O Instituto Inhotim está em Brumadinho, cidade a 60 km de Belo Horizonte, capital mineira. O local foi projetado como um parque que une a natureza e artes e, portanto, há várias obras espalhadas ao ar livre e em galerias que formam um conjunto belíssimo e muito agradável para passear e curtir.
Como chegar ao Instituto Inhotim
Instituto Inhotim Horário de funcionamento De quarta a sexta-feira das 9h30 às 16h30. Sábado, domingo e feriado das 9h30 às 17h30
|
| Telefone (31) 3571-9700 |
| Localização Rua B, 20, Inhotim, 35460-000, Brumadinho, MG Ingresso Pago Ver no mapa |
Ônibus - Rodoviária de Belo Horizonte (Viação Saritur - plataforma F2) às 8h15 e retorna às 16h30 (3as. às 6as. feiras). Nos finais de semana e feriados, o horário de retorno para a capital é às 17h30. Existe uma loja da Fundação Inhotim em Belo Horizonte (Rua Antônio de Albuquerque, 909 – Funcionários) onde há uma Van para Inhotim, paga, que sai às 8h15 e retorna às 17h30 aos sábados, domingos e feriados (informações e reservas pelo telefone 31 3571-9795).
Carro - vá ao box acima e clique em "Ver no mapa", traçando seu roteiro.
O ingresso de Inhotim é pago (R$ 50 em agosto de 2024). A compra antecipada pode ser feita neste link
O que fazer no Instituto Inhotim
Com 970 mil m² de área, Inhotim reúne jardins temáticos, galerias, complexo museológico, fragmentos de mata, 5 lagos ornamentais e aproximadamente 35 mil m² de espelhos d'águas.
Classificado como jardim botânico pelo Ministério do Meio Ambiente, tem cerca de 1.500 espécies catalogadas de palmeira, a maior coleção do tipo do mundo.
Entre os jardins temáticos, estão o Jardim de Todos os Sentidos (permite conhecer as plantas por meio da visão, olfato, toque e até mesmo degustar), Largo das Orquídeas e o Jardim Pictórico, que é o mais antigo e repleto de esculturas em meio a trilhas. Outra atração é o viveiro.
O acervo artístico tem foco em arte contemporânea (de 1960 até os dias de hoje) com cerca de 1.800 obras de mais de 280 artistas de 43 diferentes nacionalidades: escultura, instalação, pintura, desenho, fotografia, filme e vídeo.
Há uma programação cultural intensa que pode ser visualizada neste link.
Para saber mais sobre as obras e galerias permanentes do Instituto Inhotim clique neste link.
Para saber mais sobre as obras e galerias permanentes do Instituto Inhotim clique neste link.
Não é permitido bicicletas, patins e outros equipamentos esportivos.
Os animais domésticos são proibidos no parque. Há uma série de regras de visitação por ser um "parque museu", confira aqui
Há boas opções de restaurantes e lanchonetes em Inhotim, entre os 9 deles está o Restaurante Tamboril, onde almoçamos durante a visita em uma sexta-feira. Mais informações sobre gastronomia no Inhotim veja neste link.
Quanto à acessibilidade, é possível o empréstimo de cadeira de rodas e e o Instituto disponibiliza 50 minutos de transporte interno gratuito, sujeito à disponibilidade, para visitantes com deficiência e/ou mobilidade reduzida. O agendamento deve ser feito na recepção no dia da visita.
Está disponível transporte interno com carrinhos elétricos, visitas mediadas (educadores do Inhotim informam sobre os acervos de arte e de botânica). Consulte este link.
Flora do Instituto Inhotim
Os jardins, orquidários e viveiros estão repletos de plantas raras, tanto nativas quanto exóticas, como a flor-cadáver, a maior flor do mundo. Destaques para as 1500 espécies de palmeiras, cicas e sagus (Cycadaceae); nolina (Liliaceae); jerivás, butiás, tamareiras, macaúbas, babaçu (Palmae); zâmia (Zamiaceae).
Também são destaque coleções de plantas ornamentais de bela floração e intensa frutificação, como por exemplo: camarões (Acanthaceae); antúrios (Araceae); bromélias (Bromeliaceae); bambu (Gramineae); quaresmeira e orelha-de-urso (Melastomataceae); figueira (Moraceae); helicônias (Musaceae); jabuticabeiras e pitangueiras (Myrtaceae); orquídeas (Orquidaceae) e canela-de-ema (Velloziaceae).
Fauna do Instituto Inhotim
Há muitos pássaros que encantam ainda mais um passeio pelo local, além de borboletas de várias espécies, canário-da-terra-verdadeiro, jacuaçu, anfíbios anuros, lobo-guará, tatu-canastra, entre vários outros representantes da fauna brasileira.
História do Instituto Inhotim
Por iniciativa do empresário mineiro Bernardo Paz, foi construído na cidade de Brumadinho o Centro de Arte Contemporânea Inhotim (Caci) com um grande acervo cultural em 2002.
Em 2005, aconteceu a abertura para visitação para grupos restritos. Para o público geral e já com a estrutura completa foi inaugurada em 2006.
Vale a pena no Instituto Inhotim
- Caminhar pelos jardins e galerias curtindo o belo cenário;
- Participar das visitas mediadas (panorâmica e temáticas ambiental e de artes), que devem ser agendadas com a administração de Inhotim;
- Participar dos muitos eventos culturais que o Inhotim disponibiliza (programação aqui);
- Percorrer o Viveiro de Inhotim que reúne espécies de diversas partes do mundo, além de jardins com plantas aromáticas, medicinais e carnívoras
Fonte: Instituto Inhotim
_________________________________________________________________________________________________
Veja vídeo feito no local, quando da visita (sugerimos "clicar" no ícone compartilhar e usar o link do "YouTube" para uma melhor visualização).



.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

Antonio Guedes,bela narrativa!!! Mesmo apesar da tragédia,lugar maravilhoso!!! Grande abraço!!!
ResponderExcluirObrigado! Abs
Excluir