Especialistas afirmam que hábitos saudáveis, como exercícios físicos regulares e boa alimentação, fortalecem o sistema imunológico humano que ativam as defesas orgânicas contra várias doenças, inclusive a Covid-19 (nome da doença causada pelo coronavírus).
“A nossa imunidade pode ser estimulada pela prática de bons hábitos de vida, como a boa alimentação e atividade física regular. São mecanismos que vão ativar nossas defesas frente essa nova epidemia do coronavírus”, diz a clínica geral Diana Campos. Assim, um organismo saudável tende a diminuir os efeitos da doença, mesmo que haja contágio pelo vírus.
“A atividade física favorece e estimula o sistema imune, pois leva a uma melhora da oxigenação de todas as nossas células. Ativa a insulina, responsável por processar os carboidratos, que em excesso, bloqueiam o nosso sistema imunológico”, diz a médica. Os exercícios regulares ativam as endorfinas que amenizam a tensão e favorecem um sono reparador. “Com isso, há a melhora da função cardíaca e cerebral, baixando a pressão arterial e o açúcar”, completa a doutora Daniela.
O coronavírus
Segundo a OMS (organização Mundial da Saúde), a Covid-19 é uma pandemia e requer cuidados especiais para evitar a expansão do contágio. No Brasil, foram confirmados 77 casos, até a data desta publicação, pelo Ministério da Saúde. Os países mais afetados são China, Itália, Irã e Coreia do Sul.
Os sintomas são semelhantes a uma gripe comum como febre e tosse, porém na Covid-19 esta tosse é seca e há dificuldade de respirar.
A OMS recomenda como cuidados mais imediatos contra o coronavírus:
- Lavar as mãos com água e sabão ou álcool gel frequentemente
- Manter uma distância de cerca de 1 metro de pessoas tossindo ou espirrando
- Evitar tocar os olhos, boca ou nariz
- Tossir ou espirrar em um lenço descartável ou na parte interna do braço dobrado na altura do cotovelo.
0 comentários:
Postar um comentário
Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site