quinta-feira, 11 de março de 2021

Outono 2021: Confira a previsão para a estação e suas principais características no Brasil

O outono de 2021 se inicia no dia 20 de março às 6h38, segundo o Instituto de Astronomia da USP (IAG). Neste ano, o fenômeno La Niña atua na estação e traz mais chuvas do que o normal.

Segundo o Canal Rural, a previsão do tempo mostra chuva acima da média em grande parte da região Norte e em áreas do Sudeste e Centro-Oeste.

La Niña é o fenômeno do esfriamento das águas do oceano Pacífico Equatorial. Como consequência, pode haver mais chuva e queda nas médias de temperatura. O último relatório da Agência de Meteorologia dos Estados Unidos (Noaa) prevê que o resfriamento se mantém até meados da primavera (setembro e outubro de 2021).

 Características do outono no Brasil

As características do outono são: mudanças rápidas nas condições de tempo, a queda de temperatura, a maior freqüência de nevoeiros e registros de geadas em locais serranos das regiões Sudeste e Sul do Brasil.

Em grande parte do país há redução das chuvas, mas nas regiões Norte e Nordeste e no leste do Nordeste se inicia o período mais chuvoso.

Nas Regiões Sul, Sudeste e parte da Região Centro-Oeste do Brasil, as temperaturas tornam-se mais amenas devido à entrada de massas de ar frio, com temperaturas mínimas que variam entre 12ºC a 18ºC – nas regiões serranas podem ser inferiores a 10ºC.

Nas Regiões Norte e Nordeste, as temperaturas são mais homogêneas: a mínima variando em torno de 22ºC, e a máxima variando entre 30ºC e 32ºC.

Características da flora

A pesquisadora Tânia Maria Cerati, do Instituto de Botânica do Jardim Botânico de São Paulo, nessa estação estão em flor espécies como a sibipiruna, acácias de flores amarelas, paineiras e cactáceas como a conhecida flor de maio. “Não podemos esquecer também que as plantas aquáticas produzem flores belíssimas nesta época. As ninféias exibem flores amarelas, rosas e azuis até maio”, destaca.

Outra flor de grande destaque na estação é a orquídea, que de acordo com o pesquisador Eduardo Catharino, do Instituto de Botânica, florescem o ano inteiro. Catharino destaca as quaresmeiras como uma das principais espécies do período. “A quaresmeira é uma planta nativa da Mata Atlântica e floresce devido ao clima propício da estação.” O especialista explica que as plantas são geralmente sensíveis às mudanças climáticas. “No outono ocorre a diminuição das horas do dia. O dia é geralmente mais curto e as espécies que florescem nessa época se adaptam a essa situação”, diz.

 A paisagista Gigi Botelho também destaca que, nesta época do ano é melhor optar por plantas como camélia, antúrio, bela-emília, copo-de-leite e margarida. Outras flores também se dão bem nessa estação, como a astromélia, gypsophila, lírio, lisianto, cattleya violácea, estrelitzia, boca de leão, gérbera e flor de ervilha, entre outras. 


Veja fotos sobre algumas das plantas que florescem no outono:


Acácia
 

Pixabay.com

Paineira
Paineira
Pixabay.com
Quaresmeira

Ninfeia azul
Ninfeia azul
Pixabay.com
Orquídea

Camélia
Camélia
Pixabay.com
Margarida
Margarida
Pixabay.com
Antúrio
Antúrio
Pixabay.com
Lírio
Lírio
Pixabay.com
Strelitzia
Strelitzia
Pixabay.com

Boca de Leão
Boca de leão
Pixabay.com
Gérbera
Gérbera
Pixabay.com
Astromélia
Astromélia
Pixabay.com

Fontes:  "CPTEC" (http://clima1.cptec.inpe.br/estacoes/), "Globo.com" e "Delas" (http://delas.ig.com.br/) e Climatempo

Com informações do IAG - USP e Canal Rural



Por Leticia Jardim Guedes da redação do Áreas Verdes das Cidades

 

 

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site