domingo, 23 de novembro de 2014

Parque Municipal Dom José em Barueri

Visitamos no feriado da Consciência Negra o Parque Municipal Dom José em Barueri, cidade que fica localizada na região metropolitana de São Paulo e tem por volta de 253.000 habitantes. O parque tem uma área de 95.000 m² e fica em Vila Porto/Boa Vista na cidade de Barueri.

Parque Municipal Dom José 

Horário de funcionamento:
2a. a 6a. feira das 6h às 22h; Sábado, Domingo e Feriado das 6h às 19h
Telefone:
  (11) 4198-5445  
Localização:
Rua Ângela Porto, s/nº, Vila Porto/Boa Vista, Barueri
Ver no mapa

Há linhas de ônibus que passam próximas do parque, como a 417 BI1 Santana de Parnaiba (Jd. Isaura) – Barueri (Centro), 417 TRO Santana de Parnaíba (Pq. Santana) – Barueri (Centro), 246 TRO Santana de Parnaíba (Jd. São Luiz) - Osasco (Centro), 246 VP1 Santana de Parnaíba (Jardim São Luiz) - Barueri (Terminal Rodoferroviário de Barueri) e 264 TRO Santana de Parnaíba (Pq. Santana) – Santana de Parnaíba (Alphaville 11) via Barueri, entre outras.
De carro, consulte "Ver no mapa" no box ao lado e trace seu roteiro. Não há estacionamento dentro do parque, mas se encontram vagas nas ruas do seu entorno. No entanto, atente para a sinalização de trânsito no local.

Infraestrutura
Para a prática esportiva há campo de futebol, uma boa pista de skate, quadras poliesportivas (basquete, tênis, vôlei, vôlei de areia e futsal), aparelhos de ginástica, trilhas, pista para caminhadas e/ou corridas, mini-cidade com casas de bonecas e tanque de areia (chamada de "Pequena Cidade"), um bom playground, quiosques, jardim japonês, bosque, centro de eventos e um lago com pedalinho.

Quanto à flora, há remanescente da Mata Atlântica e áreas gramadas. É muito comum pinheiros que dão uma boa sombra em dias de Sol aberto.

Muitas aves compõem a fauna local, desde de gansos, cisnes, patos e muitos tipos de pássaros de espécies oriundas da Mata Atlântica. 

Há inúmeras e boas atividades culturais e esportivas programadas e realizadas no parque. Consulte o telefone da administração do local (v. box acima). O Dom José oferece atividades às crianças e adolescentes, como as Escolinhas de Esportes, nas modalidades Tênis, Futebol e Skate. Além disso, também são oferecidas atividades físicas para adultos (Tai Chi Chuan, Yoga e Ginástica).


Nos finais de semana, no Centro de Eventos, um amplo teatro de arena coberto, há shows musicais com grupos da cidade e região.

Pode entrar cachorro no Parque Muncipal Dom José, desde que os cães estejam em guias e focinheiras, estas para os mais bravos. Bicicletas não podem transitar no parque (há um bicicletário próximo da entrada do parque para deixá-las), assim como patins e skates (só na pista destinada para esse fim).

Há uma lanchonete no local, bem como várias barracas espalhadas pelo parque, principalmente nos finais de semana, próximas de sua entrada, que servem alimentos e bebidas.

Observamos uma boa limpeza nos sanitários existentes no parque, carecendo um pouco quanto a manutenção dos equipamentos.

Quanto à segurança geral do parque, observamos vários vigias no dia da visita, transmitindo-nos tranquilidade.

Vale a pena no Parque Municipal Dom José
  • Frequentar campos e quadras para praticar seu esporte preferido. Há também a opção de usar a boa pista para skate;
  • Levar as crianças para brincar nos playgrounds existentes e na "Pequena Cidade";
  • Utilizar as pistas e trilhas para pedestres para andar e/ou correr e
  • Participar de oficinas e eventos sociais e esportivos promovidos pela administração do parque.
_________________________________________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações. Para mais informações, ligue para os telefones da administração no box acima.
Fonte: Website "Prefeitura de Barueri" (http://www.barueri.sp.gov.br).
_________________________________________________________________________________________________________________

Veja vídeo feito no local, quando da visita.


A seguir, veja fotos do Parque Municipal Dom José em Barueri tiradas no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do parque).

Soccer designed by Derek Britton from The Noun Project

12 comentários:

  1. Agora me explica um parque desse tamanho nao poder pedalar de bike?!?! bem estranha essa adminstração.

    ResponderExcluir
  2. Como pode um parque em uma área residencial e domingo nem 8h da manhã com som alto e o homem do microfone aos berros? Todos os domingos tem uma atividade desrespeitando os moradores que querem descansar aos domingos e todos os domingos ter som alto que temos que fechar todas as janelas para conseguir se escutar alguma coisa dentro de casa. Não somos obrigados a ficar escutando musicas e gritarias todos os finais dde semana. O parque precisa começar a pensar em um todo ... em uma área residencial!!!!! Vou colocar esta observação em todos os locais até alguéem tomar uma iniciativa. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, desrespeito! Acho que se forem fazer barulho tem que ser de preferência após às 12h e no mínimo às 10h da manhã...

      Amigo, faz um abaixo assinado

      Excluir
  3. Boa madrugada senhor anônimo quando adquiriu sua casa ou seu apartamento sabia que estava indo morar do lado de um parque ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a partir do momento que uma região vira area residencial, a prefeitura tem obrigação de respeitar a vizinhança .

      Excluir
  4. O local não tem churrasqueira como dito na descrição!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na ocasião em que o Áreas Verdes das Cidades esteve lá e o resenhou com informações e fotos (2014), existiam. Conforme contato com a administração, atualmente não é mais permitido fazer churrascos no local, sugerindo o Parque Ecológico de Barueri para tal. Já atualizamos o texto. Abs

      Excluir
  5. Alguém pode mim informa se pode levar comida bebida essas coisas

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber se pode entrar com alimento?

    ResponderExcluir
  7. Antiga chácara dos padres, chamada dom José, antes de Santana do Parnaíba, fica numa curva acentuada e perigosa. ❤️💋🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde consigo informação da inauguração e da história do local antes do parque, para trabalho escolar

      Excluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site