O site Áreas Verdes das Cidades - Guia de Parques visitou três parques no Rio de Janeiro: Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Quinta da Boa Vista e Parque Henrique Lage. Os locais reúnem diversas atrações que fazem parte da história do Brasil desde 1808, quando o Rio de Janeiro se tornou a sede do império português. Os prédios, jardins, grutas, aquários e chafarizes são marcas de diversas épocas e você ainda pode aproveitar os espaços preservados da Mata Atlântica para relaxar e curtir a natureza.
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro foi inaugurado em 1808 e reúne museus, espaços culturais e biblioteca. As construções são um testemunho da época, como a alameda das palmeiras, chafarizes, mirantes, lagos e grutas. O parque também é uma Reserva de Biosfera reconhecida pela Unesco e é contígua ao Parque Nacional da Tijuca. A entrada é paga.
Próximo ao Jardim Botânico, está o Parque Henrique Lage, que faz parte do Parque Nacional da Tijuca, ao pé do morro do Corcovado. Na visita feita pelo site Áreas Verdes das Cidades - Guia de Parques, fizemos o percurso entre os locais de ônibus, mas também pode ser feito a pé sem dificuldade. Antigo engenho de açúcar, o parque tem um belo jardim de estilo romântico europeu projetado em 1840 que divide as atenções com a floresta nativa de Mata Atlântica.
O palacete do parque foi construído na década de 1930 pelo empresário Henrique Lage como uma réplica de um "palazzo romano" para sua esposa e o local atrai até hoje os apaixonados em passeios românticos. A Escola de Artes Visuais (EAV) ocupa o prédio atualmente.
Atualmente o parque sofre as consequências da falta de manutenção e investimento. Em setembro de 2018, um incêndio devastador destruiu o Museu Nacional que tinha o maior acervo de história natural e antropologia da América Latina. A Quinta abriga também o Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, o mais antigo do país, que foi reformado e ganhou o nome de BioParque, reinaugurado no dia 22 de março de 2021. Informações sobre preço do ingresso e horário de funcionamento do BioParque no site oficial.
Parques do Rio de Janeiro visitados pelo site Áreas Verdes das Cidades - Guia de Parques
Jardim Botânico do Rio de JaneiroCriado em 1808, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro é um dos símbolos da cidade. Além da importância histórica, o parque é também uma área de Reserva da Biosfera, reconhecida pela Unesco, com 540 mil m² e 6.500 tipos de plantas e diversas espécies de fauna. O Jardim Botânico é contíguo ao Parque Nacional da Tijuca, com uma grande área de mata preservada.
O valor do ingresso no Jardim Botânico do Rio de Janeiro é R$ 15 (R$ 7,50 para meia-entrada). Crianças até 5 anos não pagam.
Confira os horários de funcionamento, endereço, como chegar e outras informações das atrações do Jardim Botânico do Rio de Janeiro neste link
Parque Henrique Lage
O Parque Lage é parte do Parque Nacional da Tijuca, está próximo ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro e ao pé do morro do Corcovado. Antigo engenho de açúcar, o parque tem um belo jardim de estilo romântico europeu projetado em 1840 pelo paisagista inglês John Tyndale que divide as atenções com a floresta nativa de Mata Atlântica.
No palacete
do parque, atualmente há a Escola de Artes Visuais (EAV). O prédio foi
construído na década de 1930 pelo empresário Henrique Lage como uma réplica de um
"palazzo romano" para sua esposa, a cantora lírica italiana Gabriela
Besanzoni. O parque atrai até hoje os apaixonados para passeios românticos.
O local também serviu de cenário para os filmes dos mais variados: dos
clássicos do cinema nacional “Terra em Transe”, de Glauber Rocha, e “Macunaíma”,
de Joaquim Pedro de Andrade, até a produção hollywoodiana “Os Mercenários”, filme
de ação de Sylvester Stallone.
A Quinta da Boa Vista é uma grande área que foi residência, jardins e chácara da família real entre 1817 até 1889 quando a República foi proclamada e sediou a 1ª Assembleia Constituinte Republicana. Fica localizada no bairro de São Cristovão, bairro antigo e tradicional, onde no tempo do Império, vivia a aristocracia do Rio de Janeiro. A área com jardins e paisagismo foi planejada e executada em 1869.
A Quinta abriga também o Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, o mais antigo do país, que após uma reforma reabriu à visitação do dia 22 de março de 2021 com o nome BioParque. Também há o Museu da Fauna e o Museu Nacional, que permanece fechado desde o incêndio em 2018.
0 comentários:
Postar um comentário
Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site