sábado, 8 de fevereiro de 2014

Parque Gabriel Chucre em Carapicuíba

Parque Gabriel Chucre em Carapicuíba

O Parque Gabriel Chucre fica localizado na Rua Consolação, 505 (ver no mapa), na cidade de Carapicuíba na zona oeste da região metropolitana de São Paulo. Carapicuíba tornou-se município em 1965, quando se emancipou de Barueri e tem atualmente cerca de 380.000 habitantes. O Gabriel Chucre tem cerca de 135.000 m² de área no total, tendo sido visitado num sábado de forte Sol. Foi inaugurado em 11 de novembro de 2012, tendo o governo do estado investido R$17,3 milhões no local, visando atender 52.000 usuários da região.
Parque Gabriel Chucre

Horário de funcionamento:
6h às 18h
 Telefone:
  (11) 4185-8310  
Localização:
Rua Consolação, 505, Vila Gustavo Correia, Carapicuíba
Ver no mapa

Como chegar ao Parque Gabriel Chucre

  1. Carro - consulte "Ver no mapa"e trace seu roteiro. 
  2. Ônibus - linhas que passam perto do parque, entre as quais a 260 Barueri (Alphaville) / Cotia (Km 30 Rodovia Raposo Tavares), 346 Jandira (Jardim Nossa Senhora De Fatima)/Santana De Parnaíba (Residencial Vila Velha), 321 Santana De Parnaíba (Alphaville 10) / Carapicuiba (Cohab V), 528 Barueri (Alphaville)/Carapicuiba (Cidade Ariston), 579 Barueri (Alphaville 3 / Bradesco) / Osasco (Vila Yolanda), etc.
  3. Trem - desça na estação de Carapicuíba da CPTM, que fica a 500 m do parque

Estacionamento

Há um bom e grande estacionamento gratuito dentro do parque com 210 vagas para veículos.

Infraestrutura do Parque Gabriel Chucre


Para a prática esportiva, são cinco quadras poliesportivas, quadra de areia, três quadras de tênis, pista circuito de skate, dois campos de bocha, pista de cooper, ciclovia e três estações de ginástica

Além de equipamentos de lazer, dispõe de nove quiosques e dois playgrounds. Tem ainda centro de educação ambiental, centro cultural, centro de eventos e centro de convivência.

Há, também, a Praça da Proa, que incluiu uma gigantesca pérgula em forma de asa delta, apontada e direcionada para a nascente do rio Tietê; do Circuito do Tietê, percurso sinuoso de água, rodeado por pedras tiradas das obras da Linha Amarela do Metrô e que representam alguns dos municípios banhados pelo Tietê, além de uma espécie de prainha que servirá de diversão para os usuários do parque nos dias quentes; e do Circuito dos Pneus, um símbolo da grande quantidade de lixo encontrada no rio, com o intuito de alertar os frequentadores sobre os maus-tratos por ele sofridos.

Ainda será possível usufruir da Praça do Mirante, espaço de articulação entre os dois caminhos centrais do parque que possui um grande palco voltado para o seu interior, além de arquibancada com visão para a pista de skate e as quadras.

Tendo em vista a implantação do parque há pouco mais de um ano, a vegetação é ainda bem escassa, pois as árvores implantadas ainda estão crescendo.

Há inúmeras e boas atividades culturais e esportivas programadas e realizadas no parque. Consulte o telefone da administração do local.

Você pode levar seu cachorro, desde que estejam em guias e focinheiras, estas para os mais bravos.

Observamos uma boa limpeza e conservação dos sanitários existentes no parque.

Quanto à segurança geral do parque, observamos vários vigias no dia da visita, transmitindo-nos tranquilidade.

História do Parque Gabriel Chucre

O Parque da Lagoa, hoje Gabriel Chucre, foi construído com verba do Governo do Estado de São Paulo (R$17,3 Milhões), por meio do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), em cumprimento ao débito de compensação ambiental para com a cidade de Carapicuíba. A construção do parque fez parte de um arrojado processo de recuperação ambiental, iniciado em 2002, pelo governo do estado, como contrapartida às obras de ampliação da calha do rio Tietê: o bota-fora do material então retirado poderia ser remanejado para a antiga cava de mineração denominada Lagoa de Carapicuíba e o DAEE, responsável pelos serviços, desenvolveria um projeto de saneamento ambiental para aquele espaço. Mas foi a partir de 2009 que as obras tiveram início efetivo, graças aos entendimentos entre Governo do Estado e Prefeitura.

O parque Gabriel Chucre está absolutamente vinculado ao Rio Tietê. O contorno da cava - lagoa de Carapicuíba, era originalmente um enorme buraco alvo da extração de areia para construção civil.

O rio Tietê ao ser retificado em 1972, inundou a área da cava se transformando na lagoa de Carapicuíba. Parte dessa área é hoje o Parque Gabriel Chucre, que foi criado por exigências ambientais. A fonte Circuito Tietê projetada pela arquiteta Ciça Gorsky como opção de lazer com água tratada, já que a lagoa não apresenta condições de uso devido a poluição. O circuito representa parte do caminho de rio Tietê percorre no estado de São Paulo e nos remete a sua importância, grandeza e necessidade de proteção e conservação das águas. O Parque Gabriel Chucre é regional e beneficia outros municípios, como Barueri, Jandira, Itapevi e Osasco.

O parque foi batizado em homenagem a Gabriel Chucre (pai do ex-prefeito Fuad Chucre), imigrante sírio-libanês que conquistou a estima por muitos brasileiros, pelos atos, exemplos e influência no estado de São Paulo. (Extraído de release do Governo do Estado de São Paulo)

Informações gerais sobre o parque, bem como suas atrações e eventos, podem ser obtidas pelo telefone da administração (11) 4185-8310.

Vale a pena no Parque Gabriel Chucre

  • Frequentar campos e quadras, inclusive dois de "bocha", para praticar seu esporte preferido. Há também a opção de usar a pista para skate;
  • Levar as crianças para brincar nos playgrounds existentes;
  • Utilizar as pistas para pedestres e bicicletas (ciclovias independentes) para andar e/ou correr;
  • Participar de oficinas e eventos sociais e esportivos promovidos pela administração do parque nas edificações dos centros de educação ambiental, cultural, de eventos e de convivência;
  • Usufruir da Praça da Proa, que incluiu uma gigantesca pérgula em forma de asa delta, cuja ponta é direcionada para a nascente do rio Tietê, em Salesópolis e
  • Utilizar os quiosques existentes com mesas e bancos para um piquenique com a família.
Veja vídeo no Parque Chucre, quando o visitamos (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).


Fotos do Parque Gabriel Chucre

Tiradas no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do parque).

Parque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em CarapicuíbaParque Gabriel Chucre em Carapicuíba
Soccer designed by Derek Britton from The Noun Project

18 comentários:

  1. telefone pra contato é fake! que feio! Cai numa residencia!

    ResponderExcluir
  2. Desculpe-nos, Alberto, mas houve alteração do telefone após visitarmos e postarmos informações e fotos do parque no site. Consultamos a Secretaria do Meio Ambiente e corrigimos de imediato o número do telefone na publicação do site. Obrigado por alertar-nos. Abs

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite,

    Gostaria de saber se o centro cultural e a área de eventos possui um projetor ou lousa para palestras? Além disso, queria saber qual a capacidade que os locais comportam e se possuem cadeiras.

    Aguardarei a resposta de vcs.

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Renato,
      Inicialmente, obrigado por visitar nosso site. Ressaltamos que o Áreas Verdes das Cidades se trata de uma iniciativa privada, sem vínculos com o poder público, que administra os parques em sua grande maioria. Para verificar sua solicitação, sugerimos contatar por telefone a administração do parque, que consta no box da publicação do envolvido neste site

      Excluir
  4. Esse parque é uma porcaria só tem vagabundo usuários de drogas todos os dias principalmente nos finais de semana, nesta quarta- feira teve uma usuário de droga que tentou se matar no setor de convivência se jogando na porta de vidro.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite. Eu e minha família estivemos por varias vezes no parque e nós deparamos com uma sena que ao meu ver é gravíssima, ao passarmos de bicicleta na ciclovia avistamos várias pessoas soltando pipas e fazendo uso indevido da famosa linha CHILENA. Sendo esta a mesma causadora de varias mortes, como todos sabem. A pergunta que eu faço e que muitos pais la presente também fizeram é. Porque eles estavam soltando pipas se loga na entrada a uma placa notificando que é proibido, e porque os guardas lá presente no local não colocam em pratica o fato de ser proibido, já que o uso desta linha coloca não só as vidas dos adultos em risco como as de nossas crianças....Espero ter algum retorno sobre isso, já que é proibido soltar pipas no local e principalmente o uso da linha CHILENA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Internauta.
      Inicialmente, obrigado por visitar nosso site. Ressaltamos que o Áreas Verdes das Cidades se trata de uma iniciativa privada, sem vínculos com o poder público, que administra os parques em sua grande maioria, como o caso deste parque. Sugerimos contatar por telefone a administração do parque, que consta no box da publicação do envolvido neste site, para expor sua legítima reclamação. Abs.

      Excluir
  6. O parque fornece as raquetes para o uso das quadra de tênis ? Ou aluga ?

    ResponderExcluir
  7. galera alguém sabe informar se amanhã o parque Gabriel Chucre em Carapicuíba vai estar aberto e com o funcionamento normal, abrindo as 06:30 da manhã (25/12/2015)?
    obrigado

    ResponderExcluir
  8. Quando o parque receberá uma reforma, está em um estado totalmente deplorável! Não existe mas nenhuma cesta de basquete! E os gols de futebol, que antes eram tanto só restam 2 e em péssimo estado! Sem contar outras partes o parque esta perdendo bastante o público por causa desses problemas, sem contar os outros que existem em toda a parte que desde a inauguração não recebeu nenhum tipo de reforma.

    ResponderExcluir
  9. Nã tem água,Não tem banheiro é tudo fechado na chave,Não existe um campo de futebol,Não tem uma árvore pra fazer sombra dia de sol vc ta morto,Não tem uma lanchonete,Um baita espaço e não deixam as crianças soltarem PIPA não entendo o porque?,Já tá tudo destruído não tem manutenção,Não tem um palco pra show,17 milhões é muito dinheiro pra essa porcaria tudo feito com material de 5ª qualidade
    ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouushi e vc queria oq aqui nao é alphaville nao filhote aqui é carapicuiba i eles fizeram um para ir passear e nao parar ter criticas idiotas e tem muitas coisas boas no parque q é muito melhor q outros parques de caracas

      Excluir
  10. Eu intendo q vcs estao falando mas o parque esta em um estado bom nao tanto quanto outro é claro mas ao inves de falar do gabriel vao la no ibirapuera de domingo e me falem qual é melhor

    ResponderExcluir
  11. Eu intendo q vcs estao falando mas o parque esta em um estado bom nao tanto quanto outro é claro mas ao inves de falar do gabriel vao la no ibirapuera de domingo e me falem qual é melhor

    ResponderExcluir
  12. Excelente parque! Só que precisa de reformas urgentes! As quadras de tênis o piso está muito ruim, cheia de buracos, muito mal construída em comparação com o parque de Barueri. Quando chove parece uma piscina, acumula muito água.

    ResponderExcluir
  13. Excelente parque! Só que precisa de reformas urgentes! As quadras de tênis o piso está muito ruim, cheia de buracos, muito mal construída em comparação com o parque de Barueri. Quando chove parece uma piscina, acumula muito água.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Quero deixar meu elogio, tudo muito limpo, principalmente os banheiros, sempre com papel higiênico e toalha de papel. Parabéns

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site