quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Parque dos Cajueiros ou Governador Antonio Carlos Valadares em Aracaju (SE)

Parque dos Cajueiros, como é conhecido popularmente o Parque Governador Antônio Carlos Valadares, fica na capital sergipana, Aracaju, e foi inicialmente inaugurado em 1990, sendo bastante frequentado por familiares de diversas partes do estado na época. Ficou fechado por um período de cerca de 10 anos, sendo reaberto em 2012 com um novo projeto, que o tornou um local moderno e com várias atrações. 
Parque dos Cajueiros
Horário de funcionamento:
Ininterrupto
Telefone:
(79) 3179-1932
Localização:
Avenida Beira Mar, S/nº, Bairro Farolândia, Aracaju, Sergipe.
Ver no mapa



Como ir ao Parque dos Cajueiros

  1. Carro - clique em "Ver no mapa", traçando seu roteiro. Há estacionamento no interior do parque.
  2. Ônibus - linhas que percorrem a Avenida Beira Mar da cidade.

Infraestrutura do Parque dos Cajueiros
O Parque dos Cajueiros fica localizado em uma área nobre da cidade (zona sul da cidade de Aracaju), em uma das principais avenidas que cortam a capital, a avenida beira mar.
Em termos de infraestrutura o parque conta com academia completa ao ar livre, com equipamentos diversificados, pistas para caminhada, ciclovia, e quadras poliesportivas. Ainda no complexo há a prática de esportes náuticos como o remo e canoagem, todos eles sendo praticados no rio Poxim, que margeia o parque. Para a criançada o parque conta com alguns playgrounds e castelos de madeira, além de contar com diversos comerciantes que disponibilizam casinha de bolas e camas elásticas que costumam fazer a alegria da criançada.
O Parque possui um belíssimo pier sobre o rio Poxim, com uma bela vista apreciada por muitos fotógrafos paisagistas que é comumente utilizado também para pesca esportiva.

Sua flora apresenta vegetação típica do cerrado com gramíneas, mas o destaque são os vários cajueiros presentes.

A fauna do local tem pássaros diversos no parque e várias espécies de peixes no Rio Poxim que margeia o o local.

O Parque dos Cajueiros conta também com banheiros, lanchonetes, sorveterias e um restaurante, muito conhecido por suas serestas chamado Casa de Seresta do Raimundo Baiano. O local funciona como uma casa de show, e é point certo na noite aracajuana.

O parque é bastante utilizado para piqueniques, pesca ou pessoas que gostam simplesmente de dar uma caminhada no fim da tarde ou pela manhã bem cedinho.

O Parque dos Cajueiros conta com um posto de polícia dentro da sua localidade, qualquer informação adicional sobre o parque pode ser obtido no local ou pela própria prefeitura de Aracaju, que é quem mantém o parque.

História do Parque dos Cajueiros
Como já relatamos, foi inicialmente inaugurado em 1990 e era bastante frequentado por familiares de diversas partes do estado na época. Após um período fechado (cerca de 10 anos) o Parque dos Cajueiros reabriu no começo do ano de 2012 com uma enorme gama de opções para lazer para toda a família e amantes do esporte em geral.

Responsável pela elaboração do projeto que culminou no novo Parque dos Cajueiros, a arquiteta e urbanista Angélica Rocha conta que buscou, “através de pesquisas humana e técnica, dados para garantir um projeto harmonioso com elementos urbanos construtivos aliados à natureza e à paisagem existente”.


De acordo com a arquiteta, o novo traçado urbano foi definido pela topografia existente. “Criei uma passarela elevada margeando toda a face externa do parque com a Avenida Beira Mar, garantindo, assim, o ir e vir seguro dos pedestres e ciclistas sem agredir o meio ambiente. Grandes arcos marcam e sinalizam os acessos principais do parque, ciclovias e pistas de caminhadas circulam todo o parque”, descreve. Uma nova malha ainda divide todo o parque nos setores esportivo, recreativo e contemplativo, além da área de preservação, que foi totalmente conservada.

Vale a pena no Parque dos Cajueiros
  • Levar as crianças para brincar nos equipamentos para tal existentes;
  • Caminhar e/ou correr pelas pistas do parque apreciando seu entorno;
  • Praticar esportes náuticos como o remo e canoagem, usando o rio Poxim;
  • Utilizar o restaurante existente para refeições, além de ouvir serestas que ali são entoadas em dias programados e
  • Pescar no Rio Poxim para os aficionados dessa prática.
 ____________________________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações.
Fontes: Websites "Sergipe Turismo" (http://www.sergipeturismo.com/) e "Jornaldacidade.net"(http://www.jornaldacidade.net/).
________________________________________________________________________________________________________

Veja, a seguir, vídeo do Parque dos Cajueiros feito sobre a visita.

Fotos do Parque dos Cajueiros tiradas nos dias das visitas (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do local).

7 comentários:

  1. Trouxe a família para conhecer o Parque dos Cajueiros e nós decepcionamos com o abandono, tudo quebrado. É triste ver que a realidade é outra. Tem moradores de rua que aqui habitam. O parque tem um clima de insegurança, apesar do policiamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava pensando em conhecer porem agora fiquei com medo. Aqui em salvador nao tem mais lugar seguro apesar da campanha pra atrair turista. Sempre acaba com um morto ou assaltados. Triste.

      Excluir
    2. Aracaju é tranquilo demais podem vir

      Excluir
  2. Tá em reforma amigo

    ResponderExcluir
  3. Fazer aniversário lá pode

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site