quarta-feira, 7 de junho de 2023

Museu ao ar livre Felícia Leirner em Campos do Jordão

museu felicia leirner
O Museu ao ar livre Felícia Leirner, visitado numa terça-feira, fica na cidade de Campos do Jordão (SP) e reúne esculturas dessa artista que, nascida na Polônia, viveu entre 1904 e 1996 e esteve radicada no Brasil desde 1927. Um conjunto de 85 obras de Felícia Leirner, de bronze, cimento branco e granito, está distribuído ao ar livre, sobre gramado e à beira de alamedas, no jardim do espaço que divide com o Auditório Claudio Santoro, sede do Festival Internacional de Inverno, em uma área de mata com 35 mil m² de extensão.



 Museu ao ar livre Felícia Leirner

Horário de funcionamento
9h às 18h, de terça à domingo
Telefone
(12) 3512-2508
Localização
Av. Dr. Luís Arrobas Martins, 1880, Campos do Jordão
Ingresso pago

Ver no mapa

valor do ingresso é R$ 15 e R$ 7 (meia-entrada) e grátis aos domingos (preços de junho de 2023).

Para chegar ao local de transporte público, a "Viação na Montanha" disponibiliza a extensão de quatro linhas de ônibus até o local, aos finais de semana. Para outras informações, o contato da empresa de transporte é (12) 3664-6699 ou 3662-2909.
Para chegar lá de carro acesse ao link "Ver no mapa", traçando seu roteiro. Há estacionamento gratuito para veículos. 

Previsão do tempo para Campos do Jordão veja aqui.

Infraestrutura
Na disposição das obras no espaço do jardim, a critério da própria artista, as esculturas estão agrupadas pelas fases da trajetória de Felícia Leiner: figurativa (1950-1958), a caminho da abstração (1958-1961), abstrata (1963-1965), orgânica (1966-1970) e recortes na paisagem (1980-1982). área de aproximadamente 35.000 m², onde estão sediados o Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro, é um importante remanescente de Mata Atlântica em Campos do Jordão.


Flora
Há pelo menos 110 espécies de plantas fanerógamas, entre elas árvores, arbustos, ervas e epífitas como orquídeas, samambaias, bromélias e cactos. Algumas árvores mediram cerca de 25 metros de altura, incluindo robustas araucárias que tornam a paisagem ainda mais exuberante.

Fauna
Quanto à fauna, foram identificadas pelo menos 92 espécies de aves, 19 delas endêmicas de Mata Atlântica, entre elas a saracura-do-mato, rabo-branco, beija-flor-de-topete, tucano-do-bico-verde, tangará, e 3 espécies ameaçadas de extinção: águia-cinzenta, jacu e papagaio-do-peito-roxo. Para mamíferos, foram detectadas 10 espécies: gambá-de-orelha-preta, tamanduá-mirim, gato-do-mato, jaguatirica, suçuarana, quati, veado, esquilo, ouriço e capivara. Há também anfíbios, répteis e muitas espécies de invertebrados.

Histórica do Museu Felícia Leirner
Museu Felícia Leirner está instalado, desde 1978 e foi oficializado em 2001. Reúne esculturas dessa artista que, nascida na Polônia, viveu entre 1904 e 1996 e esteve radicada no Brasil desde 1927.
O Museu foi considerado um dos mais importantes do gênero no mundo pela Revista Sculpture, do International Sculpture Center, de Washington D. C. (EUA), em 1987.

A área expositiva é composta por vários passeios que formam um circuito onde o visitante pode caminhar observando as esculturas e, ao mesmo tempo, a natureza. A disposição das obras permite uma forte interação, fazendo com que as pessoas sintam a mensagem da artista em cada uma de suas esculturas. 
Dividindo a área com o Museu Felícia Leirner, está o Auditório Cláudio Santoro, inaugurado em 1979, tem capacidade para receber até 814 espectadores e conta com equipamentos de acessibilidade, como rampas, elevador para cadeirantes e banheiros adaptados. O palco possui um fosso para orquestra e, nos bastidores, amplos camarins, salas de ensaio e área técnica. O saguão de entrada conta com um lounge e café.

Os sanitários existentes estavam limpos e bem cuidados no dia da visita. 

Há uma boa lanchonete onde se pode comprar alimentos e bebidas e até fazer uma refeição mais completa.

Não há restrições para cachorros, desde que estejam em guias ou no colo. Não são permitidas bicicletas ou skates no interior da área, sendo proibidos.

O Museu e o Auditório oferecem uma programação mensal diversificada. As atividades podem ter a condução da equipe de educadores das instituições ou de profissionais contratados. O museu oferece ao público o acompanhamento na visita por profissionais preparados para desempenhar essa função educativa. O acompanhamento acontece para o público espontâneo e/ou organizado (mediante agendamento).

O Museu possuí espaços adaptados que permitem o deslocamento do público deficiente ou com mobilidade reduzida, como corrimãos e elevadores. Há também, no espaço, vagas de estacionamento especificas para esse público.

Vale a pena no Museu ao ar livre Felícia Leirner
  • Percorrer tranquilamente as pistas, observando atentamente as obras da escultora e a variedade de flora do local;
  • Assistir a um evento musical no Auditório Cláudio Santoro que tem uma acústica aprimorada;
  • Observar de um mirante existente a paisagem do entorno, incluindo a famosa "Pedra do Baú" e
  • Participar de visita monitorada sob a direção de profissional preparados para tal pela gestão do local.


Veja vídeo produzido durante a visita:

A seguir, veja fotos tiradas no parque no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do parque).

museu felicia leirnermuseu felicia leirnermuseu felicia leirnermuseu felicia leirnermuseu felicia leirnermuseu felicia leirnermuseu felicia leirnermuseu felicia leirnermuseu felicia leirnermuseu felicia leirnermuseu felicia leirneraraucaria museu felicia leirnermuseu felicia leirnermuseu felicia leirneraraucaria museu felicia leirnermuseu felicia leirnermuseu felicia leirnermuseu felicia leirnermuseu felicia leirnermuseu felicia leirnermuseu felicia leirnermuseu felicia leirnermuseu felicia leirnermuseu felicia leirnermuseu felicia leirneraraucaria museu felicia leirnermuseu felicia leirnermuseu felicia leirnermuseu felicia leirnermuseu felicia leirnermuseu felicia leirnermuseu felicia leirnerpedra do bau campos do jordaomuseu felicia leirner

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site