sábado, 8 de fevereiro de 2014

Parque Gabriel Chucre em Carapicuíba

O Parque Gabriel Chucre fica localizado na cidade de Carapicuíba na zona oeste da região metropolitana de São Paulo. Carapicuíba tornou-se município em 1965, quando se emancipou de Barueri e tem atualmente cerca de 380.000 habitantes. O Gabriel Chucre tem cerca de 135.000 m² de área no total, tendo sido visitado num sábado de forte Sol. Foi inaugurado em 11 de novembro de 2012, tendo o governo do estado investido R$17,3 milhões no local, visando atender 52.000 usuários da região.
Horário de funcionamento:
6h às 18h
Recursos:
  Quadra poliesportiva   Campo de futebol   Playground   Trilha  Estacionamento   Ciclovia   Programação cultural   Acessibilidade
Telefone:
  (11) 4185-8310  
Localização:
Rua Consolação, 505, Vila Gustavo Correia, Carapicuíba
Ver no mapa

Há várias linhas de ônibus que passam perto do parque, entre as quais a 260 Barueri (Alphaville) / Cotia (Km 30 Rodovia Raposo Tavares), 346 Jandira (Jardim Nossa Senhora De Fatima)/Santana De Parnaíba (Residencial Vila Velha), 321 Santana De Parnaíba (Alphaville 10) / Carapicuiba (Cohab V), 528 Barueri (Alphaville)/Carapicuiba (Cidade Ariston), 579 Barueri (Alphaville 3 / Bradesco) / Osasco (Vila Yolanda), etc.
Para ir ao parque de trem, desça na estação de Carapicuíba da CPTM, que fica a 500 m do parque.
De carro, consulte "Ver no mapa"no box ao lado e trace seu roteiro.

Há um bom e grande estacionamento, gratuito, dentro do parque com 210 vagas para veículos.

Infraestrutura
Para a prática esportiva, são cinco quadras poliesportivas, quadra de areia, três quadras de tênis, pista circuito de skate, dois campos de bocha, pista de cooper, ciclovia e três estações de ginástica. 
Além de equipamentos de lazer, dispõe de nove quiosques e dois playgrounds. Tem ainda centro de educação ambiental, centro cultural, centro de eventos e centro de convivência.

Há, também, a Praça da Proa, que incluiu uma gigantesca pérgula em forma de asa delta, apontada e direcionada para a nascente do rio Tietê; do Circuito do Tietê, percurso sinuoso de água, rodeado por pedras tiradas das obras da Linha Amarela do Metrô e que representam alguns dos municípios banhados pelo Tietê, além de uma espécie de prainha que servirá de diversão para os usuários do parque nos dias quentes; e do Circuito dos Pneus, um símbolo da grande quantidade de lixo encontrada no rio, com o intuito de alertar os frequentadores sobre os maus-tratos por ele sofridos.

Ainda será possível usufruir da Praça do Mirante, espaço de articulação entre os dois caminhos centrais do parque que possui um grande palco voltado para o seu interior, além de arquibancada com visão para a pista de skate e as quadras.

Tendo em vista a implantação do parque há pouco mais de um ano, a vegetação é ainda bem escassa, pois as árvores implantadas ainda estão crescendo.

Há inúmeras e boas atividades culturais e esportivas programadas e realizadas no parque. Consulte o telefone da administração do local.

Não há restrições para animais domésticos, desde que os cães estejam em guias e focinheiras, estas para os mais bravos.

Observamos uma boa limpeza e conservação dos sanitários existentes no parque.

Quanto à segurança geral do parque, observamos vários vigias no dia da visita, transmitindo-nos tranquilidade.

Sinopse histórica
(Extraído de release do Governo do Estado de São Paulo)
O Parque da Lagoa, hoje Gabriel Chucre, foi construído com verba do Governo do Estado de São Paulo (R$17,3 Milhões), por meio do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), em cumprimento ao débito de compensação ambiental para com a cidade de Carapicuíba. A construção do parque fez parte de um arrojado processo de recuperação ambiental, iniciado em 2002, pelo governo do estado, como contrapartida às obras de ampliação da calha do rio Tietê: o bota-fora do material então retirado poderia ser remanejado para a antiga cava de mineração denominada Lagoa de Carapicuíba e o DAEE, responsável pelos serviços, desenvolveria um projeto de saneamento ambiental para aquele espaço. Mas foi a partir de 2009 que as obras tiveram início efetivo, graças aos entendimentos entre Governo do Estado e Prefeitura.

O parque Gabriel Chucre está absolutamente vinculado ao Rio Tietê. O contorno da cava - lagoa de Carapicuíba, era originalmente um enorme buraco alvo da extração de areia para construção civil.
O rio Tietê ao ser retificado em 1972, inundou a área da cava se transformando na lagoa de Carapicuíba. Parte dessa área é hoje o Parque Gabriel Chucre, que foi criado por exigências ambientais. A fonte Circuito Tietê projetada pela arquiteta Ciça Gorsky como opção de lazer com água tratada, já que a lagoa não apresenta condições de uso devido a poluição. O circuito representa parte do caminho de rio Tietê percorre no estado de São Paulo e nos remete a sua importância, grandeza e necessidade de proteção e conservação das águas. O Parque Gabriel Chucre é regional e beneficia outros municípios, como Barueri, Jandira, Itapevi e Osasco.

O parque foi batizado em homenagem a Gabriel Chucre (pai do ex-prefeito Fuad Chucre), imigrante sírio-libanês que conquistou a estima por muitos brasileiros, pelos atos, exemplos e influência no estado de São Paulo.

Informações gerais sobre o parque, bem como suas atrações e eventos, podem ser obtidas pelo telefone da administração (11) 4185-8310.

Vale a pena
  • Frequentar campos e quadras, inclusive dois de "bocha", para praticar seu esporte preferido. Há também a opção de usar a pista para skate;
  • Levar as crianças para brincar nos playgrounds existentes;
  • Utilizar as pistas para pedestres e bicicletas (ciclovias independentes) para andar e/ou correr;
  • Participar de oficinas e eventos sociais e esportivos promovidos pela administração do parque nas edificações dos centros de educação ambiental, cultural, de eventos e de convivência;
  • Usufruir da Praça da Proa, que incluiu uma gigantesca pérgula em forma de asa delta, cuja ponta é direcionada para a nascente do rio Tietê, em Salesópolis e
  • Utilizar os quiosques existentes com mesas e bancos para um piquenique com a família.
Veja vídeo feito no local, quando da visita (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).
A seguir, veja fotos tiradas no local no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do parque).

Soccer designed by Derek Britton from The Noun Project

17 comentários:

  1. telefone pra contato é fake! que feio! Cai numa residencia!

    ResponderExcluir
  2. Desculpe-nos, Alberto, mas houve alteração do telefone após visitarmos e postarmos informações e fotos do parque no site. Consultamos a Secretaria do Meio Ambiente e corrigimos de imediato o número do telefone na publicação do site. Obrigado por alertar-nos. Abs

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite,

    Gostaria de saber se o centro cultural e a área de eventos possui um projetor ou lousa para palestras? Além disso, queria saber qual a capacidade que os locais comportam e se possuem cadeiras.

    Aguardarei a resposta de vcs.

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Renato,
      Inicialmente, obrigado por visitar nosso site. Ressaltamos que o Áreas Verdes das Cidades se trata de uma iniciativa privada, sem vínculos com o poder público, que administra os parques em sua grande maioria. Para verificar sua solicitação, sugerimos contatar por telefone a administração do parque, que consta no box da publicação do envolvido neste site

      Excluir
  4. Esse parque é uma porcaria só tem vagabundo usuários de drogas todos os dias principalmente nos finais de semana, nesta quarta- feira teve uma usuário de droga que tentou se matar no setor de convivência se jogando na porta de vidro.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite. Eu e minha família estivemos por varias vezes no parque e nós deparamos com uma sena que ao meu ver é gravíssima, ao passarmos de bicicleta na ciclovia avistamos várias pessoas soltando pipas e fazendo uso indevido da famosa linha CHILENA. Sendo esta a mesma causadora de varias mortes, como todos sabem. A pergunta que eu faço e que muitos pais la presente também fizeram é. Porque eles estavam soltando pipas se loga na entrada a uma placa notificando que é proibido, e porque os guardas lá presente no local não colocam em pratica o fato de ser proibido, já que o uso desta linha coloca não só as vidas dos adultos em risco como as de nossas crianças....Espero ter algum retorno sobre isso, já que é proibido soltar pipas no local e principalmente o uso da linha CHILENA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Internauta.
      Inicialmente, obrigado por visitar nosso site. Ressaltamos que o Áreas Verdes das Cidades se trata de uma iniciativa privada, sem vínculos com o poder público, que administra os parques em sua grande maioria, como o caso deste parque. Sugerimos contatar por telefone a administração do parque, que consta no box da publicação do envolvido neste site, para expor sua legítima reclamação. Abs.

      Excluir
  6. O parque fornece as raquetes para o uso das quadra de tênis ? Ou aluga ?

    ResponderExcluir
  7. galera alguém sabe informar se amanhã o parque Gabriel Chucre em Carapicuíba vai estar aberto e com o funcionamento normal, abrindo as 06:30 da manhã (25/12/2015)?
    obrigado

    ResponderExcluir
  8. Quando o parque receberá uma reforma, está em um estado totalmente deplorável! Não existe mas nenhuma cesta de basquete! E os gols de futebol, que antes eram tanto só restam 2 e em péssimo estado! Sem contar outras partes o parque esta perdendo bastante o público por causa desses problemas, sem contar os outros que existem em toda a parte que desde a inauguração não recebeu nenhum tipo de reforma.

    ResponderExcluir
  9. Nã tem água,Não tem banheiro é tudo fechado na chave,Não existe um campo de futebol,Não tem uma árvore pra fazer sombra dia de sol vc ta morto,Não tem uma lanchonete,Um baita espaço e não deixam as crianças soltarem PIPA não entendo o porque?,Já tá tudo destruído não tem manutenção,Não tem um palco pra show,17 milhões é muito dinheiro pra essa porcaria tudo feito com material de 5ª qualidade
    ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouushi e vc queria oq aqui nao é alphaville nao filhote aqui é carapicuiba i eles fizeram um para ir passear e nao parar ter criticas idiotas e tem muitas coisas boas no parque q é muito melhor q outros parques de caracas

      Excluir
  10. Eu intendo q vcs estao falando mas o parque esta em um estado bom nao tanto quanto outro é claro mas ao inves de falar do gabriel vao la no ibirapuera de domingo e me falem qual é melhor

    ResponderExcluir
  11. Eu intendo q vcs estao falando mas o parque esta em um estado bom nao tanto quanto outro é claro mas ao inves de falar do gabriel vao la no ibirapuera de domingo e me falem qual é melhor

    ResponderExcluir
  12. Excelente parque! Só que precisa de reformas urgentes! As quadras de tênis o piso está muito ruim, cheia de buracos, muito mal construída em comparação com o parque de Barueri. Quando chove parece uma piscina, acumula muito água.

    ResponderExcluir
  13. Excelente parque! Só que precisa de reformas urgentes! As quadras de tênis o piso está muito ruim, cheia de buracos, muito mal construída em comparação com o parque de Barueri. Quando chove parece uma piscina, acumula muito água.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site