Fomos até Pirituba, zona norte da capital, para percorrer oParque Cidade de Toronto,
que tem uma área de 109.100 metros quadrados e foi inaugurado em 01/07/1992, em uma área remanescente do loteamento "City América" (av. Cardeal Mota, 84). O parque nasceu de um programa de cooperação técnica entre as Prefeituras de São Paulo e de Toronto, no Canadá, que tinha como objetivo, propiciar aprimoramento profissional, consultoria e transferência de "know-how" entre os técnicos das duas cidades. Os brejos e o lago constituem grande parte da área do Parque, que apresenta, por isso, uma fauna com morada e hábitos típicos desses ecossistemas.
Horário de funcionamento:
6h às 18h
Telefone:
(11) 3834-2176
Localização:
Av. Cardeal Mota, 84, City América, Pirituba Ver no mapa
Como chegar ao Parque Cidade de Toronto
Para chegar ao local há várias linhas de ônibus entre as quais as de números 8062-10 – Pq. São Domingos – Lapa, 8065-10 – Lapa, 8100-10 – Terminal Lapa e 8696-10 – Pça. Ramos de Azevedo. De carro, consulte o link "Ver no mapa" no box ao lado e trace seu roteiro. Não há estacionamento no interior do parque, mas é fácil fazê-lo nas ruas que o circundam, sempre observando a sinalização no local.
Churrasqueira no Parque Toronto
A infraestrutura do Parque Cidade de Toronto tem churrasqueira, bicicletário, sanitários, bebedouros,quiosques, palco, aparelhos de ginástica, pista de cooper, paraciclo, playground, recentemente reformado, quadras poliesportivas, espelho d´água, nascente e passeios sobre o lago e a várzea por trapiches. Não há lanchonetes no local, mas há ambulantes próximos da entrada do parque, pelo menos nos finais de semanas.
Flora
O parque foi objeto de um projeto de recuperação de áreas degradadas, através da implantação de 120 espécies de árvores nativas que tinham como função proporcionar a proteção de encostas contra erosão, reduzir o assoreamento do lago, melhorar a qualidade da água, proteger as nascentes e preservar e enriquecer o ecossistema local. Assim, plantou-se espécies nativas encontradas às margens de bacias hidrográficas para formação de mata ciliar; plantas aquáticas, também preferencialmente nativas; e outras árvores distribuídas de maneira esparsa para possibilitar sombreamento em locais de piqueniques, passeios e estares.Destacam-se exemplares de ingá, ipê-rosa, copaíba, paineira, manacá-da-serra, plátano, liquidâmbar, cipreste e capim-dos-pampas. Marcando o convênio Brasil-Canadá, foi implantado um bosque de coníferas características da paisagem canadense.
Você pode levar seu cachorro, desde que estejam em guias ou focinheiras, para os maiores ou bravos.
Bicicletas, skates e patinetes são proibidos de circular no parque.
Informações gerais do parque, inclusive sobre o uso das quadras poliesportivas, podem ser obtidas pelo telefone da administração (11) 3834-2176.
Vale a pena no Parque Cidade de Toronto
Caminhar em trilhas existentes, principalmente a da beira do lago e passar pelos trapiches existentes sobre a várzea/brejo e o próprio lago e
Estimular as crianças a utilizar o playground, que tem brinquedos também encontrados em parques das cidades canadenses
Destacamos o trabalho de acompanhamento qualitativo e quantitativo da avifauna que vem sendo feito no parque, iniciado em 2008, objetivando demonstrar a biodiversidade da avifauna migratória e a importância dos recursos hídricos do parque (córrego, brejo e lago) como local de refúgio, alimentação, nidificação (ação de alguma espécie de animal construir seu ninho) dessas espécies.
A seguir, veja vídeo do Parque Cidade de Toronto feito no dia da visita.
Fotos do Parque Cidade de Toronto tiradas na visita.
Placa indicativa do parque perto da sua entrada pela Av. Cardeal Mota
Placa indicando as atrações do parque (Wading Pool desativada)
Edificação da administração
Pista beirando o lago
Local onde havia uma Wading Pool
Trilha do parque
Trilha que dá acesso ao trapiche sobre o lago e o brejo/várzea
Trilha que dá acesso ao trapiche sobre o lago e o brejo/várzea
Trapiche sobre o lago e o brejo/várzea
Vista do córrego
Vista do lago e algumas aves
Término do trapiche no sentido da Rua Icádio
Equipamentos para ginástica
Vista da trilha, lago e o trapiche
Placa ao lado da entrada pela Rua Icádio
Entrada do Parque pela Rua Icádio
Área para piqueniques com várias churrasqueiras
Área para piqueniques com churrasqueira
Escadaria que leva a beira do lago
Painel informativo sobre acompanhamento da avifauna
Caixa dágua
Pista de acesso às quadras poliesportivas à direita
Quadras poliesportivas
Panorâmica das quadras poliesportivas
Av. Cardeal Mota, vista do parque, que dá acesso a sua entrada principal
Trilha a beira do lago
"Escape" do lago em caso de enchente
Pedras próximas à trilha
Escada que vai até a saída pela Rua Icádio
Lago e trapiche
Sanitários
Av. Cardeal Mota, que contorna o parque e onde os visitantes podem estacionar seus veículos
Fui visitar ontem 19/12 e achei lindo o parque algumas partes parecem estar bem cuidadas,mas a parte do lago parece estar um pouco suja e o outro lado com um matagal que parece não ter sido cortado a meses,assim como outros muitos parques é proibido fotografar utilizando-se de câmeras,é necessário autorização entrando pelo site,acho isso ridículo,mas as administrações dos parques estão fazendo jogo duro contra fotógrafos,que ajudam com suas fotografias a divulgação do parque.
Olá Luciano, Você ou alguém da Administração poderia me dar o endereço de email para solicitar autorização para fotografar. Estou tentando contato telefônico com a Administração do parque mas ninguém atende.
Acesse o link http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/parques/index.php?p=142343, que vc verá como obter o formulário de solicitação para isso. Abs.
Pelo que me informaram o parque é mantido pelo Canadá. Não sei pra onde está indo este dinheiro, porque a lagoa está morrendo, não tem mais peixe de tanto mato e sujeira. Os patos já migraram, só tem uns passarinhos e de vez em quando aparecem umas garças. A ponte Linda das fotos está interditada porque, além de arrebentada não dá mais pra ver a lagoa de tanto mato que tem. O playground está totalmente destruído. De 4 escorregadores somente 1 está mais ou menos funcionando, além dos brinquedos todos quebrados por falta de manutenção. O matagal em volta do parque é espantoso. Estou muito triste porque 5 anos atrás estava tudo maravilhoso e hoje tudo muito triste. Não sei o que estão fazendo com o dinheiro da manutenção do parque. Espero que alguém ajude a recuperá-lo, pois é um lugar maravilhoso de lazer para nossas crianças.
Bom dia. Concordo 100%. Um parque lindo e com tudo para ser um local extremamente agradável, como um dia ele foi. Hoje parque está largado e se transformando em um terreno baldio.
Lamentável, mas parece que não existe administração ou se existe, o dinheiro que deveria ser utilizado na manutenção está sendo desviado.
Boa tarde! Seria possível informar o e-mail da administração? Gostaria de comemorar o aniversário de 2 anos do meu filho e preciso da autorização, assim como tirar dúvidas! Desde já muito obrigada Daniela
Fui ao parque hj, realmente ele está descuidado, mas comparado aos outros tantos parques desse Brasil, achei q está bom! A lagoa está com os matos em volta, mas q são da flora natural dela, o parquinho está bem arrumado, não tem nada destruído... confesso q não andei por ele todo por medo de ir sozinha, mas achei o espaço bacana p passar o dia!
Sou do interior de São Paulo, moro na cidade de Salto de Pirapora, fica a 20 km de Sorocaba. Gostaria de Saber o endereço completo do Parque, para que possamos fazer uma visita. Grata.
frequento esse parque desde sempre e nunca esteve tao detonado como agora incompetencia total de quem o administra lamentavel mais infelizmente essa e a nossa realidade lamentavel.
Fui hoje e meu filho brincou muito no parquinho que está em excelentes condições. Tem seus defeitos como a ponte quebrada, mas no geral tem uma energia muito boa. Voltarei com certeza!!!
Eu visitei o parque no começo deste mês, e admito que foi uma ótima experiência, embora tenha alguns defeitos. No meu blog, deixei a minha opinião sobre o local.
Frequento esse parque, porem ultimamente tenho visto dois caras que sempre vão ao parque para usar drogas, lamentável não ter segurança, parque não é lugar de drogas
Olá, Adoro o parque e costumo ir lá com minha filha, porém gostaria informar para a administração verificar a cerca de bambu em volta do lago que está acumulando água dentro e há larvas de mosquito. Por favor verifiquem a cerca.
Obrigado por manterem um lugar tão lindo e agradável. 🥰🌿🌲
Boa noite, ontem fui pela primeira vez ao Parque Cidade de Toronto e gostei muito, há muito tempo gostaria de fazer essa visita e ontem aconteceu. Gostei muito do que vi e pretendo voltar mais vezes ao local. A fauna e a flora é fantástica e espero que continuem sendo preservadas.
Vou morar próximo desse parque! Na verdade lá em cima próximo ao Carrefour da mutinga. Parece ser muito bonito e agradável! Espero curtir todo fim de semana e feriados!!!
Parque Toronto está abandonado, Lago está infestado de algas e os peixes morrendo, nascentes secando, total descaso da secretaria de áreas verdes, secretaria do próprio parque, isso está ocorrendo a mais de 2 anos, e ninguém faz nada, prefeitura e secretaria de áreas verdes omissas.
Antes de sair para visitar um parque, tome algumas precauções e leve:
Boné e filtro solar nos dias ensolarados, especialmente para as crianças;
Óculos para Sol;
Garrafas d'água, pois nem todos têm lanchonetes e em alguns nem ambulantes nas proximidades;
Máquina fotográfica ou filmadora para registrar o passeio;
Binóculos, especialmente para os aficionados por pássaros e que curtem "passarinhar";
Um cadeado para quem vai de bicicleta, deixando-a em algum "paraciclo" e
Repelente para insetos em parques com trilhas mais "fechadas" pela vegetação.
É recomendável:
Utilizar o campo "Pesquisar neste Site" para assuntos/locais de seu interesse (por exemplo, em que parques há ciclovias, orquidários, piscinas, etc.);
Ver no "box"que consta das publicações do site a "localização" da área verde a ser visitada, acessando o link "Ver no mapa" para traçar seu roteiro;
Conferir o horário de funcionamento do parque;
Verificar no site se há estacionamento para veículos no parque escolhido (são poucos os parques que os possuem) e caso vá de transporte coletivo, veja as linhas que atendem o local;
Ver se há algum tipo de restrição no local para passear com animais, usar bicicletas, skates, etc;
Conferir a programação cultural e esportiva no parque, pois pode haver algo que lhe interesse e "curta";
Observar no site o item "Vale a pena", que assinala as atrações recomendadas pelo site e
Contatar a administração do parque (há sempre um telefone), caso tenha alguma dúvida.
Previsão do tempo
Patrocínio
Areas Verdes das Cidades 2012-2018. Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.
Fui visitar ontem 19/12 e achei lindo o parque algumas partes parecem estar bem cuidadas,mas a parte do lago parece estar um pouco suja e o outro lado com um matagal que parece não ter sido cortado a meses,assim como outros muitos parques é proibido fotografar utilizando-se de câmeras,é necessário autorização entrando pelo site,acho isso ridículo,mas as administrações dos parques estão fazendo jogo duro contra fotógrafos,que ajudam com suas fotografias a divulgação do parque.
ResponderExcluirOlá Luciano,
ExcluirVocê ou alguém da Administração poderia me dar o endereço de email para solicitar autorização para fotografar.
Estou tentando contato telefônico com a Administração do parque mas ninguém atende.
Acesse o link http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/parques/index.php?p=142343, que vc verá como obter o formulário de solicitação para isso. Abs.
ExcluirOK. Muito Obrigado.
ExcluirBoa tarde Luciano, muito obrigada pelas informações foi mega útil.
ResponderExcluirPelo que me informaram o parque é mantido pelo Canadá. Não sei pra onde está indo este dinheiro, porque a lagoa está morrendo, não tem mais peixe de tanto mato e sujeira. Os patos já migraram, só tem uns passarinhos e de vez em quando aparecem umas garças. A ponte Linda das fotos está interditada porque, além de arrebentada não dá mais pra ver a lagoa de tanto mato que tem. O playground está totalmente destruído. De 4 escorregadores somente 1 está mais ou menos funcionando, além dos brinquedos todos quebrados por falta de manutenção. O matagal em volta do parque é espantoso. Estou muito triste porque 5 anos atrás estava tudo maravilhoso e hoje tudo muito triste. Não sei o que estão fazendo com o dinheiro da manutenção do parque. Espero que alguém ajude a recuperá-lo, pois é um lugar maravilhoso de lazer para nossas crianças.
ResponderExcluirBom dia.
ExcluirConcordo 100%.
Um parque lindo e com tudo para ser um local extremamente agradável, como um dia ele foi.
Hoje parque está largado e se transformando em um terreno baldio.
Lamentável, mas parece que não existe administração ou se existe, o dinheiro que deveria ser utilizado na manutenção está sendo desviado.
Que decepção. Estava planejando levar alguém especial. :/
ResponderExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirSeria possível informar o e-mail da administração? Gostaria de comemorar o aniversário de 2 anos do meu filho e preciso da autorização, assim como tirar dúvidas! Desde já muito obrigada Daniela
Fui ao parque hj, realmente ele está descuidado, mas comparado aos outros tantos parques desse Brasil, achei q está bom! A lagoa está com os matos em volta, mas q são da flora natural dela, o parquinho está bem arrumado, não tem nada destruído... confesso q não andei por ele todo por medo de ir sozinha, mas achei o espaço bacana p passar o dia!
ResponderExcluirSou do interior de São Paulo, moro na cidade de Salto de Pirapora, fica a 20 km de Sorocaba. Gostaria de Saber o endereço completo do Parque, para que possamos fazer uma visita. Grata.
ResponderExcluirÉ necessário autorização para fazer festa picnic no parque? Mesmo que use a área da churrasqueira?
ResponderExcluirfrequento esse parque desde sempre e nunca esteve tao detonado como agora incompetencia total de quem o administra lamentavel mais infelizmente essa e a nossa realidade lamentavel.
ResponderExcluirAinda nao fui, e ja gostei... pretendo conhecer nessa quarta feira.
ResponderExcluirFui hoje e meu filho brincou muito no parquinho que está em excelentes condições. Tem seus defeitos como a ponte quebrada, mas no geral tem uma energia muito boa. Voltarei com certeza!!!
ResponderExcluirEu visitei o parque no começo deste mês, e admito que foi uma ótima experiência, embora tenha alguns defeitos. No meu blog, deixei a minha opinião sobre o local.
ResponderExcluirFrequento esse parque, porem ultimamente tenho visto dois caras que sempre vão ao parque para usar drogas, lamentável não ter segurança, parque não é lugar de drogas
ResponderExcluirAlguém sabe dizer se a ponte ja foi liberada? da ultima vez que estivemos ai, estava interditada/reformando..algo assim, Obrigada
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirAdoro o parque e costumo ir lá com minha filha, porém gostaria informar para a administração verificar a cerca de bambu em volta do lago que está acumulando água dentro e há larvas de mosquito.
Por favor verifiquem a cerca.
Obrigado por manterem um lugar tão lindo e agradável.
🥰🌿🌲
Bom dia, Wading Pool não funciona mais, passaram alguma informação?
ResponderExcluirSempre eu colo aí, lugar lindo para dar um rolê.
ResponderExcluirBoa noite, ontem fui pela primeira vez ao Parque Cidade de Toronto e gostei muito, há muito tempo gostaria de fazer essa visita e ontem aconteceu.
ResponderExcluirGostei muito do que vi e pretendo voltar mais vezes ao local.
A fauna e a flora é fantástica e espero que continuem sendo preservadas.
Tem onde estaciona carro
ResponderExcluirAv. Cardeal Mota, que contorna o parque e onde os visitantes podem estacionar seus veículos.
ExcluirVou morar próximo desse parque! Na verdade lá em cima próximo ao Carrefour da mutinga. Parece ser muito bonito e agradável! Espero curtir todo fim de semana e feriados!!!
ResponderExcluirParque Toronto está abandonado, Lago está infestado de algas e os peixes morrendo, nascentes secando, total descaso da secretaria de áreas verdes, secretaria do próprio parque, isso está ocorrendo a mais de 2 anos, e ninguém faz nada, prefeitura e secretaria de áreas verdes omissas.
ResponderExcluir