sexta-feira, 27 de junho de 2025

O que fazer em Campos do Jordão? Confira 5 parques e pontos turísticos para passear (Atualizado)

O site Áreas Verdes das Cidades visitou quatro parques na cidade de Campos do Jordão (distância de 175 km da capital São Paulo), um dos refúgios preferidos dos paulistanos para o turismo, especialmente no inverno e aproveitarem o tempo frio em diversos tipos de hotéis para todos os bolsos. O  Museu ao Ar Livre Felicia Leirner, o Parque Estadual Campos do Jordão, o Parque AmantikirBosque do Silêncio  e Parque Capivari são ótimos pontos turísticos de Campos de Jordão para visitar e curtir e a natureza da cidade, típica da serra da Mantiqueira. Outras atrações da cidade envolvendo a natureza são, a Ducha de Prata e o Morro do Elefante.

  • Siga o Áreas Verdes das Cidades – Guia de Parques no Facebook e no Instagram - todo dia tem novidades sobre parques do Brasil e do mundo, vida saudável, sustentabilidade e bem-estar!

Pontos turísticos de Campos do Jordão

Parque Amantikir

O nome Amantikir, em tupi foi aportuguesado para Mantiqueira, é formado por 26 jardins com mais de 700 espécies de plantas, inspirados nos grandes jardins internacionais de várias partes do mundo como França, Holanda, Japão, Suíça, Inglaterra, Escócia, Alemanha e Canadá. 
Vale a pena percorrer tranquilamente as trilhas, observando a variedade de jardins e flores e respirando o ar puríssimo do lugar. Do mirante pode-se observar a paisagem do Vale do Lageado. 


Museu ao Ar Livre Felicia Leirner

O "parque-museu" reúne 85 obras da artista nascida na Polônia e radicada no Brasil, distribuídas ao ar livre, sobre gramado e à beira de alamedas em uma área importante por preservar a Mata Atlântica em Campos do Jordão. No mesmo local está o Auditório Claudio Santoro, sede do 55º Festival de Inverno de Campos do Jordão. Veja a programação completa no site oficial do evento.

Além da beleza do lugar - que também tem um mirante para a exuberante paisagem do entorno, incluindo outro ponto turístico de Campos do Jordão, a Pedra do Baú - é possível fazer visitas guiadas e ainda aproveitar a intensa programação de música clássica que tem atrações todos os dias durante o mês de julho. 

Campos do Jordão Museu ao Ar Livre Felicia Leirner




Conhecido regionalmente como Horto Florestal, foi criado em 1941. Atualmente, possui uma área de 83,41 km² e ocupa um terço da superfície do município da região serrana do Estado de São Paulo. O Parque abriga uma área remanescente importante da Mata Atlântica.


O local é uma boa opção de lazer para quem quer passar o dia fazendo algo diferente das tradicionais atrações do centro turístico, pois no parque a natureza impera. Você pode desfrutar de momentos especiais em meio a natureza com a família e amigos numa grande área com playground, lagos, bosques, local de ginástica, viveiros de plantas (em reforma no dia da visita), restaurante, lanchonete, food truck e muitas trilhas.



O parque de aventuras tem o maior circuito de arborismo de Campos do Jordão, com 28 travessias em dois quilômetros de passarelas, percorrido entre 1h30 e 3 horas. Para as crianças o circuito é menor, com 11 atividades e duração de cerca de uma hora.


A infraestrutura do local é constituída de sede com sanitários e loja de conveniência, café com área de descanso, 1.500 metros de trilhas interpretativas, 2 Campos de Paintball e 1 Campo de Minigolfe. Há no local o Café do Bosque que serve refeições e bebidas.


O parque tem por volta de 40.000 m² de área e é uma concessão do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM), sob a gestão da Eco Jordão, concessionária formada pelos sócios da Soul Parques. Tem praça de eventos, com palco sobre o lago e uma ampla e moderna arquibancada em conceito aberto e horizontal, para garantir conforto e visibilidade às plateias dos shows e eventos que serão realizados durante todo o ano. Tem também teleférico, trenó de montanha, roda gigante, parkids, pedalinho caravela, pedalinho americano, pista de patinação, mini trenzinho e carrossel. A infraestrutura do local inclui estacionamentos e banheiros. A entrada no Parque Capivari é gratuita e cada atração tem um valor (a partir de R$ 35 por pessoa) Os ingressos também podem ser comprados pelo site.

No lago dos pedalinhos tem um palco que também receberá atrações musicais do 55 º Festival de Inverno de Campos do Jordão. Os shows são gratuitos. Confira a programação.


Situa-se na 
Av. Emílio Ribas S/n°, Vila Capivari e seus telefones de contato são (12) 99624-5028 e (12) 3663-6463.


Outras atrações da cidade são:

Ducha de Prata 

A cachoeira é um dos pontos turísticos mais antigos e populares de Campos do Jordão, próxima ao centro da cidade. É um bom local para relaxar e curtir a natureza, mas quem quiser pode aproveitar as lojinhas em seu entorno para comprar souvenir e artesanato. Funciona de segunda a sexta das 9h30 às 17h30 e sábados e domingos, das 8h30 às 17h30.

Av. Mariane Baungart, 2485, no bairro Vila Izabel

Morro do Elefante

A montanha com formato de elefante possui 1.800 metros de altitude e está localizado perto do maior centro da cidade, a Vila Capivari.  Ao chegar de carro (cerca de 1,5 km desde o centro de Campos do Jordão), o acesso é gratuito e há um pequeno estacionamento. Também pode-se chegar lá por teleférico que sai do Parque Capivari.

Ao chegar lá em cima, a vista é belíssima, com toda a Vila Capivari e mais alguns pontos da cidade. Há barraquinhas para comprar souvenirs no local.
Rua Marco Antônio Cardoso, 240, Morro do Elefante

Site Áreas Verdes das Cidades - Guia de Parques
site Áreas Verdes das Cidades – Guia de Parques já visitou mais de 200 parques no Brasil e no mundo e traz dicas de como chegar, estacionamento, principais atrações, atividades e o que fazer em cada local, além de fotos e vídeos.


  • Siga o Áreas Verdes das Cidades – Guia de Parques no Facebook e no Instagram - todo dia tem novidades sobre parques do Brasil e do mundo, vida saudável, sustentabilidade e bem-estar!

2 comentários:

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site