terça-feira, 9 de março de 2021

14 de março – Dia Nacional dos Animais - Veja as fotos dos bichos nos parques do Brasil e mundo

 


O Dia Nacional dos Animais é comemorado em 14 de março com o objetivo buscar a conscientização sobre os cuidados e a defesa dos animais domésticos, domesticados ou selvagens.

Neste dia celebramos a incrível diversidade da fauna brasileira e a importância de uma convivência harmônica entre as espécies e a crescente urbanização. A presença de animais nas cidades, como aves por exemplo, atestam um maior equilíbrio entre a urbanização e a natureza e portanto uma qualidade de vida melhor para os moradores.

· Arborização favorece biodiversidade de aves nas cidades, diz estudo

O site Áreas Verdes das Cidades – Guia de Parques – fotografou vários animais que vivem nos parques das cidades (veja as fotos abaixo) do Brasil e do mundo. Além dos animais nativos dos locais, outros são introduzidos e convivem em harmonia. Outra característica interessante é que alguns parques no Reino Unido e na Itália criam animais domésticos, como ovelhas e vacas, em currais para facilitar o conhecimento e a interação das crianças com os bichos do meio rural e estimular a consciência ambiental.

Já os animais domésticos, trazem várias vantagens como “companheirismo, o autoconhecimento e mudanças positivas no comportamento das pessoas, além de estimular o progresso de várias habilidades e o exercício da responsabilidade”, segundo Ceres Berger Faraco, na tese de doutorado “Interação humano-cão : o social constituído pela relação interespécie” pela PUC – RS. A psicóloga também afirma que “os animais também podem ajudar a reduzir o estresse e a combater a depressão e o isolamento, além de estimular a prática de exercícios físicos”.

É importante denunciar os maus-tratos aos animais

Além de celebrar, o Dia Nacional dos Animais também tem um importante papel, estimular o respeito e proteção aos bichos. Por isso, é importante que tratamentos nocivos aos animais sejam denunciados.

No Brasil, o tráfico de animais silvestres no Brasil só é menor do que o comércio ilegal de drogas e de armas. As denúncias devem ser feitas no site do Ibama 

Os maus-tratos a animais domésticos podem ser denunciados pelo site da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (DEPA). Já em casos de flagrante, o recomendado é que a pessoa faça a denúncia pelo190 da Polícia Militar.

Neste caso, são considerados maus-tratos desde agressões físicas a falta de alimentação e água, exposição permanente ao sol ou a locais frios, abandono e acomodação inadequada.


Parque Barigui em Curitiba

Parque Estadual da Cantareira - Pedra Grande em SP

Parque Cidade de Toronto - SP

Parque das Hortênsias Armando Andrade de Taboão da Serra - SP

Parque do Carmo - SP

Parque Municipal Dom José - Barueri

Parque Ecológico Tietê - SP

Parque Ecológico Tietê - SP

Parque Ecológico Tietê - SP


Parque Estoril - São Bernardo do Campo



Parque da FITO em Osasco


Parque Ibirapuera - SP


Parque Margam Contry - País de Gales - Reino Unido

Parque Margam Contry - País de Gales - Reino Unido


Parque Jardim Sigurtá em Verona, na Itália

Parque Jardim Sigurtá em Verona, na Itália


Fundação do Instituto Cultural Inhotim em Brumadinho - MG


Horto Florestal de São Paulo
Jardim Botânico de São Paulo
Jardim Botânico Francisca Maria Garfunkel em Curitiba
Jardim da Luz em São Paulo


Fundação do Instituto Cultural Inhotim em Brumadinho - MG



Caranguejos na Lagoinha das Pontas das Canas e Manguezal em Florianópolis









0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site