segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Verão 2022/2023: La Niña pode alterar chuvas da estação

O verão 2022/2023 começa no dia 21 de dezembro (quarta-feira) às 18h48. A estação deve ter chuvas abaixo da média no centro-sul do Brasil e acima da média na metade norte devido a La Niña, fenômeno meteorológico que influencia o clima há 3 anos consecutivos.

A previsão da Somar Meteorologia informa também que a partir de fevereiro de 2023, a La Niña pode perder a força e o fim do verão será típico em relação ao regime de chuvas no território nacional (veja abaixo as características da estação).

A La Niña é o resfriamento do Oceano Pacífico na região do Equador que provoca alteração no clima e nas chuva que atua inclusive no Brasil.

Características do verão

A estação mais quente do ano refere-se no hemisfério sul aos meses de janeiro, fevereiro e março e além do aumento das temperaturas, tem os dias mais longos que as noites e mudanças rápidas nas condições diárias do tempo.

As chuvas geralmente são de curta duração e forte intensidade, principalmente no período da tarde. Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e litoral do Norte e Nordeste do Brasil, as chuvas são acompanhadas por trovoadas e rajadas de vento.

Na região Nordeste, o verão pode ser caracterizado também por períodos de estiagem com duração de 7 a 15 dias. O extremo Sul do Brasil também está sujeito a poucas chuvas na estação.

Na região amazônica não há variação significativa de temperatura e pluviosidade durante o ano todo.

Flores de verão

Manacá da serra - Foto: Pixabay.com

Margarida - Foto: Pixabay.com

Hibisco 

Strelitza - Foto: Pixabay.com

Helicônia

Girassol - Foto: Pixabay.com

Lírio - Foto: Pixabay

Sibipiruna

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site