sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Praticar exercícios físicos em locais poluídos equivale a fumar 10 cigarros por dia


Muitos estudos demonstram que a prática regular de exercícios físicos é saudável tanto para o corpo e como para a mente. É fundamental escolher a atividade adequada ao peso, idade e condicionamento físico, assim como também é importante optar por um local adequado, principalmente nas cidades grandes e muito poluídas. Esta é uma preocupação que muitas pessoas deixam para segundo plano e que tem um efeito direto na performance e no bem estar físico.

Confira os parques abertos em São Paulo na quarentena

Segundo o Centro de Práticas Esportivas da USP (Universidade de São Paulo), fazer exercícios físicos mais intensos por 30 minutos em ruas e avenidas de grande fluxo de veículos equivale a ter fumado 10 cigarros, devido à qualidade do ar respirado concentrado de poluentes, como o monóxido de carbono.

Ao correr, por exemplo, precisamos de mais oxigênio e, consequentemente, aumentamos o fluxo respiratório. Assim, há mais partículas poluentes em nossas vias aéreas, que são absorvidas pelo corpo e impedem agem como uma barreira à chegada do oxigênio aos tecidos.

Os sintomas da poluição são: vermelhidão e irritação nos olhos, garganta irritada, sensação de secura no nariz e na boca e cansaço. A má qualidade do ar também pode desencadear crises de doenças respiratórias como asma, bronquite e rinite alérgica.

Assim, os exercícios físicos devem ser praticados a pelo menos 100 metros de distância das vias movimentadas, de preferência em parques arborizados, que absorvem poluentes do ar.

Uma pesquisa da Universidade de Lancaster, no Reino Unido, constatou que as folhas das árvores absorvem mais da metade do material particulado na atmosfera, principal responsável pela poluição do ar nos grandes centros urbanos.

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site