Em 8 de junho (sábado), celebra-se o Dia Mundial dos Oceanos. A data foi estabelecida pela Rio-92, ou Cúpula da Terra, a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada no Rio de Janeiro em 1992.
Na ocasião, entre outros assuntos relativos ao meio ambiente, o estabelecimento da data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação de mares e oceanos do mundo pela rica biodiversidade, pelo papel fundamental na regulação do clima e do regime de cheias (para evitar enchentes) e pela produção econômica responsável (pesca, petróleo, turismo, transporte, entre outros) por populações inteiras.
Cerca de 71% da superfície da terra é ocupada por oceanos e mares com diversas formações e características, como mangues, recifes, baías, restingas e estuários. A elaboração de políticas e ações para preservação e recuperação dos ambientes marinhos é um dos debates mais importantes da atualidade.
- Siga o Áreas Verdes das Cidades – Guia de Parques no Instagram e no Facebook - todo dia tem novidades sobre parques do Brasil e do mundo, vida saudável, sustentabilidade e bem-estar!
- O site visitou mais de 200 parques no Brasil e no exterior. Veja as resenhas exclusivas com as melhores atrações, fotos e vídeos
O Áreas Verdes das Cidades – Guia de Parques visitou parques em cidades litorâneas que ocupam estes locais de preservação e se transformaram em ambientes de lazer, esporte, cultura e conscientização:
- Parque da Cidade ou Parque Municipal Natural de Niterói (RJ)
- Jardim da Orla da Cidade de Santos (SP)
- Parque Roberto Mário Santini em Santos (SP)
- Lagoinha de Pontas das Canas e Manguezal em Cachoeira do Bom Jesus - Florianópolis (SC)
- Parque da Sementeira em Aracaju (SE)
- Parque dos Cajueiros ou Governador Antonio Carlos Valadares em Aracaju (SE)
0 comentários:
Postar um comentário
Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site