quarta-feira, 13 de março de 2019

Verão: Veja 10 dicas de cuidados para se exercitar


Praticar exercícios físicos em dias muito quentes requer cuidados dobrados: o calor excessivo  do verão aumenta o esforço cardíaco, pulmonar e a temperatura, que exigem mais do nosso corpo. Mas com cuidados simples, você pode aproveitar a estação mais propícia para se exercitar.

Veja 10 dicas de cuidados para se exercitar no verão


  1. Lembre-se de utilizar o protetor solar, alguns especialistas dizem que é melhor aplicá-lo 15 minutos antes da prática de exercícios. Utilize também: chapéus e bonés para proteger contra os raios solares;
  2. Mesmo na sombra, há horários em que o sol está mais quente e por isto o calor aumenta. Prefira praticar exercícios no período da manhã ou à noite e evite realizar atividades físicas das 10h às 16h;
  3. O verão diminui a umidade do ar, tornando o clima mais seco e poluente, principalmente para quem mora em grandes cidades. Para facilitar a respiração e diminuir os riscos de desidratação, pratique sempre exercícios físicos ar livre e lugares com muito verde e ar puro e tenha sempre uma garrafa de água para hidratar-se;
  4. No verão, consuma alimentos leves como: frutas, saladas, água de coco e lanches naturais;
  5. Com a queima de calorias, a desidratação do corpo aumenta. Por isto, beba bastante líquidos (água e sucos), e não se esqueça de carregar sempre uma garrafa com água e reidratar o corpo a cada 15 minutos de atividade. Mas não precisa exagerar - o excesso de água também pode trazer problemas como a chamada hiponatremia, que ocorre quando se bebe muito mais água que o suor perdido perdendo também o sódio;
  6. É um mito enorme acreditar que quanto mais a pessoa suar, maior será o gasto energético de calorias. O calor não emagrece! O que pode ocorrer é um superaquecimento da temperatura corporal. Por isto, ao praticar exercícios, use roupas leves, claras e que facilitam a transpiração e a evaporação do suor. O calçado também necessita ser confortável e que absorva o impacto do esporte;
  7. No verão, maneire o ritmo das atividades e faça maiores pausas de descansos. Treinos excessivos podem gerar hipertermia e desidratação. Pratique diariamente 45 minutos de exercícios e não se esqueça de alongar antes e depois das atividades físicas para evitar câimbras e dores musculares;
  8. Se necessário, substitua a prática da atividade física tradicional por outra mais leve ou refrescante como: hidroginástica, natação, caminhadas leves, pilates;
  9. Cuidado com o choque térmico do corpo! O choque térmico pode gerar desmaios, arritmia, paralisia facial, etc. Por isto, não deixe que a temperatura corporal altere bruscamente. Após um tempo de treino, antes de lavar a cabeça em uma água bem gelada, descanse, espere o corpo esfriar e se acostumar com a temperatura do ambiente e
  10. Nunca se force a continuar o exercício se sentir fraqueza ou tontura. O ideal é fazer uma pausa, sentar e beber água.



Com informações do site Rentapro e site Dieta e Saúde

Por Letícia Jardim Guedes da Redação do site Áreas Verdes das Cidades

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