clínicas. 
Para saber outros números de linhas, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156  da PMSP ou pelo site da Sptrans (clique aqui).

Para ir de carro, clique em "Ver no mapa" no box acima e trace seu roteiro.
Há um estacionamento interno ao parque para veículos, que é gratuito, mas não há muitas vagas.

Infraestrutura
O parque concentra pistas de Cooper e caminhada, trilha em mata fechada, três lagos, além de alguns aparelhos de ginástica e playground. Também tem sanitários acessíveis e paraciclos. Essa estrutura possibilita que os visitantes e frequentadores do local possam praticar exercícios, levar a família para passear ou até mesmo fazer um piquenique.
O parque de uma maneira geral está bem cuidado e seus sanitários, que são acessíveis, no dia da última visita estavam limpos e tinham papel higiênico e papel toalha. 

Flora
São  291 espécies, das quais 12 estão ameaçadas como o pau-brasil, as samambaiaçus (Cyathea corcovadensis e C. delgadii) e a embaúba-prateada. O parque tem 115.189  de Mata Atlântica remanescente, representados por magníficos espécimes arbóreos característicos de mata primária, como o jequitibá, o passuaré e o jerivá, e de espécies indicadoras do processo sucessional como a embaúba e o tapiá-guaçú. Por sua diversidade vegetal, entrecortada por várias nascentes d’água e lagos que formam um ambiente favorável ao abrigo e à vida de aves e outros animais, trata-se de uma importante reserva ecológica encravada na área urbana da cidade.

Fauna
No parque foram identificadas 110 espécies de animais que compõem a fauna do local. São mamíferos, como a preguiças e saguis, e cerca de 70 aves, que incluem cinco espécies de papagaios, garças, o tucano-de-bico-verde, os conhecidos Sabiás, o “Gavião-de-cabeça-cinza” e a “Saíra-viúva”.  Há também 5 espécies diferentes de pica-paus, 2 de martim-pescador e a presença de beija-flores, gaviões e corujas. Além disso, é comum a presença de aves migratórias, como o irerê, a garça-branca e a garça-grande, e também de aves ornamentais como gansos e marrecos, atraídas pelos peixes (carpas e tilápias) que habitam os lagos existentes no parque. Um grupo de tucanos-de-bico-verde, costuma fazer seu ninho em ocos de árvores. Podem ainda ser observados mamíferos, como o bicho preguiça, sagüis com filhotes, caxinguelês e gambás; e répteis como pequenos lagartos e cobras não venenosas (dormideira e falsa coral).

Não há lanchonetes, portanto caso queira, traga alimentos e água de sua residência.

No tocante à segurança geral do parque, não observamos vigilantes, a menos na sua entrada. Caso queiram aventurar-se nas trilhas mais distantes, sugerimos ir acompanhados ou em grupo.

Atenção! Há restrição para  utilização de bicicletas (só com pequenos aros para crianças), jogar bola, skates, patins e assemelhadosAnimais domésticos são permitidos no parque, desde que em guias e para os maiores e bravios, focinheira/enforcador.

Sinopse histórica
Anteriormente denominado Parque Morumbi, foi criado visando a preservação ambiental de uma área remanescente de mata original do Planalto Paulista (Atlântica). O projeto paisagístico foi elaborado em 1966 por Rosa Grena Kliass com colaboração do arquiteto Carlos Welker e do botânico Helmut Shlik, responsável pelo levantamento florístico da área. O projeto aproveitou as clareiras naturais do local para implantação das áreas de recreação infantil. Seu nome atual – Alfredo Volpi - é uma homenagem a um dos mais conceituados pintores brasileiros.

Para os visitantes e frequentadores do parque é um privilégio desfrutar de uma área ecológica de tamanha diversidade de fauna e flora, no núcleo da cidade de São Paulo, onde pode-se unir o lazer, uma boa infraestrutura e paisagens de fazer qualquer um refletir em como é bom estar em contato com a natureza, como se estivesse totalmente fora da metrópole".

As trilhas existentes são de grau médio a difícil (têm subidas e descidas acentuadas em parte delas) para caminhar/correr, exigindo um mínimo de preparo físico. No entanto o primeiro anel externo pode ser feito sem muito esforço. Ao lado do parque, também em local muito agradável, fica a Paróquia de São Pedro e São Paulo, onde se realizam missas e cerimônias católicas diversas (casamentos, batizados, etc...).

Vale a pena
  • Levar as crianças para brincar no playground existente; 
  • Entrar em contato com a "forte" natureza existente, percorrendo as trilhas do parque e atentando para a rica vegetação ao redor e exemplares da fauna;
  • Ver o monjolo existente que compõe um belo cenário entre árvores, arbustos e lagos com espécies da avifauna presentes no parque e
  • Fazer piqueniques nas áreas destinadas para tal que têm mesas e bancos disponíveis. 
________________________________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações.
Fonte dos textos: Website Oficial da Prefeitura de São Paulo (http://www.prefeitura.sp.gov.br/) e informações obtidas no local.
________________________________________________________________________________________________________

Veja vídeo feito no local, quando da última visita

A seguir, veja fotos tiradas no parque no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do parque).

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site