segunda-feira, 15 de março de 2021

21 de março: Dia Internacional das Florestas

Parque Nacional do Itatiaia

No dia 21 de março (domingo), comemora-se o Dia Internacional das Florestas
. Segundo a FAO, agência da ONU para Agricultura e Alimentação, a data se propõe a conscientizar a população mundial sobre a importância desses biomas para a manutenção da vida.

A biodiversidade das florestas é impressionante: abrigam 80% das espécies terrestres do mundo e cerca de 1 bilhão de pessoas dependem diretamente desses biomas para alimentação, moradia, energia e renda.

Atualmente, as ameaças de desmatamento e degradação das florestas precisam abrir o debate sobre um desenvolvimento sustentável destes biomas.

Além da biodiversidade, as florestas estão relacionadas com a absorção de dióxido de carbono, com a estabilidade do clima e com a proteção do solo.

A ONU estima que aproximadamente 31% de toda a Terra seja recoberta por florestas. No Brasil, elas ocupam, em média, 61,5% de todo o território nacional.

As florestas ajudam a manter o ar, o solo, a água e as pessoas saudáveis. Elas têm um papel vital a desempenhar em alguns dos maiores desafios que enfrentamos hoje, como abordar a mudança climática, eliminar a fome e manter as comunidades urbanas e rurais sustentáveis. As florestas serão mais importantes do que nunca quando a população mundial subir para 8,5 bilhões até 2030.

Estimular as crianças a se conectarem com a natureza cria gerações futuras conscientes dos benefícios das árvores e florestas e a necessidade de gerenciá-las de forma sustentável.

Para algumas crianças, as florestas são uma fonte direta de comida, madeira e abrigo, e parte de suas vidas cotidianas. Outras crianças podem descobrir florestas em salas de aula e escolas florestais, passar um tempo em florestas e parques urbanos, ou aprendendo sobre árvores crescendo em cidades e jardins.

As comunidades rurais e indígenas também têm experiência vital e conhecimento sobre como proteger os recursos florestais e garantir que eles sejam colhidos de forma sustentável. Por exemplo, as mulheres rurais que são coletoras tradicionais de alimentos e combustível de madeira das florestas podem transmitir seus conhecimentos e experiências práticas de uma geração para outra.

Com informações da FAO - ONU

Por Letícia Jardim Guedes da redação do Áreas Verdes das Cidades


Veja também:

1 comentários:

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site