sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Bairros do centro de SP têm maior risco de queda de árvores


A cidade de São Paulo tem 652 mil árvores na área urbana e uma das preocupações da administração urbana é a manutenção e o monitoramento do risco de queda de árvores. 
  • Siga o Áreas Verdes das Cidades – Guia de Parques no Instagram e no Facebook - todo dia tem novidades sobre parques do Brasil e do mundo, vida saudável, sustentabilidade e bem-estar!
Um estudo publicado na revista Urban Forestry & Urban Greening aponta que os fatores que mais influenciam e aumentam o risco de queda de árvores em São Paulo são a idade do bairro (mais de 40 anos) e a altura dos prédios (acima de 5 andares) no entorno.

Um dos autores correspondentes do artigo é Giuliano Locosselli, do Cena (Centro de Energia Nuclear na Agricultura) da USP (Universidade de São Paulo), em Piracicaba, e do IPA (Instituto de Pesquisas Ambientais).

Os bairros do centro de São Paulo (mais antigos e prédios mais altos) registram 17% das quedas no período de 2013 a 2021, enquanto na região sul, especialmente no extremo sul (urbanização mais recente e com edificações mais baixas) é de 0,59%.

Segundo dados do artigo, as regiões mais novas da cidade e com baixa altura de construção têm 37% menos casos de queda.

A largura da calçada (mais estreitas) e a própria altura da árvore (acima de 9,58m) também são determinantes para aumentar as quedas.

Os pesquisadores analisaram 26.616 registros de quedas de árvores nos 96 distritos da capital durante 8 anos (entre 2013 e 2021), em que se perderam cerca de 4% das árvores existentes na área urbana.

A assessora técnica Priscilla Cerqueira da Divisão de Arborização Urbana da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo também é autora do artigo e informa que os dados contribuem para melhorar a avaliação da saúde das árvores e que estarão disponíveis no futuro em um sistema único de arborização, previsto no Plano Municipal de Arborização Urbana. Os outros autores do artigo são Rodrigo Manfra, Miriam dos Santos Massoca e Aline Andreia Cavalari e Giuliano Maselli Locosselli.

O estudo recebeu apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Desde abril deste ano, está em vigor a nova legislação municipal que disciplina o manejo da arborização urbana. De acordo com o Plano de Metas 2021-2024, a previsão é plantar 45 mil árvores por ano na cidade.

O artigo Average height of surrounding buildings and district age are the main predictors of tree failure on the streets of São Paulo/Brazil pode ser lido aqui 


Fonte: Agência Fapesp


  • Siga o Áreas Verdes das Cidades – Guia de Parques no Facebook e no Instagram - todo dia tem novidades sobre parques do Brasil e do mundo, vida saudável, sustentabilidade e bem-estar!

4 comentários:

  1. I think your writing is the cleanest I’ve ever seen.

    ResponderExcluir
  2. It was a very good post indeed. I thoroughly enjoyed reading it in my lunch time.

    ResponderExcluir
  3. woooow, amazing blog to read, thanks for sharing, and move on.

    ResponderExcluir
  4. You really helped me by writing this article. I like the subject too.

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site