segunda-feira, 15 de março de 2021

22 de março: Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água é celebrado no dia 22 de março desde 1993 quando foi oficializado pela ONU (Organização das Nações Unidas) para ser uma oportunidade de conscientização e discussão sobre o uso da água na sociedade mundial.

A data geralmente tem vários eventos para conscientização da população sobre a importância da água, mas novamente em 2021 (como também em 2020), todos foram cancelados devido à pandemia de covid.

Em matéria recente da ONU News, um relatório indica que cerca de 1,8 bilhão de pessoas no mundo estão sob maior risco de se contaminarem com o coronavírus pois falta água em estabelecimentos de saúde utilizados por elas.

Em todo o mundo, 1 e cada 4 instalações hospitalares não tem água corrente. E 1 em cada 3 não oferece recursos para a lavagem de mãos. Pelo menos 10% desses locais são desprovidos de saneamento básico e 30% não descartam o lixo hospitalar de forma segura.

Em comunicado, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, OMS, Tedros Ghebreyesus, disse que trabalhar nessas condições é o mesmo que enviar enfermeiros e médicos aos hospitais sem equipamentos de proteção.

Os dados são do Relatório Global sobre Instalações de Saúde WASH, que é a sigla em inglês para Água, Saneamento e Higiene, feito em 165 países com base em pesquisas de 760 mil instalações de saúde.

Água potável
Hoje, bilhões de pessoas ainda vivem sem água potável no mundo - seus lares (2,1 bilhões de pessoas não têm água potável em casa), escolas (1 em 4 escolas primárias não tem água potável), locais de trabalho, fazendas e fábricas lutando para sobreviver e prosperar.

Grupos marginalizados - mulheres, crianças, refugiados, povos indígenas, pessoas com deficiência e muitos outros - são frequentemente negligenciados, e às vezes enfrentam discriminação, à medida que tentam acessar e gerenciar a água potável de que necessitam.

Água na Bolsa de Valores
Em dezembro de 2020, pela primeira vez na história, a água passou a ser negociada como commodity no mercado futuro em bolsa de valores. A Nasdaq, nos Estados Unidos, lançou em dezembro de 2020 o "Nasdaq Velez Califórnia Water Index" (Índice da Água).

O preço da água vai flutuar como o petróleo, a soja, o ouro ou o trigo. A referência é o valor do recurso na Califórnia - que dobrou no ano passado devido sua escassez. Esta seca já poderia justificar aumento de preços em todo o mundo e piorar ainda mais o acesso à água às pessoas.

O mercado financeiro diz que que esta mudança permitirá uma melhor gestão do risco futuro e que os contratos não exigem entrega física de água e são puramente financeiros.
O Brasil, por outro lado, é o maior detentor de água doce de superfície do mundo, com cerca de 12% do total. China e Estados Unidos são os principais consumidores mundiais de água.

Analistas afirmam que a água é um direito humano, essencial para vida, e não apenas uma mercadoria, como as outras commodities.

Fontes: UNews e AGEvolution

Por Letícia Jardim Guedes do Áreas Verdes das Cidades


Veja também

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site