segunda-feira, 8 de maio de 2023

Parque Nacional do Itatiaia (Parte Baixa) em Itatiaia (RJ)

Parque Nacional do Itatiaia
Parque Nacional do Itatiaiavisitado num feriado, tem 280,8 Km² e fica situado na Serra da Mantiqueira, abrangendo os municípios de Itatiaia e Resende no Estado do Rio de Janeiro e Bocaina de Minas e Itamonte no Estado de Minas Gerais, onde ficam aproximadamente 60% de seu território. Apresenta um relevo caracterizado por montanhas e elevações rochosas, com altitude variando de 600 a 2.791 m, no seu ponto culminante, o Pico das Agulhas Negras.
Os ingressos são pagos e custam R$ 40 (inteira) e meia-entrada para estudantes, menores de 12 anos e maiores de 60 anos:. Os residentes do entorno pagam R$ 4 e visitas em dias consecutivos têm 50% de desconto a partir do segundo dia (atualizado em 8 de maio de 2023).

* Desconto não válido para feriados e finais de semana prolongados, além dos finais de semana de Janeiro (Parte Baixa) e de Julho (Parte Alta).

Na região do Planalto do Itatiaia, também conhecida como Parte Alta, encontram-se os campos de altitude e os vales suspensos onde nascem vários rios. A área do Parque abrange nascentes de 12 importantes bacias hidrográficas regionais, que drenam para duas bacias principais: a do rio Grande, afluente do rio Paraná, e a do rio Paraíba do Sul, o mais importante do Rio de Janeiro.

A parte baixa, que  visitamos, caracteriza-se principalmente por sua vegetação exuberante e generosos cursos d'água, com diversas áreas apropriadas para banho. Tem fácil acesso a partir da Via Dutra e recebe o maior fluxo de turistas do Parque, concentrando a maior parte da estrutura de visitação, com destaque para o Centro de Visitantes.

Parque Nacional do Itatiaia

Horário de funcionamento:
Na parte baixa do parque é das 8 às 17h;
Na parte alta das 7 às 14h.
Ingressos pagos
Telefones:
(24) 3352-1292/2288/6894
Localização:
Estrada Parque Nacional Km 8,5, CEP 27580-000, Itatiaia, RJ
Ver no mapa

Para chegar ao parque por rodovia vindo de São Paulo são 274 Km (por ônibus utilize a Viação Cometa, telefone 0800 942 0030) com parada em Itatiaia (RJ). Da cidade do Rio de Janeiro (180 Km de distância), utilize os ônibus da Viação Cidade do Aço (0800 886 1000) com o mesmo destino.
Da cidade de Itatiaia para o Parque Nacional há ônibus da Viação Penedo (24 3381-8861) que tem vários horários até o Centro de Visitantes do local e um único até seu portão de entrada.
De carro, vá ao box ao lado e clique em "Ver no mapa", traçando seu roteiro. 

Infraestrutura na parte baixa do parque
Há um Centro de Visitantes, com maquetes de todo o parque, exposições diversas, sala interativa, auditório e a calçada da fauna, que reproduz pegadas de diversos animais da Mata Atlântica. Além disso há sanitários, bebedouros, o Lago Azul (com quiosques), Cachoeira Poranga, Piscina Natural do Maromba, Cachoeira Itaporani, Cachoeira Véu de Noiva e os Três Picos.


Flora
Na encosta voltada para o Vale do Paraíba, predomina a Mata Atlântica com fauna e flora ricas e exuberantes, herbácea e possui o maior índice de endemismos, ou seja, é composta por espécies que só ocorrem ali, como bromélias e orquídeas entre outras. É uma das quatro únicas localidades onde pode ser encontrada uma árvore ameaçada de extinção, a Buchenavia hoehneana.

Fauna
A fauna da parte baixa é mais rica, propicia mais abrigo para mamíferos, como a paca, o sagui, o quati e algumas espécies de maior porte, como porcos-do-mato e queixadas. Com grande diversidade de pássaros, como o beija-flor (colibri, beija-flor-de-cor-roxa entre outros), assim como tucanos-de-bico-verde e guachos. A importância do Itatiaia para a conservação de espécies de aves é grande tendo em vista os frugívoros de grande porte e as espécies habitantes das partes altas.
Atenção, importante! Ao acessar qualquer uma das entradas do parque, lembre-se:
  • É proibido a entrada de animais domésticos;
  • Utilize apenas as trilhas autorizadas (certifique-se no portão de entrada);
  • Não há lanchonetes e nem restaurantes;
  • Não é permitido o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Não existem áreas de acampamento autorizadas na parte baixa; e
  • Não é permitido fazer fogueira em áreas naturais. 
Quanto à segurança geral do parque, observamos alguns vigias no dia da visita. Quando forem pelas trilhas existentes recomendamos ir em grupo.

História do Parque Nacional do Itatiaia 
O Parque Nacional do Itatiaia é o parque nacional mais antigo do Brasil, criado em 14 de junho de 1937, numa área de 11 943 hectares, que antes de ser adquirida pela Fazenda Federal, em 1908, pertenceu ao Visconde de Mauá. O nome Itatiaia é de origem tupi e significa penhasco cheio de pontas, pedra pontuda. A área foi adquirida para a criação de dois núcleos coloniais destinados ao cultivo de frutas.

Em 1913, o botânico Alberto Loefgren solicitou ao Ministério da Agricultura a criação de um parque nacional no maciço do Itatiaia. No mesmo ano a ideia de um parque nacional recebeu apoio de geólogos, botânicos e geógrafos numa conferência realizada na Sociedade de Geografia do Rio de Janeiro. As terras do patrimônio nacional do Brasil na região de Itatiaia foram incorporadas em 1914 ao patrimônio do Jardim Botânico, onde era mantida a Estação Biológica de Itatiaia, numa área de 119 439 432 m² (11 943 ha).

O Parque Nacional do Itatiaia foi criado através do Decreto Nº 1.713, emitido em 14 de junho de 1937 por Getúlio Vargas, a partir da Estação Biológica de Itatiaia. O decreto de criação previa a transferência das benfeitorias existentes no local à época, pertencentes à Estação Biológica, ao recém-criado parque nacional. As terras devolutas nas proximidades do parque, sob o domínio da União, foram reservadas pelo mesmo decreto para a instalação de hotéis e infraestrutura necessária à movimentação de turistas na região. O mesmo decreto mencionava ainda a incorporação ao parque de pequenos lotes pertencentes a particulares, na época encravados em terras do domínio da União. A área de Itatiaia foi ampliada para aproximadamente 30 000 ha, em 20 de setembro de 1982, através do Decreto Nº 87.586, também emitido pela Presidência da República.


Vale a pena
Na parte baixa do parque encontram-se os seguintes atrativos turísticos, que recomendamos:
  • Lagoa azul, lago natural formado pelo rio Campo Belo, que fica a aproximadamente 500 m do Centro de Visitantes.
  • Cachoeira Poranga: é uma cachoeira com 10 m de queda d'água e uma grande piscina natural formado pelo rio Campo Belo.
  • Cachoeira Maromba, cachoeira e grande piscina natural.
  • Cachoeira Itaporani, cachoeira e piscina natural.
  • Cachoeira Véu de Noiva, cachoeira formada pelo Rio Maromba formando uma queda d'água de 40 m de altura, fica a 1 100 m de altitude.
  • Três picos, local ao meio da mata Atlântica a 1 622 m de altitude, com vista para o vale do rio Paraíba, da Serra da Mantiqueira e da Serra do Mar.
  • Pedra de Fundação, localiza-se à beira da estrada, em frente ao portão de acesso.
  • Mirante do Último Adeus, vista panorâmica do vale do rio Campo Belo e da Serra do Mar.
______________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações.
Fonte texto: Website oficial do Parque Nacional de Itatiaia (http://www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia/) e Wikipédia (https://pt.wikipedia.org/).
________________________________________________________________________________________________________________

Veja vídeo feito no local, quando da visita.

A seguir, veja fotos do Parque Nacional do Itatiaia tiradas no parque no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do parque).

Parque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaEstacionamento no Parque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaMapa do Parque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaCachoeira Véu de Noiva Parque Nacional do ItatiaiaCachoeira Véu de Noiva Parque Nacional do ItatiaiaCachoeira Véu de Noiva Parque Nacional do ItatiaiaCachoeira Véu de Noiva Parque Nacional do ItatiaiaCachoeira Véu de Noiva Parque Nacional do ItatiaiaCachoeira Véu de Noiva Parque Nacional do ItatiaiaCachoeira Véu de Noiva Parque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do ItatiaiaParque Nacional do Itatiaia

1 comentários:

  1. Tive o prazer de conhecer essas maravilha deu pra mim conhece a cachoeira de 120 metros e a outra de 80 metros eu estou até hoje com o joelho doendo mais valeu a pena que ter o prazer de um dia voltar nesse lugar pra conhecer outras cachoeiras pena que na deu pra aproveitar mais as outras a caminhadas foi muito Longas

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site