segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Parque Jacuí - Núcleo Engº Antonio Arnaldo de Queiroz e Silva em São Paulo

Visitamos num domingo o Parque Jacuí - Núcleo Engº Antonio Arnaldo de Queiroz e Silva, que fica localizado na Vila Jacuí, Zona Leste da Capital e tem cerca de 170.000 m² de área no total, sendo administrado pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), órgão subordinado à Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Governo do Estado de São Paulo. 
Horário de funcionamento:
8h às 17h
Telefone:
(11) 2033-1940
Localização:
Rua Catleias, 911, Vila Jacuí, União de Vila Nova
Ver no mapa

Avaliação do parque (0 a 5) é 2,8.

Para chegar ao parque utilize as linhas de ônibus de números 2590-10 - União De Vila Nova - Pq. D. Pedro II, 2590-21 - União de Vila Nova - Pq. D. Pedro II, 2723-10 - União de Vila Nova - Metrô Itaquera.
Para saber outras linhas de ônibus, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156  da PMSP ou pelo site da Sptrans (clique aqui). 
De Metrô, desembarque na Estação Artur Alvim, pegue o ônibus 2702-10 - Vila Americana - desça na Av. São Miguel, altura do nº 9.000, siga até o acesso ao túnel da CPTM. Após passar pelo túnel já estará no parque.
Pela CPTM, desembarque na Estação Ermelino Matarazzo, pegue o ônibus 2590-10 - União de Vila Nova e desça em frente ao parque.
De carro, vá até o box acima e clique em "Ver no mapa", traçando seu roteiro.

Há 2 estacionamentos para veículos no parque, sendo 178 vagas no principal, ao lado da entrada do parque.

Infraestrutura
Possui 2 campos de futebol, 3 quadras poliesportivas, pista de bicicross, campo para vôlei de praia, pista de skate, áreas para recreação, 12 quiosques (com churrasqueiras, mesa, bancos e pia de alvenaria), salão de festas (que são reservados gratuitamente para a comunidade), 2 vestiários, núcleo para educação ambiental (incluindo viveiro), equipamento de ginástica e centro de atividades para terceira idade, pista asfaltada de 1.632 metros para caminhada e corrida, além de sanitários, que estavam limpos quando da visita.

Fauna
Pássaros de diversos, sendo a maioria de espécies originárias da Mata Atlântica.

Flora
O projeto paisagístico inclui área gramada, passeios e plantio de 991 mudas de espécies frutíferas, como pitanga, jatobá, araçá, tâmara e guariroba, mais árvores ornamentais, somente de floração, como jequitibás, ipês, oitis, palmeiras e 3.500 mudas de arbustos.

Não há lanchonetes no interior do parque, mas podem ser encontrados pequenos estabelecimentos comerciais que vendem alimentos e bebidas na rua em frente ao local.

Não há restrição para a entrada de animais domésticos no parque.

Não observamos vigilantes no parque à exceção da sua portaria, mas ao percorrê-lo sentimo-nos seguros.

O núcleo também possui aulas gratuitas de alongamento, ioga e dança de salão para comunidade. Para frequentar as atividades é necessário cadastro prévio com a administração do parque.

Sinopse Histórica
O núcleo Vila Jacuí (Unidade de Lazer Engenheiro Antonio Arnaldo de Queiroz e Silva) foi o primeiro espaço de lazer, cultura, recreação e educação ambiental a ser implantado dentro do escopo do projeto Parque Várzeas do Tietê, que prevê a construção de mais 32 centros com igual perfil.  A área, que faz divisa com o Núcleo Engenheiro Goulart, foi projetada pelo arquiteto Ruy Ohtake e inaugurada em março de 2010.
A área onde se encontra o núcleo Jacuí foi disponibilizada a partir da remoção de ocupações irregulares durante as obras de implantação da interligação da rodovia Ayrton Senna com a avenida Jacu Pêssego, ou seja, representam a compensação ambiental pela extensão da Jacu Pêssego até o trecho Sul do Rodoanel.

Vale a pena
  • Utilizar os quiosques existentes para fazer churrascos ou um simples piquenique;
  • Usar campos, piscinas e quadras para praticar seu esporte preferido;
  • Praticar o skatismo na boa pista disponível no local e
  • Caminhar e/ou correr na pista asfaltada com cerca de 1,7 Km de extensão.
_________________________________________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações. Para mais informações, ligue para o telefone da administração no box acima.
_________________________________________________________________________________________________________________


Veja vídeo feito no local, quando da visita (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).

A seguir, veja fotos tiradas no local no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do parque).

Soccer designed by Derek Britton from The Noun Project

5 comentários:

  1. eu adoro este parque faz 4 anos que faço caminhada e maravilhoso

    ResponderExcluir
  2. Só depois de 6 anos após inauguração que conheci o Parque que fica tão perto de minha residência. Fui ao aniversário de minha afilhada Yasmim e fiquei encantada. Muito lindo mesmo. Muito bem planejado e executado.Nada a acrescentar ou tirar do Parque. Amei. Os frequentadores também estão de parabénsnão vi nada a desanimar.Ambiente bem familiar. Ultrapassou às minhas expectativas. Amei e se possível voltaremos !

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Corrigindo meu comentário acima:
    Nada a desabonar e não desanimar.

    ResponderExcluir
  5. Falta mais barras fixa e paralelas para treinar e manutenção das mesmas

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site