sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Primavera 2018 será mais quente; Veja as características da estação das flores

Primavera
Primavera em 2018 começa às 22h54 do dia 22 de setembro, sábado, segundo o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (Universidade de São Paulo).

A estação das flores traz o aumento da temperatura e da umidade na maior parte do Brasil. Segundo o Climatempo, a tendência é que a primavera 2018 no Brasil será mais quente do que no ano passado. Em 2018, não há influência de La Niña ou El Niño (correntes marítimas do oceano Pacífico que alteram as temperaturas) e no ano passado as temperaturas ficaram mais frias por causa da La Niña (fenômeno de esfriamento destas correntes que influenciam no tempo).

As chuvas serão típicas da estação - o índice pluviométrico é baixo em comparação com o verão por causa da pouca umidade do ar e das frentes frias avançando apenas pela costa brasileira, sem entrarem no continente. Se distribuem irregularmente pelo território brasileiro e há risco de temporais devido à temperatura elevada principalmente nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Amazonas.

O fenômeno El Niño começará a atuar em dezembro, o que pode aumentar as chuvas, principalmente no estados do sul do Brasil, e vai elevar bastante a temperatura.

Características da Primavera 2018

Com a chegada da nova estação, há uma mudança no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do Brasil. 

Nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste, as chuvas passam a ser mais intensas e freqüentes, marcando o período de transição entre a estação seca e a estação chuvosa. Durante a primavera, iniciam-se as pancadas de chuva no final da tarde ou noite, devido ao aumento do calor e da umidade que se intensificam gradativamente no decorrer desta estação. Em algumas ocasiões, podem ocorrer raios, ventos fortes e queda de granizo. 

Na Região Sul, ocorrem poucas alterações nos totais mensais de chuva, sendo o regime praticamente uniforme ao longo de todo o ano. Contudo, aumenta a ocorrência de raios e de “complexos convectivos”, sistemas que provocam grande quantidade de chuva em períodos relativamente curtos. 

No trimestre setembro, outubro e novembro, a maior parte da Região Nordeste encontra-se na sua estação seca, exceto no sul dos Estados do Piauí, Maranhão e no oeste da Bahia. 

No centro-sul da Região Norte, o período chuvoso inicia-se nos meses de outubro e novembro, com o aumento gradativo das pancadas de chuva e trovoadas. 

Na primavera, as temperaturas aumentam gradativamente nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No Brasil Central, as temperaturas máximas podem atingir valores muito elevados em função da forte radiação solar e da maior freqüência de dias com céu claro. Contudo, neste período, ainda podem ocorrer incursões de massas de ar frio intensas e que podem causar declínio acentuado da temperatura no centro-sul do País. Nas Regiões Norte e Nordeste do Brasil, há pouca variação de temperatura ao longo do ano (Fonte: Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC do INPE).

Veja fotos de árvores e flores tiradas próximo ao início da Primavera no Parque do Ibirapuera em São Paulo (clique nas fotos e as visualizem em melhor resolução).

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site