terça-feira, 22 de agosto de 2023

Confira os parques de Niterói (RJ) visitados pelo site Áreas Verdes das Cidades


O site Áreas Verdes das Cidade visitou três parques em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, uma das cidades mais antigas do Brasil (1573). Reunimos as melhores atrações e informações para uma visita inesquecível. A beleza natural e o urbanismo da cidade são atrações imperdíveis e os parques são parte desta riquíssima históriaCampo de São Bento ou Parque Prefeito Ferraz, Horto Botânico de Niterói e Parque da Cidade ou Parque Municipal Natural de Niterói.
Niterói foi a capital do estado do Rio de Janeiro até a fusão com o estado da Guanabara em 1974. É a única cidade do Brasil fundada por um índio, o cacique temiminó Araribóia. O guerreiro auxiliou os portugueses a retomar a baía de Guanabara dos franceses 
(1570) e ganhou a área de Niterói, como recompensa. O livro “O Guarani”, de José de Alencar, foi inspirado em suas façanhas.

Niterói acolheu missões jesuítas, fazendas de criação de gado, parque de exercícios de tropas. Após 1808, o imperador português D. João VI escolheu o local, ainda chamado de Praia Grande, como seu sítio para lazer e palco das festividades de seu aniversário. A indústria naval se desenvolveu na área até ser reconhecida como Vila Real da Praia Grande em 1819. Em 1834, o Ato Adicional à Constituição de 1824 fez da vila a capital da província do Rio de Janeiro. No ano seguinte, 1835, a cidade passou a se chamar Nictheroy, nome tupi para “rio verdadeiro frio".

A cidade passou por uma série de renovações urbanas e arquitetônicas, principalmente após o bombardeio de diversos bairros litorâneos durante a Revolta da Armada (1893), que forçaram a mudança da capital do Estado para Petrópolis por 10 anos, tamanha destruição e vulnerabilidade de Niterói.

O prefeito João Pereira Ferraz (1906/1910), que nomeia um dos parques visitados, o Campo de São Bento ou Parque Prefeito Ferraz, levou adiante um ambicioso projeto de urbanização e embelezamento de Niterói. Em 1906, foi criado o Horto Botânico para cultivar e distribuir a fazendeiros e lavradores sementes e mudas de frutas, plantas têxteis e medicinais. A cidade também foi uma das primeiras a se preocupar com preservação ambiental, ainda no início do século XX.

Após a transferência da capital do Estado para a cidade Rio de Janeiro (1974), uma nova reurbanização transformou a cidade e foi criado o Parque da Cidade ou Parque Municipal Natural de Niterói, que entre outras atrações, tem a vista mais espetacular da baia de Guanabara.

Conheça os encantos da cidade e aproveite o dia para relaxar, entrar em contato com a natureza, curtir atividades culturais e vivenciar um pouco de história nos parques de Niterói.

Veja os parques de Niterói visitados pelo Áreas Verdes das Cidades

Campo de São Bento ou Parque Prefeito Ferraz em Niterói (RJ)

O Campo São Bento, ou Parque Prefeito Ferraz, no bairro do Icaraí, é a principal área verde urbana de Niterói. Seu paisagismo se inspira no romantismo inglês e o local foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), em 1990.


O parque oferece agradáveis pistas de caminhada e/ou corrida iluminadas com lâmpadas de Led amarelas, playground, rinque de patinação, pista de skate, biblioteca infantil e o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, que tem atividades culturais (programação online por causa da pandemia de covid-19

Confira horário de funcionamento, como chegar e outras informações do Campo de São Bento ou Parque Ferraz


Horto Botânico de Niterói (RJ)

Fundado em 1906, o Horto Botânico tem diversas atrações e é a maior área de convivência da cidade de Niterói. Também conhecido como Horto do Fonseca, devido ao nome do bairro em que está localizado, tem viveiro (com capacidade para produzir, por ano, mais de 40 mil mudas de espécies da Mata Atlântica) e o Skate Park Duda Neves, o terceiro maior da América Latina.



Há pista de patinação e caminhada, playground, local de convivência (com mesinhas e bancos), quiosques, academia da terceira idade. O Horto tem também uma área cultural, quiosque de alimentação e ParCão (espaço para os cães).

O Horto Botânico de Niterói chegou a ter um zoológico que foi fechado em 2010.

Confira horário de funcionamento, como chegar e outras informações sobre o Horto Botânico de Niterói


Parque da Cidade ou Parque Municipal Natural de Niterói (RJ)

Uma das vistas mais espetaculares da baía da Guanabara, no Parque da Cidade há duas rampas de voo livre, utilizadas pelos aventureiros para saltos de parapente, que também servem como mirantes fantásticos de fácil acesso.

O parque ainda tem pistas de caminhada, mountain-bike e down-hill. Também há um bistrô, salão de exposição e playground para crianças.



Há pelo menos 3 entradas de trilhas no parque. Entretanto, não é recomendado sem guia especializado.

No local existem ruínas de um posto atalaia de observação português (aquela região era estratégica para observação e segurança, após a invasão francesa, no século XVI).

Confira horário de funcionamento, como chegar e outras informações sobre o Parque da Cidade ou Parque Municipal Natural de Niterói


Veja também 



Com informações:

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site