sábado, 4 de maio de 2019

Parque da Cidade ou Parque Municipal Natural de Niterói (RJ)

O Parque da Cidade, como é mais conhecido o Parque Municipal Natural de Niterói, que foi visitado numa quinta-feira, fica na cidade de Niterói no Estado do Rio de Janeiro, que tem cerca de 500.000 habitantesA cidade foi fundada em 22 de novembro de 1573. É a data que consta do Auto da Posse da Sesmaria. Araribóia teria recebido as terras em atendimento a uma petição que encaminhara a Mem de Sá. Niterói é, portanto, a única cidade do Brasil fundada por um índio, o cacique temiminó Araribóia, que em tupi-guarani significa "Cobra da Tempestade".
O Parque da Cidade tem cerca de 149.400 m² de área em seu total, sendo uma área de preservação ambiental (APA) do município, localizado no alto do morro da Viração, numa altitude de 270 m, tendo sido inaugurado em 1976.


Parque da Cidade

Horário de funcionamento:
8 às 18h 
                    Telefone:
             0 XX 21 2610-3157
Localização:
Estrada da Viração, s/ nº, Bairro São Francisco, Niterói, RJ

Ver no mapa
Como chegar ao Parque da Cidade
  1. Carro - Clique em "Ver no mapa" para traçar seu roteiro. Há estacionamento no local, mas não é grande. Principalmente nos finais de semana, quando crescem os visitantes, os motoristas estacionam na estrada de acesso.
  2. Ônibus Devido à sinuosidade da estrada, não há circulação de ônibus até o local. A alternativa é  pegar a linha 32, que faz o trajeto entre o Terminal no Centro de Niterói e a Cachoeira, saltar na Av. Rui Barbosa (primeiro ponto próximo a praia de São Francisco) e ir andando cerca de 2,3 km até o mirante, porém precisa ter bom preparo pois a subida é bem íngreme. 
Para saber a previsão do tempo para Niterói (RJ), clique aqui.


Infraestrutura do Parque da Cidade
Ampla área verde com espaço para voo livre, mountain-bike e down-hill, caminhada, piquenique, mirante e fácil acesso. Também há um bistrô, banheiros (limpos no dia da visita), salão de exposição e playground para crianças. Há pelo menos 3 entradas de trilhas no parque. Entretanto, não é recomendado sem guia especializado. No local existem ruínas de um Posto Atalaia de observação português (aquela região era estratégica para observação e segurança, após a invasão francesa, no século XVI).
No Parque da Cidade há duas rampas de voo livre, utilizadas pelos aventureiros para saltos de parapente. As duas rampas também servem como mirantes fantásticos. A rampa sul dá vista para a Lagoa de Piratininga, a Lagoa de Itaipu, a Pedra do Elefante, o Morro das Andorinhas e o Costão do Itacoatiara. Já a rampa norte tem vista para vários pontos turísticos famosos do Rio de janeiro como o Corcovado, o Pão de Açúcar, a Pedra da Gávea, o Morro dois Irmãos, entre outros.


Flora do Parque da Cidade
A vegetação do parque é composta por espécies nativas da Mata Atlântica/Serra do Mar que se fazem presentes, tais como palmeiras, bromélias, begônias, orquídeas, cipós e briófitas, pau-brasil, jacarandá, peroba, jequitibá-rosa, cedro, entre outras. É considerada uma floresta ombrófila densa (sub-montana e terras baixas).

Fauna do Parque da Cidade
Espécies de mamíferos (cachorro-do-mato, preguiça, tamanduá-de-colete, gambá, quati etc.), anfíbios (rãs, pererecas, sapos), muitas aves (curió, coleiro, gaviões, corujas, trinca-ferro), insetos (besouros, etc,) e répteis (jiboia, jararaca, jararacuçu, etc.).

Há vigias na entrada do parque que contribuem para a segurança do local.

Há um bistrô, já citado, que serve refeições em geral e bebidas ao lado da administração do local.

Em Niterói há um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) que fornece informações gerais sobre os locais que valem a pena serem visitados na cidade, inclusive o Parque da Cidade, pelo telefone 0800 282 7755.

Sinopse histórica do Parque da Cidade
O Parque da Cidade foi criado em 1976 pelo primeiro Prefeito nomeado pós-fusão dos Estados do Rio de Janeiro e Guanabara, Sr. Ronaldo Fabrício, que executou várias obras importantes na cidade.
Por ser Niterói uma cidade antiga e fundada pelo índio Araribóia, sua história é muito interessante. Clique neste link para conhecê-la um pouco mais.

Vale a pena no Parque da Cidade
  • Visitar os mirantes (rampa norte e sul) que têm vistas belíssimas das cidade de Niterói e Rio de Janeiro e que são os verdadeiros destaques do local;
  • Levar as crianças para brincarem no playground presente no local e
  • Utilizar o bistrô existente para fazer uma refeição/lanche, observando o cenário existente ao redor.
____________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações.
Fonte dos textos: Websites "Guia de Niteroi" (https://www.guiadeniteroi.com) e "Trilhas e Aventuras (https://www.trilhaseaventuras.com.br.
____________________________________________________________________________________

Veja vídeo do Parque da Cidade

Fotos do Parque da Cidade
(Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do local).


0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site