sexta-feira, 13 de março de 2020

Exercícios físicos e boa alimentação aumentam imunidade e são aliados contra coronavírus

Especialistas afirmam que hábitos saudáveis, como exercícios físicos regulares e boa alimentação, fortalecem o sistema imunológico humano que ativam as defesas orgânicas contra várias doenças, inclusive a Covid-19 (nome da doença causada pelo coronavírus). 

“A nossa imunidade pode ser estimulada pela prática de bons hábitos de vida, como a boa alimentação e atividade física regular. São mecanismos que vão ativar nossas defesas frente essa nova epidemia do coronavírus”, diz a clínica geral Diana Campos. Assim, um organismo saudável tende a diminuir os efeitos da doença, mesmo que haja contágio pelo vírus.

“A atividade física favorece e estimula o sistema imune, pois leva a uma melhora da oxigenação de todas as nossas células. Ativa a insulina, responsável por processar os carboidratos, que em excesso, bloqueiam o nosso sistema imunológico”, diz a médica. Os exercícios regulares ativam as endorfinas que amenizam a tensão e favorecem um sono reparador. “Com isso, há a melhora da função cardíaca e cerebral, baixando a pressão arterial e o açúcar”, completa a doutora Daniela.

O coronavírus

Segundo a OMS (organização Mundial da Saúde), a Covid-19 é uma pandemia e requer cuidados especiais para evitar a expansão do contágio. No Brasil, foram confirmados 77 casos, até a data desta publicação, pelo Ministério da Saúde. Os países mais afetados são China, Itália, Irã e Coreia do Sul.

Os sintomas são semelhantes a uma gripe comum como febre e tosse, porém na Covid-19 esta tosse é seca e há dificuldade de respirar.

A OMS recomenda como cuidados mais imediatos contra o coronavírus:

  • Lavar as mãos com água e sabão ou álcool gel frequentemente
  • Manter uma distância de cerca de 1 metro de pessoas tossindo ou espirrando
  • Evitar tocar os olhos, boca ou nariz
  • Tossir ou espirrar em um lenço descartável ou na parte interna do braço dobrado na altura do cotovelo.
·  Siga o Áreas Verdes das Cidades no Facebook e no Instagram - todo dia tem novidades sobre parques do Brasil e do mundo, vida saudável, sustentabilidade e bem-estar!



Com JC online
Foto Pixabay.com

Por Letícia Jardim Guedes - Áreas Verdes das Cidades



0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site