sexta-feira, 12 de maio de 2017

Parque Amantikir em Campos do Jordão (Revisitado e informações atualizadas)

Parque Amantikir em Campos do Jordão

O Parque Amantikir fica no bairro Gavião Gonzaga na cidade de Campos do Jordão no interior do Estado de São Paulo, tendo sido revisitado numa quarta-feira. A cidade fica a 170 Km da capital paulista, a 1.700 m de altitude, tendo cerca de 50.000 habitantes. Campos do Jordão, que no seu Festival de Inverno chega a receber 500.000 turistas, é um dos quinze municípios paulistas considerados estâncias climáticas pelo estado, por cumprirem os pré-requisitos definidos por lei estadual. Amantikir deriva do termo em tupi para Mantiqueira. Conforme o site oficial do parque, "A serra escarpada que acompanhava o rio Paraíba (rio feio em tupi), onde hoje situa-se Campos do Jordão, conhecida pelos nativos como amantikir, "a montanha que chora", tornou-se Mantiqueira na pronúncia dos lusitanos".



Parque Amantikir

Horário de funcionamento:
8h30 às 17h, diariamente
Telefone:
      (12) 99634-6784      
Localização:
Rodovia Eugênio Lefreve, 215, Gavião Gonzaga, Campos do Jordão
Ver no mapa

O valor do ingresso foi R$ 40 (R$ 20 meia-entrada) em julho de 2017, mas o preço pode variar. Consulte antes de ir no telefone do box ao lado. Neste telefone também obtém-se informações gerais sobre o local e sua programação (cursos de jardinagem, visitas guiadas, etc.).

Para chegar ao local de carro, clique em "Ver no mapa" para traçar o roteiro. Há estacionamento gratuito para veículos. 

Previsão do tempo para Campos do Jordão veja aqui.

Fundado em 25/08/2007, o parque na atual fase das 7 previstas, ocupa uma área de 60.000 . No local há 26 jardins, que somam mais de 700 espécies de plantas e inspirações de jardins de várias partes do mundo como Espanha, França, Suíça, Inglaterra, Escócia, México, Canadá, que se integram a paisagem dominada pela mata nativa das montanhas.

O Amantikir é uma realização do engenheiro agrônomo e paisagista Walter Vasconcelos, com mais de duas décadas elaborando jardins para diversos fins, resolveu proporcionar aos visitantes e jordanenses um espaço para esse contato, inspirando-se nos grandes jardins internacionais como o Butchart Gardens, na Ilha Victoria (Canadá), o Parque Keukenhof em Lisse (Holanda) e a Ilha de Mainau no Lago Constança (Alemanha).

O projeto de Vasconcelos, ainda, se baseia em 3 pilares: diversidade, sustentabilidade e educação. Através de a diversidade propiciar a aceitação de todas as formas de vidas já existentes no parque (insetos, plantas nativas, liquens, musgos, aves) além de receber novas espécies que possam somar a beleza da Amantikir. A sustentabilidade do Parque vem por meio da reutilização de materiais desprezados em obras, como plantas paisagísticas desprezadas de imóveis particulares por diversos motivos, buscando causar o menor impacto ambiental. Somado a absorção de mão-de-obra próxima ao parque oferecendo cursos e capacitação; reforçando a cultura através da lenda da Amantikir. E por último a educação, que é a transmissão dos valores ecológicos a todas as gerações, para a prevenção e manutenção da vida no planeta. 

História
O Parque amantikir é fruto da mistura de dois ingredientes: insatisfação e encantamento.
Estes ingredientes, aparentemente contraditórios, porém importantíssimos na realização de nossos sonhos, foram essenciais na história do engenheiro agrônomo e paisagista Walter Vasconcellos.
Nascido em Campos do Jordão e apaixonado pela cidade, após viajar por dezenas de parques e jardins da Europa, Estados Unidos e Canadá, voltava das férias sempre com a sensação de que sua cidade merecia um espaço tão encantador quanto aqueles que visitara. Parecia-lhe injusto: nem mesmo os proprietários dos jardins, a quem prestava serviços como Dr. Garden, tinham a oportunidade de desfrutar da plenitude de jardins tão belos. Imaginem só: uma florada podia ocorrer em plena segunda-feira e no sábado seguinte nada mais restara para ser apreciado! Essa inquietação foi essencial para germinar a semente de um jardim aberto ao público.
Construído numa área que antes abrigara o Haras Serra Azul, o sonho ganhou força
através do aporte financeiro de amigos e clientes do Dr. Garden. No dia 25 de agosto de 2007, nascia o amantikir. 

Após quase uma década de história, o parque já recebeu milhares de visitantes de diversas partes do mundo, e hoje conta com apenas dois sócios: Roberto Baumgart e Walter Vasconcellos

Vejam mapa mostrando as atrações do local clicando neste link.

Os sanitários existentes estavam limpos e bem cuidados no dia da visita. Há uma "lojinha" onde se pode comprar água, "lembranças", etc. na entrada do local.

Não há restrições para cachorros, desde que os cães estejam em guias ou no colo. Não há como andar de bicicletas ou skates no interior do parque, sendo proibidos.

Vale a pena no Parque Amantikir
  • Percorrer tranquilamente as trilhas, observando a variedade de jardins e flores e respirando o ar puríssimo do lugar;
  • "Brincar" no labirinto tradicional (maze) existente, formado de vegetação;
  • Observar do Mirante a paisagem do Vale do Lageado, situado mais de 700 metros em desnível em relação ao parque e
  • Andar sobre o labirinto de grama, de origem celta, que tem como objetivo principal levar aquele que o utiliza a uma introspecção.
______________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações.
Fontes textos: Website do Parque Amantikir (http://www.parqueamantikir.com.br/) e CamposdoJordão.com.br (http://www.camposdojordao.com.br/
________________________________________________________________________________________________________________

Veja vídeo produzido durante a visita:
A seguir, veja fotos tiradas no parque no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do parque).

Parque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoFlores no Parque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoHortênsias Parque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoMapa Parque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoCasa da árvore Parque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do Jordão

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site